sábado, maio 02, 2009

A economia informal sofre!

Muito se discute sobre a questão da informalidade e sobre o reconhecimento de que o trabalhador da economia informal acaba sendo uma alternativa à crise. Se por um lado, a economia informal, não deixa de ser uma alternativa, por outro é a primeira a ser atingida em épocas de crise. É como a pipoca na panela, a primeira a pular na panela das crises. No México, a gripe suína restringiu as pessoas às suas casas e os primeiros a sofrerem com as consequências desta paralisação, são os trabalhadores da economia informal. Sem pessoas na ruas, sem compradores dos baratos produtos vendidos nas esquinas, estas pessoas não têm como sobreviver. É como dizia nossos avós: a corda sempre arrebenta do lado mais fraco!

Um comentário:

Rafael disse...

Prof, este comentário nem precisa publicar...

Ouvi agora pouco um relato de uma senhora sobre uma operação de transito nos arredores do shopping 28. Ao que parace carros foram multados e rebocados para o novo depósito em martins lage. A senhora em questão teve seu carro rebocado e tentava, ao telefone, conseguir $$ para pagar as diárias (35 reais cada) e a multa. A retirada dos veículos somente na segunda após às 12:00, devido à "segunda-feira de cinzas".

Considero uma boa notícia para nós cidadãos que respeitamos as leis de transito e não paramos em local irregular. Os maus motoristas que agem assim parecem ter a certeza da impunidade.

Talvez a repercussão desta operação (caso seja mesmo confirmada) iniba algumas práticas absurdas no transito que vemos no dia a dia.

Abraço do leitor,

Rafael