sexta-feira, maio 08, 2009

8º aniversário do Arquivo Público Municipal

A informação veio da Rafaela Machado: “Boa tarde Roberto Conforme já havia escrito para você em mensagem no mês de março, estamos bem perto do 8º aniversário do Arquivo Público Municipal. Ficaria muito feliz com a sua presença no evento que irá acontecer no dia 18 de Maio a partir das 16 horas e que lançará oficialmente o projeto "Memória do Solar" com uma bonita exposição de fotografias e objetos da família que durante séculos viveu no Solar do Colégio. A comemoração contará com a presença de autoridades locais e regionais e seria muito importante que alguém tão preocupado com as questões relevantes do nosso município como você, pudesse estar presente. Colocarei aqui uma pequena amostra do que teremos. Se você puder publicar no seu blog ficarei imensamente grata. Espero contar com a sua presença. Enviarei a partir de segunda o convite oficial. Qualquer coisa é só entrar em contato. O Arquivo Público Municipal convida a todos para o seu 8º Aniversário a ser realizado no dia 18 de maio de 2009, a partir das 16 horas. Palestras: "A importância da utilização de fontes primárias para pesquisas históricas" com a professora Neila Ferraz e "Educação patrimonial" com a professora Silvia Paes. Lançamento oficial do Projeto Memória do Solar e do Núcleo de Pesquisa em História Regional. Lançamento da exposição "Memória do Solar" (fotografias do Solar e objetos pertencentes à família e à antiga capela do prédio). Apresentação de grupos de jongo e capoeira. Cocktail comemorativo. O Arquivo se localiza na Estrada Sérgio Viana Barroso, nº 3060, na estrada que liga Goitacazes a Tocos. Telefone: 27339999. Att. Rafaela Machado”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Putz...nada, nada contra a cultura afro, perpetuada através das manifestações folclóricas. Só que pelo andar da carruagem, serão 4 anos de apresentação de jongo, grupo que toda Campos sabe que "pertence" a ORÁVIO, a FOFÃO (diretor do Trianon) e a NEUSINHA (mulher de Fofão). Cada apresentação é paga e mto bem paga!

Isto é que é aparelhar a Cultura!!!
Josélia

Rafaela Machado disse...

A pedido do Diretor do Arquivo, o professor Carlos Roberto Bastos Freitas, gostaria de esclarecer que o grupo que se apresentará na comemoração do 8º Aniversário do Arquivo, e que inclusive já se apresentou na mesma instituição em outras ocaisões, é sempre chamado não só pela competência e pela beleza com que representa a cultura afro-brasileira, principalmente a manifestada na nossa região, mas também por que por diversas vezes se apresentou no Arquivo sem que fosse pago por isso, ou a quem interessar possa, porque não recebeu pagamento da instituição que deveria fazê-lo. No entanto, nunca recusaram um convite do diretor para que fizessem uma nova apresentação. Torcemos e acreditamos que dessa vez receberão o que lhes for de direito. Vale ressaltar que o grupo de capoeira estará fazendo a apresentação gratuitamente, apenas por consideração a aguns membros do Arquivo.
Interessante observar que ninguém considera a luta para que essa fetividade possa acontecer. Ninguém vê ou comenta os sacrifícios que são feitos pelos funcionários da casa para que todos os anos uma festa afastada do centro da cidade e ainda voltada para a cultura possa se realizar.