terça-feira, junho 14, 2011

Sustentabilidade: adjetivo ou substantivo?

Do filósofo e teólogo Leonardo Boff em artigo sobre o assunto: “Sustentabilidade serve de etiqueta de garantia de que a empresa, ao produzir, está respeitando o meio ambiente. Atrás desta palavra se escondem algumas verdades mas também muitos engodos. De modo geral, ela é usada como adjetivo e não como substantivo. Explico-me: como adjetivo é agregada a qualquer coisa sem mudar a natureza da coisa. Exemplo: posso diminuir a poluição química de uma fábrica, colocando filtros melhores em suas chaminés que vomitam gases. Mas a maneira com que a empresa se relaciona com a natureza donde tira os materiais para a produção, não muda; ela continua devastando; a preocupação não é com o meio ambiente mas com o lucro e com a competição que tem que ser garantida. Portanto, a sustentabilidade é apenas de acomodação e não de mudança; é adjetiva, não substantiva.

Sustentabilidade como substantivo exige uma mudança de relação para com a natureza, a vida e a Terra. A primeira mudança começa com outra visão da realidade. A Terra está viva e nós somos sua porção consciente e inteligente. Não estamos fora e acima dela como quem domina, mas dentro como quem cuida, aproveitando de seus bens mas respeitando seus limites.”

PS.: Atualizado às 19:02 para corrigir digitação do título da nota.

2 comentários:

Anônimo disse...

Leonardo Boff sobre a "mãe-natureza" e a teologia da libertação. Veja que a apostasia está sendo celebrada.

Parente disse...

Em minha opinião, deveríamos pesquisar e lembrar. Fato que infelizmente o Brasileiro não tem o hábito de fazer e, por conseguinte, sem conhecer a nossa história, pasmem até mesmo contemporâneas, ficam a mercê de (pseudo-s sábios) que defendem a queima e ou eliminação gradativa da cana de açúcar em nome de defender os menos favorecidos, na realidade, deveríamos fazer a seguinte pergunta a quem interessa a queima da cana? Quando começaram a queimá-la? E por quê? Sim, pois o corte era feito sem a queima e neste particular a natureza respondia dando alimento aos cortadores através de, por exemplo, de vários preás que eram consumidas nesta época matando a fome de vários trabalhadores, pois nestas respostas obteremos o X da questão se não era necessário a queima porque passaram a queimar? E SE ERA CORTADO SEM A QUEIMA PODEM OS HUMÍLDES CORTADORES DE CANA CONTINUAREM COM SEUS EMPREGOS SEM MEDO DE PERDEREM PARA OS PODEROSOS COM SUAS PODEROSAS MÁQUINAS. Ai sim o parlamentar tanto no Âmbito municipal, como federal que abraçarem esta causa sem demagogia, terá sim o respeito da população. Espero que a nossa Prefeita compre esta briga em favor dos trabalhadores e da natureza. Pois não devemos esquecer que a cana de açúcar foi e poderá ser a maior riqueza não só da nossa região, mas sim do nosso País, pois além de adoçar as nossas mesas, também e uma fonte de energia renovada e totalmente ecológica, Sem queima das nossas lavouras, mantendo Trabalhadores humildes com seus sustentos honrados e a partir daí, dando, apoio na educação de seus filhos e desta forma sim, por falta desta mão de obra dar lugar às máquinas dos poderosos. Esta ai senhores Políticos uma idéia de graça para os senhores abraçarem.
PARENTE DE GOYTACAZES
Email parente_2012@globo.com.br