quinta-feira, maio 28, 2009

Descobertas arqueológicas em Santo Eduardo

O blogueiro Lenilson Werneck lá do nosso distrito de Santo Eduardo no extremos norte de nosso município é quem chama a atenção. Ele mandou para o blog o seguinte recado:
"Caro Roberto, gostaria que você divulgasse para Campos a riqueza histórica do Distrito de Santo Eduardo que poucos sabem.A PCH divulgou ultimamente em seu periódico, um relato sobre as descobertas arqueológicas feitas por uma equipe do Museu Nacional do Rio em 2005.
No ano passado eu também já havia feito uma visita ao local e constatei tais descobertas e publiquei no meu blog, que pode ser conferido através deste link abaixo: http://lwerneck.blogspot.com/2008/05/patrimnio-histrico-brasileiro-em-santo.html
O que falta Roberto, é um acesso fácil ao local, mas acredito que quando terminar totalmente a obra da Hidrelétrica, Campos poderá, se quiser, incentivar a visita ao local dando infraestrutura que o local necessita.A única controvérsia foi com o nome da Igreja que está em ruínas no local, que em outras publicações deram o nome de São Luiz de Gonzaga, mas tudo bem, um dia a gente pode saber o nome correto.
Outro detalhe, o Cemitério do lugar, em ruínas, impressiona pelo tamanho, e mostra a importância que o local teve no passado.Tenho fotos diversas do local e se desejar posso passar para você.
Abraço!
Lenilson Werneck".
PS.: Na imagem ao lado a publicação sobre o assunto feito no informativo da empresa.

Um comentário:

Gerson disse...

Prezado Roberto Moraes,

Parabéns pelo BLOG, muito informativo e sempre atualizado.

Cumpre-me, porém, alertar para o erro histórico que estão construindo nesse momento. As ruínas "encontradas" (entre aspas, pois as mesmas já eram de conhecimento dos que vivem na região) certamente não são os restos da antiga Vila da Rainha; esta foi edificada perto da embocadura do Itabapoana. Dificilmente serão também as ruínas do Engenho construído por Pero de Góis.

Essas ruínas são, na verdade, os restos do antigo povoado de Limeira do Itabapoana.

Abaixo seguem alguns links em que trato da matéria:

http://gerson-franca.blogspot.com/2009/11/blog-post.html

http://gerson-franca.blogspot.com/2009/11/limeira-do-itabapoana.html

http://gerson-franca.blogspot.com/2009/11/vila-da-rainha-e-limeira-do-itabapoana.html

Grande abraço,
Gerson Moraes França