domingo, maio 17, 2009

PSDB se une para enfrentar Dilma

Aécio fecha acordo para ser vice de SerraA informação postada há pouco é do Kennedy Alencar colunista da Folha Online e diz: “Os governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas, Aécio Neves, fecharam um acordo para as eleições de 2010. O principal articulador foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Segundo integrantes da cúpula do PSDB, esse entendimento deverá ser anunciado em agosto ou setembro, enterrando a possibilidade de uma prévia entre os dois potenciais candidatos ao Palácio do Planalto. Por ora, haverá negativas, mas, nos bastidores, o acerto foi concluído. Serra lidera as pesquisas. E terá 68 anos em outubro de 2010. Será sua última tentativa de conquistar a Presidência. Ele precisa do apoio de Minas, o segundo maior colégio eleitoral do país. Sem Aécio, Serra se enfraqueceria. O governador paulista fará todos os gestos para dar a Aécio uma saída honrosa. Haverá um ritual de retirada da pré-candidatura mineira. Aécio terá holofotes e a palavra dada de Serra de que possuirá um pedaço importante do eventual governo federal. Aécio resistia a ser vice, mas pesaram alguns conselhos de FHC e uma avaliação do governador mineiro sobre o atual quadro político. Em primeiro lugar, Serra tem mais cacife nas pesquisas. Dificilmente esse cenário mudaria até a hora da definição. Se Serra precisa de Aécio, Aécio precisaria de Serra para vencer. FHC foi explícito numa conversa com o governador mineiro: uma eventual derrota para o PT poderia abrir a perspectiva de deixar o PSDB fora do poder central por 16 anos. Afinal, um presidente do atual campo governista poderia ser candidato à reeleição. O ex-presidente disse a Aécio que a eventual derrota tucana também seria debitada na conta dele. Falou claramente que ele seria cobrado. O governador mineiro tinha a intenção de ser candidato ao Palácio do Planalto com respaldo informal de Lula. Mas o presidente da República deixou claro que o projeto Dilma Rousseff era para valer. A opção lulista pela ministra da Casa Civil enfraqueceu a possibilidade de Aécio contar com esse aval informal. Por último, Aécio poderia desistir e ser candidato a senador. O atual estado do Senado mostra muito bem como anda a coisa por lá. José Sarney que o diga. O peemedebista acha que entrou numa fria. Um Aécio senador não seria presidente da Casa de forma fácil. Melhor, aconselhou FHC, seria negociar com Serra uma fatia de poder real e o compromisso de acabar com a reeleição e instituir o mandato presidencial de cinco anos. Serra topou. Se vai entregar se ganhar a Presidência, são outros quinhentos. Fator Dilma A incerteza política gerada pelo tratamento de saúde de Dilma contribuiu para o acerto entre Serra e Aécio. Pior cenário No cenário de derrota de Serra, Aécio ficaria sem mandato. Aos 50 anos em outubro de 2010, seria o primeiro da fila no PSDB para concorrer à Presidência ou, no mínimo, poderia tentar o governo mineiro ou o Senado em 2014. Idade e peso político para todos esses cargos ele tem de sobra”.

8 comentários:

Raskolnikov disse...

Oi Roberto. Nesse estado da arte, as linhas de força da política nacional ficam definidas. Só falta ver como essa cristalização irá reverberar nas dinâmicas estaduais. Tal acerto de Aécio com Serra, parece ser reflexo dos resultados da pesquisa encomendada pelos tucanos e divulgada na última semana. A constatação do crescimento das intenções de voto a solidificação da imagem da ministra Dilma, devem ter acelerado as conversações. Resta saber quais fatias do pmdb cada lado vai levar. Quanto à sucessão no estado do Rio, os últimos informes respaldam a crença num acordo já firmado entre Cabral e Lindberg. O prefeito de N. Iguaçu teria aceitado a vaga para o senado. "O rio sempre caminha para o mar"...

Anônimo disse...

Prof., a Estação saúde vai fechar. A Igreja Universal comprou. Esse m. de igreja compra tudo. Você sabe mais detalhes?

Anônimo disse...

Parabéns PSDB,
Serra é normal
AGORA AECIO MERECESSE TODO RESPEITO,BASTA CONHEÇER UM MINEIRO QUE A MAIORIA FALA BEM DE AECIO

xacal disse...

Don Roberto,

Esse é um movimento que à primeira vista, pode parecer que fortalece o psdb...

Mas não e bem assim, uma vez que o fechamento da chapa puro sangue restringe o arco de alianças com o pmdb, e com os demos(que esperam indicar o vice)...

Desse jeito, ficou bom para a Dilma...

Roberto Moraes disse...

Este movimento era esperado, só não se imaginava que pudesse vir tão cedo, assim. Até por isso, o comando nacional do partido está tentando esconder. Veja no link abaixo a declaração do presidente nacional do PSDB depois que a notícia se espalhou:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u567203.shtml

A antecipação está ligada tanto ao crescimento do nome da Dilma e a consequente eliminação da busca de um novo nome, pela atual base aliada ao governo, onde Aécio, tinha esperança de navegar.

Quanto a relação do fato com as possibilidases em nosso estado, posso garantir ao primeiro comentarista que a questão ainda não está definida.

O governador que antecipar de toda a forma a conversa com o Lindberg, antes marcada pra a terça passada e adiada pelo prefeito do PT.

Se, como ele espera, a intenção de votos aumentar para próximo dos 10%não terá porque ele recuar já que o último candidato a governador pelo partido, ao final da campanha, não conseguiu chegar ao patamar que o Lindberg já ostenta hoje.

Além disso, Dilma ter mais de um palanque no Rio não seria um grande problema. Aguardemos os fatos.

Sds.

alfredo disse...

Essa suposta aliança não faz sentido. Aliás já foi desmentida. Todos os pontos apontados na matéria podem ser refutados por qualquer criança.
1- Se Serra hoje é o favorito nas pesquisas, Aécio é o segundo. Por que Aécio iria abandonar essa posição?
2- Qual o problema de disputar a prévia. Se Aécio ganha, passaria a ser o favorito nas pesquisas. Se Serra ganha, teria o apoio de Aécio, qua tanto deseja. E ainda não teria de dividir o poder com Aécio, nem abrir mão da reeleição.
3- FHC não tem força assim para influenciar Aécio. Risível essa estória de que FHC teria convencido Aécio.
4- Se Serra concorre e perde, por que Aécio seria cobrado, por não ter sido o vice? E por quem? pelo grupo derrotado? Se fosse assim, Aécio deveria ter sido cobrado por não ter sido vice de Alckmim ou Alckmim teria sido cobrado por não ter sido vice de Serra. Ora, faça-me o favor.
5- Acreditar que Serra, ou qualquer um, abriria mão da reeleição depois de eleito é abusar da credulidade das pessoas.
6- Há alternativas muito mais suculentas para Aécio: ele disputa a prévia. Se perder, disputa o senado, coloca alguém de confiança no governo de Minas e faz corpo mole para Serra perder. Com a derrota, os tucanos paulistas ficam de fogo baixo. A derrota possui muitas mães, eles seriam apontados como os principais responsáveis. Aécio se aproveita para dominar o partido que possui estrutura nacional e trabalha para 2014.

Anônimo disse...

Os cretinos dos políticos até de câncer se aproveitam , para crescerem em pesquisas.
Toda aquela divulgação, estava na cara, que foi muito bem calculada.
Nunca antes na história desse país, um câncer foi capaz de ser tônica de tantas pesquisas, de PT e PSDB.
O front já está aberto!

Xcal2 disse...

Cenário político perfeito para Serra e Aécio em 2010. O somatório dos votos SP e MG favorecem a ambos, enquanto que enfraquece o colegio eleitoral da Dilma. Para 2014, Aécio entra mais fortalecido para a disputa, mesmo que Serra seja candidato a reeleição, pelo carisma e ter mais textura da linguagem que o oponente. Outrossim, tudo faz crer que o Lula deve pretender retomar o governo e o Garotinho ainda é uma incógnita que rumo seguirá.