sexta-feira, maio 15, 2009

Catálogo de apoio à gestão municipal

A Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, através da Sub chefia de Assuntos Federativos editou, no início deste ano, um catálogo de programas do governo federal destinados aos municípios. Foram impressos 10 mil exemplares de 298 páginas com uma relação e uma descrição sucinta dos programas que as prefeituras podem acessar. A lista dos programas está dividida em 18 diferentes áreas, desde educação, saúde, turismo, cultura, desenvolvimento urbano, etc. com informações sobre o órgão, objetivo e finalidade do programa, as instituições envolvidas, o agente financeiro, o instrumento jurídico para a parceria, condições para execução, etc. Está aí uma forma que se pode chamar de republicana em disponibilizar parcerias que ligam a política pública direto do governo federal ao município, sem necessidade de intermediação do estado e de agentes políticos. A dificuldade dos pequenos municípios ainda é a de elaborar planos de trabalho para seus projetos. O incrível é que muitos municípios de médio porte também têm este problema. O referido catálogo pode ser lido na íntegra aqui. Mais detalhes sobre a relação do governo federal com os municípios podem ser conhecidos no Portal Federativo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vc já viu a conta de Luz? tem um novo imposto cobrado pela Prefeitura de Campos. Uma vergonha para uma Prefeita que dá beneficios de uma lado e tira do outro. Ai vem mil desculpas com esses caras de paus que no governo passado metia o pau e agora muda de comportamento. Isso é uma vergonha, vergonha mesmo para nós campistas, uma terra que aceita tudo e a todos. Ai diz eles - mas é uma lei !! sim é uma Lei, que nos envergonha, uma cidade endinheirada para o govrno passado mas esse nao, tudo de ruim é do outro govrno, tudo de bom para esse governo. Fico triste, porque estava fazendo uma fé danada em Rosinha. Mas seus assessores deixam a desejar. todos eles, são todos hipócritas. Todos eles. Só pensam no DAS. Não sei como não se envergonham. Isso não existe mais nesse governo. VERGONHA

Monica disse...

Acho que seria ótimo se o Município de Campos abraçasse, se não todos, pelo menos alguns desses programas, principalmente visando os Distritos, pois a cultura e o lazer destes está precária e sua população se diverte com o álcool e as drogas.