sábado, maio 09, 2009

Reclamação sobre a educação em Campos

Como pode ser visto nas notas postadas abaixo são muitos os pedidos de postagem com opiniões, sugestões e questionamentos sobre ações, especialmente, do poder público local. Até pela quantidade e pelo pouco tempo para juntá-las e postá-las elas acabam vindo em bloco no tempo disponível do final de semana. Esta abaixo é mais uma que chegou por e-mail. Mais um texto questionando ações na área de educação: “Professor Roberto, Não gostaria que fosse divulgado meu email.Comecei a acompanhar seu blog nas eleições de 2008 por perceber que o senhor tentava ser o mais imparcial possível e as notícias de Campos eram atualizadas com muita eficiência. Hoje venho por meio deste veículo expressar minha indignação para um fato que pode estar passando despercebido. A Secretaria de Educação de nosso município está “arrumando” as escolas de uma forma que não dá pra entender a lógica. Terminamos o ano de 2008 com carência de professores em toda a rede, tanto é que foi feito um concurso público. Iniciamos as aulas de 2009 com uma carência ainda maior. Só que agora a Supervisão Escolar encaminhou as supervisoras às escolas com a determinação de enxugar as turmas, o que isso significa: turmas de educação infantil ao 5º ano que tenham menos de 20 alunos estão juntando com outras turmas, tornando escolas multisseriadas, escolasque tinham 4 turmas de 7º ano (que é o caso da E.M. Santa Terezinha, em Baixa Grande) reduziram para 2 turmas, superlotando as salas de aula. Assim, com certeza sobra professores excedentes e a educação do nosso município vai chegar mais rápido ao patamar que dona Maria Auxiliadora deixou quando saiu da SMEC e o que é ainda pior colocar como sempre a culpa na gestão passada. E o que é mais grave provar judicialmente que o concurso não deveria ter acontecido. É uma vergonha!!!!!! Estamos preocupados com essa situação porque não temos a quem recorrer, porque o desrespeito que estão tratando os funcionários públicos deste município, em especial os professores, é constrangedor e vergonhoso. Professora indignada”.

8 comentários:

HUMBERTO disse...

Roberto, o desrespeito com os profissionais da educação por essa gestão chega a ser gritante. Dentro da SMEC, algumas pessoas não devem ter vergonha na cara ao dizer que o concurso de 2008 não deveria ter acontecido, pois não faltava profissionais. O concurso foi realizado qdo Auxiliadora estava à frente da SMEC naqueles 43 dias de afastamento de Mocaiber, porque então a mesma não cancelou o concurso durante os 43 dias? Agora que estão no poder por 4 anos querem arrumar justificativas para terceirizarem tbm a educação?
Se as escolas estão ainda em funcionamento não é por capacidade dessa gestão, mais sim pelos profissionais da educação, que estão tentando desenvolver as atividades pedagógicas sem nenhuma estrutura e apoio material e pedagógico da SMEC.
As mesmas crianças que na campanha eram carregadas no colo, beijadas e ouviam promessas aos seus pais e comunidade de uma escola digna e valorização dos profissionais, hoje sofrem pelo descaso e politicagem para agradar o chefe maior da cúpula.
Diretoras preparadas para ludibriar a comunidade, responsabilizando os professores pelo péssimo desenvolvimento das unidades.
Se os profissionais da educação não se unirem procurando seus direitos denunciando, eles irão continuar humilhando a categoria.
não entendo porque o SEPE ainda não entrou com denúncia ao ministério público sobre esses absurdos que estão sendo cometidos por essa gestão vergonhosa.
Recomendo aos profissionais da educação caso se dirigirem a SMEC para reclamar de algo, tentem sempre ir com testemunhas e oficializarem no papel, para que nada seje distorcido.

Luciana Soares Marques disse...

Eu ,quando fico insatisfeita com alguma coisa relacionada ao meu setor (escola),procuro conversar e reenvindicar aquilo que acredito ser o melhor para o educando.Não fico acusando A ou B vou direto na raíz.Como? Já fiz denúncias no M.P (Ministério Público),FNDE (Fundo Nacional da Educação), no Monitor, No O Diário(quando era oposição) ,e hoje se for preciso vou a Folha da Manhã(atual oposição), mas antes tento o máximo dialogar com o superior imediato, caso contrário, ai sim, parto para a denúncia.Contudo, sempre em detrimento e favor do educando, pois é para ele e por ele que trabalho, e o faço com amor.Sei da insatisfação da professora que postou a reclamação, mas não seria o caso de você procurar Auxiliadora e argumentar? Nós temos o direito e dever de procurarmos o melhor para nossos alunos,acredito em tudo que você escreveu e fico triste porque eu trabalho em excelentes condições, como se tivesse trabalhando em escola particular.Nossa equipe E.E.M.Jacques Richer está satisfeita com a gestora, mas tenho que admitir que estamos sem OP e sem Supervisora(alegam que não visitam a escola por não receberem o suficiente para pagarem a passagem, mas agora é só R$1,00.Ótimo né? Quem sabe agora ela aparece!! Mas, mesmo assim, nossa unidade vai de vento em polpa, mesmo sem ter recebido borrachas, desde o início do ano letivo, e daí ? ¨Daí que nois compra, nois compra mesmo, pois não deixamos fartar nada para o nosso alunado¨. Nossa prefeitura é tão pobrezinha... Entendeu???
A última vez que estive muito insatisfeita , mas muito mesmo, mudei de escola...a minha maior insatisfação foi com o Ministério Público que até hoje não fez nada em prol das denúncias que fiz em relação a E.M.João Goulart , essa foi na gestão passada. E a situação da escola continua a mesma, mas eu já fiz e fuiiiiiii...
Outra coisa digo para você professora, que não quis se identificar, devemos colocar a ¨cara¨ na reta e assumirmos o que acreditamos, é o que sempre fiz e faço, seja A ou B governando, EU QUERO O MELHOR PARA O MEU EDUCANDO !!

PROFª LUCIANA disse...

Nisso eu concordo com a Luciana Soares Marques, professor tem que ir à luta. Mas também compreendo a indignação da pessoas que enviou o e-mail. É lamentável, a situação, na minha opinião, piorou muito. A educação só não está pior em fnção dos próprios professores que têm "custeado" de alguma forma o desenvolvimento do trabalho pedagógico. De que forma? Por exemplo, minha escola não tem nem mimeógrafo, eu tirei xérox com o dinheiro do próprio bolso e trabalho em duas escolas, imagine!!! Deixo claro que sou concursada nas duas escolas.
É inegável os desmandos e abusos da gestão passada, mas não tenho visto progesso algum na atual gestão. E não é só por causa da gestão passad. Ninguém está aqui pedindo escolas novas do dia para a noite ou coisas impossíveis de serem feitas em poucos meses, estamos cobrando o mínimo. Nem só de lápis e borracha sobrevive o projeto político- pedagógico de uma escola, isto é, para as escolas que já elaboraram o seu!!!
E no final de tudo isso, quem paga a conta são os alunos e os "culpados" são os professores, aí vem aquela velha e conhecida história: Vamos capacitar os professores!"
No entanto ninguém diz: "Vamos dar estrutura material, apoio pedagógico e valor aos professores!"
Acordaaaaaaaa professor da rede pública!!!

Hilda Helena Raymundo Dias disse...

Não poderia deixar de comentar ...já que o assunto é Educação!

Desde que iniciou o ano letivo a Educação Municipal está um caos.Existe um descaso muito grande com a Educação em relação ao poder público local por isto há tantos questionamentos em relação à Educação.

Essa questão do remanejamento têm incomodado há muitos.Acredito que o melhor agora é fazer um documento ao Procurador do Município e falar o porque não pode ir para o local designado.Teve uma professora que me disse que ao falar que não podiam ir para o local designado foi pedido que assinasse um documento.O que ela negou e ao procurar um advogado; a única coisa que restou foi abrir este processo e esperar este parecer da procuradoria.
´
Humberto realmente a SMEC tem deixado a desejar...

A Eleição para Diretores de Escola não sai e unir a categoria é muito difícil,o que não deveria ser pois todos estão inconformados...

Acho também que o SEPE deveria se manifestar sobre o assunto pois Ele é um sindicato que tem na justiça o aval para fazer tal denúncia ao ministério público.Uma excelente dica!!!

Quanto á recomendação do Humberto aos profissionais da educação ao dirigirem a SMEC para reclamar de algo, de sempre irem com testemunhas e oficializarem no papel, para que nada seje distorcido ;acrescento que é necessário evitar assinar papéis!

Luciana Marques:Vamos à luta!!!
Gostei Luciana:Assino abaixo!!!

Absurdos da Educação disse...

Quando um profissional se propõe a escrever um e-mail para este blog está claro que ele já esteve na secretaria de educação e tentou falar com a Sra Secretária, mas lá ninguém atende, ninguém dá atenção, nada se resolve e educação é a última coisa que se vê.

Eloah. disse...

Sinto muito em lhes informar, mas a Educação, será a última coisa que esse governo que aí está (com ajuda de muitos campistas), irá melhorá em nossa cidade!!! Pois afinal, eles pertencem à política do R$1,00.

Quer pior que o eles estão fazendo com os idosos e estudantes em Campos????
Eles estão enfrentando filas e mais filas pra pegarem um certo "cartão cidadão" que lhes assegura um direito que, os mesmos já tinham garantido por lei.

Porém não me canso de sempre frisar: CADA CIDADE TEM O GORVERNANTE QUE MERECE.
Afinal a maioria votou "nele".

E tem mais, lembram daquele projeto do metrô de superfície???? Pois é, fiquei sabendo que ele será implantado agora em Macaé!!!
Enquanto nós, aqui em Campos, regredimos a ônibus populares.

Êita "progresso"!!!!!!!!

Maria disse...

Roberto - Quer dizer então que a unidade escolar da PROFESSORA Luciana Soares Marques,segundo ela, vai de vento em POLPA? De que fruta? Ou seria polpa dentária? E olha que ela quer o melhor para o educando!

Abraços- Maria

Luciana Soares Marques disse...

Realmente, a Maria tem razão ,e venho ratificar .Porém, minha situação e tão doce na escola na qual trabalho, que a polpa que usei serviria,pois o ambiente no qual trabalho é ¨doce¨e saudável! Quando usei o dito polpular ¨vento em popa¨, quis dizer que tudo por lá funciona e acontece, sou humilde e não tenho vergonha de consertar, pior são os que erram e permanecem no erro sem admitir...VALEU MARIA!!!