sexta-feira, maio 22, 2009

Desabafo da mãe de uma quase universitária de medicina

O blog recebeu o relato comovido da mãe de uma vestibulanda aprovada na Unig: "Caro Professor, Estou chegando de Itaperuna, nesse instante, pois houve uma reunião na UNIG de lá, para tratar do assunto do vestibular de medicina que foi cancelado no início do ano e minha filha é uma das que foi aprovada nesse vestibular e não pôde iniciar o curso. Ora professor, eu sei que os alunos veteranos tinham razão quando decidiram boicotar a tal prova do MEC. Eles optaram por entregar a prova em branco e assim chamaram a atenção do MEC para as tais exigências que os mesmos faziam e conseguiram que o MEC cobrasse da UNIG a melhoria do curso em vários aspectos. As exigências foram feitas, a UNIG cumpriu todas e até agora o MEC não liberou o início das aulas. Minha filha e outros tantos jovens estão aguardando, perdendo todo um semestre e talvez até um ano todo. Nessa reunião de hoje, nada ficou esclarecido e cheguei a uma triste conclusão, que é uma briga política e quem leva a pior são os alunos. Ouvi relatos de jovens que estão em depressão, estão desesperados e de pés e mãos atados. Mas o pior de tudo isso é que a briga sendo de "peixes grandes" nós "os pequenos " é que saímos no prejuízo, por que o MEC está fazendo isso? Será que não tem nada que se pode fazer para garantir o direito desses alunos? Todos esses e muitos outros questionamentos foram feitos, mas infelizmente não houve nenhuma resposta que pudesse nos dar esperança. Desculpe-me professor pelo desabafo, é que fiquei tão triste com essa situação que ao chegar à casa vim direto para o seu blog para tentar distrair a minha mente e resolvi escrever para ver se mando a tristeza embora. Um grande abraço, E...". PS.: Atualizado às 14:15 de 24/05/09: Por solicitação da mãe que autorizou a publicação do texto acima, o blog decidiu retirar o seu nome da nota.

32 comentários:

Anônimo disse...

Eu que não me consulto com um médico formado por aquela universidade de 5a categoria!

Anônimo disse...

Por que, ao invés de ficar se lamentando, não coloca ela para estudar mais e passar no vestibular de uma faculdade decente???
Eu hein, UNIG... Conceito ruim no MEC desde sempre...

Anônimo disse...

A realização desse Vestibular foi posterior à decisão do MEC. Os candidatos que fizeram as provas sabiam bem do que estava acontecendo na UNIG. A situação da universidade é notória, mas há gente que insiste em investir um bom dinheiro (cerca de R$ 2.000 por mês)nesse lugra.

Anônimo disse...

A senhora ainda acredita nessa Faculdade. Com certeza, não quer uma formação de categoria para sua filha. Como os profissionais de hoje saem , relativamente, desconhecendo quase 50% do que deveria, pelo que vejo, a senhora quer mais status do que proprimanete qualidade nos estudos médicos de sua filha. O MEC está de olho na UNIG há tempo. Chega de reclamações infundadas.

Anônimo disse...

Compreensível o apelo de mãe. Mãe é mãe.

Anônimo disse...

Temos em Campos uma ótima faculdade de medicina, que diferente da UNIG se preocupa com a qualidade de ensino.

Anônimo disse...

Minha senhora, sinto a sua frustração em não ter uma filha estudando medicina.
A senhora não acha que ainda é tempo de estudar e buscar uma instituição de ensino que possa dar uma qualidade maior ao aprendizado de sua filha.
Penso que a senhora ou não conhece o ensino da UNIG ou não entende nada de ensino superior.
Coloque essa menina para estudar para que ela possa ter um curso decente.

Anônimo disse...

A UNIG é o vestibular(Medicina) mais difícil do país. No dia da prova é assim:


Vestibulando– (para o fiscal)Por favor, onde é que eu sento para fazer a prova?

Fiscal– (muito organizado e gesticulando com educação) Há três possibilidades.

Vestibulando– (bem disposto) Quais são?

Fiscal – Esta fila(apontando com gentileza) é para os alunos que já garatiram a vaga, pois a compraram por trinta mil reais. É o seu caso?

Vestibulando – (sentindo-se travado)Não! Eu não comprei. E as outras duas?

Fiscal – Esta fila(apontando levemente) é para os alunos que trouxeram um amigo que irá fazer a prova e passar a cola para os demais. É o seu caso?

Vestibulando – (preocupado)Não! Então, eu estou na terceira opção de fila? Qual é?

Fiscal – (com um olhar que mistura desprezo e compaixão) Sim! A sua fila é a terceira. É a fila daqueles que fazem vestibular para cá(UNIG) só contando com a coragem.

Vestibulando – (destemido) Eu vou fazer a prova e passarei!

Fiscal – (paternal) Pode até ser meu filho. Mas, o curso de Medicina é muito ruim.

Vestibulando – Como assim?

Fiscal – O número de leitos dos hospitais destinado ao estágio dos alunos é insuficiente para o aprendizado; faltam professores em várias áreas, pois o salário deles está atrasado. A estrutura oferecida não suporta os 850 alunos; com isso, há excesso de alunos por paciente(12 alunos em torno de um paciente; o MEC preconiza de quatro a cinco alunos no máximo). Os alunos da Unig, campus de Itaperuna, se acotovelam, num ambiente congestionado, no esforço diário de tentar aprender.

Vestibulando – Meu Deus! Acabou?

Fiscal – Não! Tem mais. As queixas dos pacientes são frequentes, principalmente de mulheres, que se sentem constrangidas de fazer um exame cercadas doze(12) estudantes. Além disso, há falhas no projeto pedagógico, insuficiência de aulas no campo e no acervo da biblioteca e carga horária menor do que a declarada oficialmente.

Vestibulando – Mas eu quero muito fazer a UNIG?

Fiscal – Você corre o risco de receber "qualificação inadequada", porque o curso não segue determinações do MEC: o que está em jogo é um dos direitos fundamentais da pessoa humana, por que não dizer, o mais importante de todos, qual seja, a vida.

Vestibulando – Como é que você sabe disso tudo?

Fiscal – (envergonhado) Eu sou professor da UNIG e como não recebo há muito tempo me inscrevi para receber algum dinheiro.

Anônimo disse...

Quem faz o ensino ser bom é o aluno. Eu sou formada por lá, passei para Residência pela Marinha e muitos que fizeram faculdade em Campos,por exemplo, não passaram. Isso é muito relativo.

Patrícia Cassaro disse...

olá Srs anônimos...vcs sabem pouco ou não entendem mto de instituições de ensino... existem faculdades e faculdades ms tbm existem alunos e alunos...vc pode cursar qualquer tipo de faculdade mas se vc não ta nem ai p aprender, vc não vai aprender...Porém se vc quer realmente aprender, não há nada para impedir...Bom, para o primeiro anônimo eu digo o seguinte...quando vc vai a um consultório médico passando mal, primeiro vc pergunta ao médico onde ele foi formado pra depois ser consultado? obvio q não ...Sem comentários esse seu comentário...quanto ao conceito do mec do segundo anônimo, claro que tiveram alunos que foram bem na prova...porém a prova é no geral, e no geral o pessoal entregou a prova em branco ou com poucas respostas justamente para abter essas melhorias que por sinal a unig ja atendeu a todos os "mandamentos" do mec, o que o mec exigiu a unig ja fez...quanto ao terceiro anônimo, esse impedimento do mec saiu justamente um dia antes da prova, e ja tinham pessoas que foram de bem longe somente para fazer a prova e que não sabiam nem faziam idéia de nenhum impedimento por parte mec até pq o edital ja havia saido muito tempo antes...E outro ponto é que se realmente o mec estava pretendendo vetar o vestibular, eles tinha a obrigação de mandar oficial de justiça ou quem quer que fosse para estar lá na porta da faculdade no dia da prova como foi feito por exemplo aqui em campos na prova do psf para avisar aos alunos que não haveria prova alguma, mas isso não foi feito!!E quanto ao anônimo falando sobre o diálogo entre um vestibulando e o fiscal...vc esta muito enganado querido(a) tenho certeza que vc nunca fez prova para unig ou então deve ta querendo fazer faculdade de medicina e não tem capacidade, por isso precisa comprar uma vaguinha, mas acho melhor vc se informar mais um pouquinho a respeito de compra de vagas...pq isso existe também em instituições federal que não cabe a mim citar nomes aqui mas é melhor que não tem mensalidade pra vc pagar...Se informe querido(a)!!
o importante é que seja onde for que um aluno se torne médico ele vai receber como qualquer outro, e muito bem por sinal!!!

Anônimo disse...

Anônima aí de cima que passou pra residência na Marinha:

Você passou para residência com seu próprio estudo ou fez Med Grupo????
Fez cursinho preparatório para residência em Itaperuna, ou no Rio ou Niterói???

Para que não sabe, Med Grupo é um cursinho preparatório para residência, com apostilas muito bem elaboradas, com conteúdo muito mais aprofundado que o de muitas faculdades.
Os professores desse cursinho são professores de renomadas faculdades (UFF, UFRJ).

Resumindo, se fez Med Grupo (ou outro cursinho bom) o mérito não é da faculdade.... Quero ver passar pra Marinha APENAS com a UNIG.

Saúde Falida disse...

Dizer que o cusro de Campos é muito bom é sacanagem, pois não é isso que vejo na prática.Mas tb concordo que a maior parte do aprendizado cabe ao aluno procurar, se esforçando, estudando e praticando em estágios, diga-se de passagem, supervisionado por médico, não como acontece nos hospitais de Campos, com acadêmicos usando carimbos de médicos, recebendo por plantões e usando pobres coitados como cobaias. A julgar pelos recém-formados, o ensino está cada vez pior.No Ferreira Machado, passaram esquema vacinal anti-rábico para um cidadão que foi mordido por ratazana....sendo que esta raramente, ou quase nunca passa raiva!!!!Isso é Ferreira!!!Está absurdo o número de acadêmicos nesta fundação fazendo plantões com carimbo de médicos!!!Cadê a direção, o conselho de medicina, a polícia, a chamada dos aprovados em concurso???? E pra finalizar, não faz a prova quem tem medo...Em prova recente aplicada em São Paulo para alunos do último ano de medicina,cerca de 20% conseguiram aprovação.Isto numa prova básica...esses são os novos doutores!!!!

Anônimo disse...

Que vergonha!

Rio tem 32 cursos com 'tripla' reprovação

A lista divulgada hoje pelo Ministério da Educação mostra que 508 cursos foram reprovados no país, sendo 67 no Rio de Janeiro.

A exemplo do ranking dos melhores, há também a seleção do pior desempenho entre os piores.

No Brasil, são 270 cursos. No Rio, 32, todos privados.

Eles tiraram notas 1 ou 2 no conceito preliminar, no Enade e no IDD.

Ou seja, tripla reprovação.

O MEC só divulgou resultados das áreas de saúde, agrárias e serviço social. Os demais conceitos preliminares sairão nos próximos dois anos, à medida em que ocorram novas edições do Enade.

Eis a lista:

01- Centro Universitário UniABEU: educação física e fisioterapia

02- Centro Universitário Augusto Motta: enfermagem

03- Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA): medicina

04- Centro Universitário Metodista Bennett: nutrição e fisioterapia

05- Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos: educação física

06- Centro Universitário Plínio Leite (Unipli): nutrição e fisioterapia

07- Centro Universitário Serra dos Órgãos (Feso): medicina

08- Faculdade Bezerra de Araújo (Faba): enfermagem e farmácia

09-Faculdade de Ciências Agro-Ambientais (Fagram): zootecnia

10-Faculdade de Ciências Médicas e Paramédicas Fluminense (Seflu): fisioterapia

11-Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo (Fonf): odontologia

12-Faculdade de Reabilitação da Asce (Frasce): fisioterapia

13-Universidade Estácio de Sá: enfermagem (Niterói), fisioterapia (Campos) e tecnologia de radiologia (Rio)

14- Universidade Gama Filho: farmácia e fisioterapia

15- Universidade Iguaçu (Unig): fisioterapia (Nova Iguaçu), medicina (Itaperuna e Nova Iguaçu), enfermagem (Itaperuna e Nova Iguaçu), educação física (Nova Iguaçu), odontologia (Itaperuna) e tecnologia de radiologia (Itaperuna).

16-Universidade Salgado de Oliveira (Universo): farmácia

17-Universidade Severino Sombra: medicina

18-Universidade Veiga de Almeida: fisioterapia

AGOSTO de 2008

Anônimo disse...

Quem faz o bom ensino é o aluno;

Quando a pessoa não quer estudar, pode ser a melhor instituição de ensino, ela leva tudo na brincadeira e se dá mal na vida. Por isso vemos diversas pessoas que têm diploma, mas não conseguem empregos.

Anônimo disse...

Que a Faculdade tem o seu papel preponderante isso é indiscutível.Que o aluno é o autor de sua eficência na formação, é inquestionável.
Quantos formandos "analfabetos" as Faculdades colocam no mercado. Por mais que o MEC seja taxativo no combate a má formação acadêmica, não tem jeito, essas faculdades particulares só se interessam pelo dinheiro. UNIG( Itaperuna) e muitas outras mais estão entre as mais conhecidas pelo mau ensino e prática profissional.

Anônimo disse...

Olha só, eu estudo na FAGRAM e adoooro o curso, os professores e etc. Não sei porque esta nova nota do ENADE se a gente não fez uma nova prova, como pode ma instituição como o MEC ser tão leviana e reeditar a nota que se refere ao ano passado qualquer revisão sabendo que a imprensa tá de garras sobre as faculdades. Converso muito com vários colegas de outras faculdades, todas federais, e não vejo deles reclamações diferentes das nossas. Recebemos duas comissões do MEC este ano, a última agora no início de setembro. Totalmente impossível já ter sido incluído nesta nota do ENADE pq eles mal saíram daqui e a imprensa divulgou a nota! Muito loco este MEC!
Quanto ao papo de que as particulares só querem dinheiro, não sei não, pode até ser que a maioria seja assim, mas aqui na FAGRAM quase todos os alunos têm bolsa ou descontos, mesmo assim temos ótimos professores e nada falta. Até as viagens são pagas pela facul. sem problemas, todo mundo adora!

Anônimo disse...

Venda de vaga na UNIG como alguns disseram não é nada fora do comum....
Eu fiz vestibular de medicina na GAMA FILHO e um vestibulando na rua falou para o amigo que tinha comprado a prova e disse o tema da redação, quando entrei o tema era exatamente o que ele tinha falado...
Então venda de gabarito é algo que acontece em todos os concursos, inclusive os públicos, porém isso não determina a qualidade da instituição. Se não chegaremos a conclusão que o Brasil que é uma M....e temos que sair para o exterior.

Pedro Henrique disse...

Tem gente aí q diz q não se consulta com um médico formado pela Unig....parece coisa dakele povo invejoso q quer fazer medicina e não pode e mete o pau em quem faz!!
E pra aqueles que ACHAM q só as federais..só pra lembrar...qnd teve todo o problema com a unig junto ao MEC, 3 faculdades FEDERAIS foram fechadas tb!Então reveja seus conceitos em relação a isso!Só pra constar..faço faculdade na Gama Filho e quando comparei a matriz curricular me espantei...há várias matérias de suma importância que não fazzem parte da grade...ao contrário de unig q tem uma das maiores cargas horárias do curso de Medicina!
E só pra constar, informem-se antes de abrir a boca pra falar da Unig, informem-se pelo verdadeiro motivo q o MEC suspendeu o vestibular...não foi tanto pela nota do Enade ( que foi 2), mas sim pelo número de alunos q estavam lotando o hospital e assim nao teriam um bom ensino!Se fosse pelo Enade, a Gama Filho deveria suspender tb, pq ela tbm teve nota 2!
Como toda e qq instituição privada o lucro é visado..logo, há venda de vagas na maioria delas!
Ao invés de ficar vindo aqui discutir sobre os conceitos, assitam um pouco mais de Tv e vejam qntas e qnts vagas são vendidas nas universidades públicas!
E só um último detalhe: meu irmão é formado na Unig em 2003, hoje é Neurologista!E a unig somente recebeu uma advertência, não foi fechada!
Advertências são feitas em busca de melhorias

Pensem antes de falar certas coisas....

Anônimo disse...

Pessoal, gostaria de pontuar algumas coisas:
- primeiramente defender o Instituto Metodista Bennett que figura entre uma das faculdades com nota baixa no MEC em um dos comentários postados. Isso não é verdade. O curso de Nutrição por exemplo, que apareceu como um dos cursos com nota ruim, acabou de ser premiado com uma nota excelente no MEC pela sua qualidade no ensino e é um dos cursos estrelados pelo guia do estudante a três anos. Para quem não sabe, este guia tem uma seleção rigorosa para eleger os melhores cursos do país. Tudo isso é resultado de boa qualidade de ensino.
- O segundo comentário diz respeito ao assunto principal: a UNIG. Ouvimos sim falar muito mal desta IES, mas temos que tomar o cuidado sempre em divulgar estas opiniões, pois em uma IES os cursos não são todos iguais em termos de qualidade. Muitas vezes o curso de Medicina pode estar sendo colocado num bolo que não pertence. Cuidado com estas afirmações!não conheço o curso de Medicina da UNIG e ninguém que tenha estudado lá, mas sempre tenho o cuidado de averiguar as informações antes de sair falando. As instituições privadas de educação estão passando por sérios problemas, principalmente no Rio de Janeiro e muitas utilizam uma propaganda maldosa, falam mal e divulgam inverdades sobre outras IES para captar alunos.

isabelle disse...

Vocês dizem que não se consultariam com médicos formados na UNIG, mas nem sabem de nada. Quando um médico se forma e tem seu diploma arruma seu emprego e ninguem nem pergunta em qual faculdade cursou. Se vc mora na cidade dessa faculdade tome cuidado os "médicos de 5º" estão a solta! ¬¬'

Anônimo disse...

Só para constar absolutamente TODOS os alunos de QUALQUER universidade incluindo aí as tão bem faladas UFRJ e UFF fazem Med Curso. TODOS! Quem é pobre dá seu jeito mas faz também. Então a colega que fez UNIG não passou para a residência porque fez o Medcurso e sim porque estudou pra caralho talvez mais do que esses filhinhos de papai que lotam os cursos de medicina das IPEs.

Anônimo disse...

Cara, tem muito anônimo ai filhinho de papai, se não fosse o papai pagar o cursinho de pré vestibular e a mamãe fazer o chocolatinho quente, pro filhinho estudar de barriguinha cheia, NÃO IRIA CONMSEGUIR PORCARIA NENHUMA.

NÃO SOU ALUNO DA UNIG E SIGO A SEGUINTE PREMISSA : QUEM FAZ A FACULDADE É O ALUNO... SE ELE FOR UM BOSTÃO, SERÁ UM BOSTÃO EM QUALQUER LUGAR...

CONHEÇO UM AMIGO QUE FEZ DIREITO NA UNIG (NOVA IGUAÇU) E FOI 2º COLOCADO NO EXAME DA OAB...

EXPLICA ISSO AI O "SEM NOÇÃO"

Anônimo disse...

A maioria dos medicos,formados pela unig não conseguem passar em prova de residência e são obrigados a fazerem curso de aperfeiçoamento.

Anônimo disse...

n entendo nada disso....

Anônimo disse...

FALAR DE UMA UNIVERSIDADE É MUITO FÁCIL, RECLAMAR DO ENSINO, DIZER QUE A UNIVERSIDADE É RUIM..
MAS, PENSA BEM?
ME DIZ UM ALUNO QUE TENHA SAÍDO DE UMA UNIVERSIDADE TANTO PARTICULAR QUANTO FEDERAL QUE SAIA JA SABENDO TUDO?
SO PARA INFORMAR, MEU AMIGO QUASE MORREU NAS MÃOS DE ESTUDANTES DE UNIVERSIDADES FEDERAIS, QUEM O SALVOU FOI UM MÉDICO FORMADO PELA UNIG. MEU AVÔ TEVE UMA ARRITMIA VENTRICULAR GRAVE COM MORTE SÚBITA, E O RESIDENTE DE CARDIOLOGIA DA UFRJ PEDIU QUE ELE TOMASSE ÁGUA DE COCO E FOSSE EMBORA PARA REPOUSAR, QUEM SALVOU MEU AVÔ FOI UM MEDICO DA UNIGRANRIO.

Anônimo disse...

Comprar vaga é CRIME..quem defende aqui que isso é normal ou que toda faculdade vende ou é estudante da UNIG ou tem parente que estuda lá...sou de Itaperuna e os estudantes daqui só querem saber de MEDCHOPP e de farra..deixem de ser hipócritas..assumam que não tem capacidade de passar num vestibular de verdade e sem essa palhaçada de justificar falando que quem faz a faculdade é o aluno...se são bons alunos por que não passaram em faculdades melhores??

Anônimo disse...

Aluno da UFF é tão ruim como da UNIG, bando de xulezento, todos precisam de preparatorios, pois quem faz o curso é o aluno, a faculdade só ajuda.

Anônimo disse...

Acho toda essa discussão sem sentido. Vi durante alguns anos os residentes que entravam e saiam do Hospital da UERJ, que por sinal atualmente tem um dos melhores cursos de medicina do Rio, mas durante alguns anos em que trabalhei na Unidade, os melhores residentes eram em sua maioria das privadas, principalmente da Gama Filho, que infelizmente está com seu curso quase fechando devido as dívidas da Universidade. Na verdade, qualquer um que queira cursar uma boa especialização, independente da Faculdade de origem, necessita estudar muito pois a concorrência é idêntica para ingressar no curso de graduação. Então é claro que bons professores e uma boa estrutura é muito importante, mas em todos os locais há excelentes professores, os medianos e os medíocres. Hj muito professores das públicas dão aulas nas privadas, pois as públicas tb estão pagando salários irrisórios!!

Aruanã disse...

Minha Senhora, deveria ter VERGONHA em está se lamentando dessa forma! Se o MEC não permitiu o inicio das aulas é por alguma trambicagem a faculdade fez. A Senhora tem visto notíciarios de Faculdades que vendem vagas? Pois é... A faculdade que sua filha passou está envolvida e até hoje está praticando esse ato. Desabafo deveria ser de NÓS VESTIBULANDOS que estamos anos no cursinho e vem um riquinho para comprar uma vaga, sendo que a pessoa gasta 300 reais para pagar o boleto para fazer uma prova fraudulenta, que não passa de uma farsa! Então, pare de lamentar, porque a última pessoa que tem de lamentar é você. Brasil com essas pessoas hipócritas vai longe! É dificil ter intervenção de um órgão público para fazer algo certo e quando vem, aparece uma pessoa desse jeito para criticar o sistema (no caso, atitude que DEVE SOFRER REPRESÁLIA). Em vez de lamentar vá procurar algo útil para fazer!

Anônimo disse...

Bom dia,concordo com você.
Uma pessoa que quer estudar não fica perdendo tempo em falar mal da escola.
Quem quer fazer.
Quem não quer conta histórias.

RACHEL disse...

Quem Faz o curso não é a faculdade e sim o aluno,se ele não buscar o conhecimento não adianta de nada ter estudado na melhor faculdade do mundo.

Unknown disse...

Minha filha fez parte desta turma de medicina, na qual o MEC fez a intervenção por melhorias. Enfim já se formou e logo em seguida foi aprovada para Residência no Hospital São José do Avai em Itapetuna, Ginecologia, e já concluiu a residência, em 25/02/2019, e no demais venho informar que passou na UFES (Universidade Federal do Esp-Santo), onde havia 02 vagas para Mastologia, e assim iniciou a especialização em 01/03/2019, ai fica dica de um pai de uma Acadêmica que se formou na UNIG