terça-feira, maio 26, 2009

Tentativa de aprisionar o IFF como fez com Mocaiber

O jornal Folha da Manhã quer montar uma historinha dizendo ouvir um e outro, tentando parecer uma neutralidade que não tem, nesta questão da transição institucional de Cefet para IFF, por interesses próprios, da mesma forma, que fazia com a prefeitura na época de Mocaiber. Quer aprisionar o IFF como fez com Mocaiber por interesses já conhecidos. Quer ver quem é o novo Mocaiber da Folha? Vejam logo abaixo da matéria do IFF, na edição de hoje, uma nota, deslocada de tudo, sobre a defesa de tese do candidato da Folha dentro do IFF. Que interesse tem da população em saber sobre quem defende ou não uma dissertação ou uma tese? Assim é feito o jornal com seus interesses. A historinha está montada e o jornal quer apenas personagens para traçar o enredo final. Jornalistas que participaram da coletiva no IFF nesta manhã informaram ao blog, que o representante do jornal, em ato falho ou não, acabou em uma das perguntas à reitora do IFF dizendo que Jefferson falou na entrevista ao jornal..., ora, que entrevista? perguntou a assessora de imprensa do IFF. Caro leitores assim é feito este jornal. Pensam que o leitor ignora suas jogadas e interesses. Repito intereeses que vão para além da informação que o leitor imagina estar comprando na banca. Diversos jornalistas, digo jornalista e não o filho do dono do jornal, têm procurado o IFF manifestando seu inconformismo com as matérias e posição do veículo sobre a questão. Assim como todos consideram absurda a proporção, a forma e o conteúdo do que está sendo veiculado pelo jornal Folha da Manhã. O referido jornal está tentando embrulhar outro peixe da mesma forma que fez com Mocaiber. O jornal perde credibilidade a cada dia por estas e outras. O blogueiro fala para toda a imprensa sobre qualquer assunto, mas não vai servir de personagem de uma história já montada. Muito ruim que o desejo de poder esteja misturando alhos com bugalhos. Em todo este processo não dá para esconder uma indagação que serve tanto para os de dentro quanto os de fora da instituição: merece crédito quem se presta a um papel destes? O IFF é maior do que tudo isto. Ao final, ele ainda será responsável por ajudar a mostrar à toda sociedade, este câncer instalado em nosso município. Sigamos em frente!

17 comentários:

Elaine Bomves disse...

Roberto,

Infelizmente entre tantos problemas que a nossa cidade já enfrentou e enfrenta no momento, ainda tem esse meio de comunicação, que desde muitos anos tenta ridicularizar e atrasar o crscimento de nossa cidade. Já se tentou de tudo, até mesmo se aliar com mercenários e quadrilhas políticas que se enriqueceram com o dinheiro público, para tira proveito.
Hoje a cada dia que passa, tenho notado que o padrão de jornalismo do grupo Folha da Manhã tem caido e se tornado ridiculo perante a nossa sociedade.

Isso é uma vergonha.

Anônimo disse...

Pessoas, acalmem-me !

Só me diz uma coisa: onde está o Jefersson metido nesta história ? Ele parecia ser um rápaz do bem.

Desculpe professor, estou chegando de um curso longo no Rio Grande do Sul e fui surpreendido com essas notícias. Esclareça-me, se for possível.

Um abraço

César Lourenço

Elaine Bomves disse...

Caro Prof.Roberto,

Infelizmente entre tantos problemas que a nossa cidade já enfrentou e enfrenta no momento, ainda tem esse meio de comunicação, que desde muitos anos tenta ridicularizar e atrasar o crscimento de nossa cidade. Já se tentou de tudo, até mesmo se aliar com mercenários e quadrilhas políticas que se enriqueceram com o dinheiro público, para tira proveito.
Hoje a cada dia que passa, tenho notado que o padrão de jornalismo do grupo Folha da Manhã tem caido e se tornado ridiculo perante a nossa sociedade, apelando para coisas sujas e reportagens montadas.

Isso é uma vergonha.

Anônimo disse...

Desde muito tempo o jornal Folha da Manha tem prestado um serviço de péssima qualidade para o cidadão de Campos.
Intitulando-se o jornal "da verdade" e do "preto no branco" distorce uma notícia, manipulando manchetes sensacionalistas com títulos imcompletos e tendenciosos.
O dito jornal, ainda remonta de tempos onde o "estar" e/ou sobrenomes das pessoas e coisas tinham uma importancia.
Vive no passado que já se foi e não volta mais.
Publica somente matéria de seu interesse direto, faltando com a verdade de maneira clara e tendenciosa.
Sem dúvida é o maior mal que ainda existe na nossa cidade.
O tempo dos barões, viscondes coroneis e divas já se foram...
A realidade de hoje nao comporta mais esse tipo de jornalismo mediocre e sem um mínimo de profissionalismo.
Campos dos Goytacazes ganharia e muito, se esse "grupo" fosse empora para outra cidade.
Melhor quer mudassem de país !!!

Anônimo disse...

Professor,

O que aconteceu com a folha?

quando morei em Campos, a uns 5 anos atrás, a folha da manha me parecia ser o jornal + sério da cidade, fazia questao de compra-la todos os dias em que ai morei, só que de uns anos pra ca ela me pareceu muito partidaria, esta sempre de um lado e pronto.

hoje acompanho-a somente atraves da fmanha.com.br.

agora com rosinha prefeita por exemplo... ela fala mal sempre que pode do seu governo e faz questao de esconder os fatos podres que estao aparecendo (somente agora) do governo mocaiber.

isso nao é mais um jornal e sim um pasquim.

Antônio

Anônimo disse...

tinha esquecido.

outro fator que comprova essa decadencia da folha é a feijoada que ela promove todos os anos.

há uns 4 anos esse evento era um grande acontecimento em campos, varios prefeitos, deputados e empresarios, esse ano pelo o que vi, foi um fracasso.

as pessoas estao com vergonhar de dizer sim a um jornal que comunga com todas as coisas erradas do governo arnaldo e mocaiber.

Antonio

Anônimo disse...

Soube quae mandaram jornalistas embora e estão controlando acesso a telefone e e-mails. Perderam o rumo, se é que algum dia tiveram.

Gostam mesmo é das tetas dos royalties e de governos fracos, como senhor disse para tomar conta.
vá de retro...

Anônimo disse...

A verbinha mensal da prefeitura acabou. O dinheiro acumulado está sendo gasto... As bobagens ditas contra muitos estão gerando gastos enormes de indenizações...

Aliás, professor, se eu fosse o senhor aproveitava e tirava uma graninha deles...

Se estão acusando sem provas é mole-mole... Qualquer indenização hoje, não fica por menos de R$ 30 mil. Quem é mais conhecido e com credibilidade como o senhor pode tirar mais desta turma... aproveita!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
E. disse...

Caro Prof. Roberto,

Já está mais do que claro qual é a posição da FM neste caso. Quer tomar carona em uma crise interna (já superada) da transição Cefet/IFF para tentar expor uma imagem negativa sua para a sociedade.

Por si só, já seria uma tentativa inútil e patética por parte do jornaleco, dada a HISTÓRIA E TRAJETÒRIA (com letra maiúscula mesmo) de professores como o Sr. e a reitora Cibele.

Em minha modesta opinião, a equipe que comanda o IFF deveria ignorar este jornal marrom e informá-lo apenas com notas oficiais genéricas, não direcionadas. Nada de exclusivas...

Entrar em clima de embate é tudo o que este filhinho de papai metido a "intelectual" quer.

A entrevista com Luiz Augusto foi extremamente direcionada e posteiormente manipulada a contento. E tudo o que foi dito ou escrito assim o será!

Convenhamos que levar a sério e usar como argumentos uma entrevista com Caxinguelê é uma afronta a inteligência de qualquer um.

E esse Jornal afronta a inteligência de muitos todos os dias.

Por muitos anos coube ao Cefet (leia-se professores e funcionários), desenvolver o intelecto dos nossos jovens, de forma plural, principalmente fazendo-os pensar e ter senso crítico com o que leem.

Posso arriscar dizer que os milhares de ex-alunos da ETFC/CEFET/IFF têm capacidade de filtrar reportagens tendenciosas como as que recentemente tem sido divulgada na FM.

Por fim, desejo sucesso e tranquilidade nesta transição do IFF, com as eleiçoes que estão por vir.

Espero que os holofotes se virem para dentro da instituição, na busca constante pelo ensino de qualidade e formação de pessoas de caráter.

É disto que mais precisa a nossa sociedade neste momento!

Abraços,

E.

Anônimo disse...

Eles são tudo que não presta reunidos numa panela. Se juntar o viciado do ...zinho, herdeiro, misturado aos nipes seguinte: MC - Advogado da Folha-Garotinho era o melhor do mundo agora não é. João da nave espacial junto com Rober frufru(ex secretária e "p(m)adrinho(a) da parada gay em campos)num programa sem audiência falando mal, só apareceu agora, antges com mocaiber era o melhor governo para eles.Aquele outro ex presidiario como fez Maria Ester em sua coluna na segunda em forma de trocadilho, o retratista dono de butequim, são todos farinha do mesmo saco. Não concordo em nada com a folha, o garotinho pode ter todos defeitos do mundo mas é dele a melhor frase para descrever esse pasquim: "Diva muda o verbo de acordo com a verba!"

Anônimo disse...

Caro Prof. Roberto, concordo com as críticas sobre o jornal, mas cabe lembrar aqui, que em Campos não há um jornal de qualidade e imparcial. O jornal O DIÁRIO por exemplo, possui as 2 características e todos nós sabemos que ele é de propriedade do casal Garotinho. Respondam-me, quando foi que o Jornal O DIÁRIO nos trouxe notícias sobre os podres do casal, da filha Clarisse e do Dep. Pudim? Podres não faltam...

Anônimo disse...

ROBERTO,
SEI QUE O ASSUNTO AQUI E OUTRO MAIS NÃO PODERIA DEIXAR DE COMENTAR.O SENHOR SUB SECRETARIO DE GOVERNO ALCIMAR FERREIRA,ANDA MAUTRATANDO OS SEUS FUNCIONARIOS,SERA QUE A PREFEITA NÃO VAI TOMAR PROVIDENCIA,VOU COMUNICAR AO SEU CHEFE ROBERTO HENRIQUES,SE FOR PRECISO IREMOS A JUNTIÇA.

Anônimo disse...

Nunca participei de nada da Folha e hoje me sinto aliviado e em paz comigo por nunca ter ido a sequer uma feijoada desse jornal de embrulhar peixe, que nem os peixeiros querem mais.

Anônimo disse...

Professor, você viu a notícia da professora do MOVA do Sindipetro que foi pega com maconha no presídio ?

Agora resta saber qual será a medida que o SINDIPETRO adotará em relação a permanência desta irresponsável no projeto.

Sds,

Anônimo disse...

Gente, pra que dar ibope pra esse jornalecozinho?
Vejam, é mais fácil vocês leitores desse blog entrarem para tomar um cafezinho com Obama na Casa Branca, do que entrar nesse p....

Anônimo disse...

Cotas raciais
Uerj vai recorrer; alunos apoiam a direção
Fui hoje à Uerj e lá o clima era de união para manter as cotas. Falei para uma plateia de cotistas e não cotistas e o clima geral era de susto pela decião da Justiça. A Uerj tentará reverter a liminar que suspendeu as cotas raciais. O DCE disse que concorda com a direção e a luta a favor das cotas.

A Uerj foi a primeira escola a adotar o sistema. Hoje, segundo professores com quem conversei, eles estão orgulhosos do desempenho dos cotistas e vão fazer uma ampla pesquisa para saber o resultado da política no mercado de trabalho. Eu fui lá para abrir a V Amostra de Estágios.

O que eu vi hoje lá foi uma platéia cheia da bela diversidade do Brasil: pretos, brancos, pardos, meninos, meninas, moradores de áreas diferentes do Rio, juntos, integrados, debatendo sobre riscos e oportunidades do mercado de trabalho. Uma prova viva de que conviver juntos no mesmo espaço, em pé de igualdade é o melhor remédio contra as desigualdades raciais brasileira.

A liminar, explicou o reitor, Ricardo Vieiralves de Castro, suspendeu a aplicação de uma lei que tem oito anos e às vésperas do vestibular. Se não for cassada prejudicará os estudantes que se inscreveram pelo sistema de cotas. E uma medida liminar, como se sabe não pode provocar prejuizos irreversiveis.

Sei que este assunto é polêmico, mas tenho há anos a mesma posição favorável às cotas. Já escrevi muito sobre o assunto, não vou repetir os argumentos. Já ouvi e li muitos argumentos contrários. Não me convenceram. As cotas sozinhas não vão resolver as desigualdades racias, mas são uma das armas para nos ajudar a superar o problema. Não, não acho que elas vão "implantar" o racismo no Brasil, não se implanta o que já existe. E estou convencida - fiquei hoje ainda mais - que a convivência de pessoas diversas, de áreas diferentes da cidade e da sociedade, com histórias diversas cria uma chance de menos distância social no Brasil. Na universidade que estudei só havia brancos. A que vi hoje era mais bonita, tinha mais a cara do Brasil.

As empresas modernas sabem que os times mistos são mais eficientes, que a diversidade no quadro de funcionários aumenta a capacidade de resposta da empresa aos desafios. A Uerj está fazendo a parte dela, que o mercado de trabalha entenda os novos tempos e suas chances.

Míriam Leitão