sexta-feira, junho 17, 2011

Censo 2010: 86% domicílios de SFI sem rede de esgoto e 75% sem rede água

Os dados do Censo 2010 expôs uma realidade já conhecida: o município de São Francisco do Itabapoana é o que tem um dos mais baixos indicadores entre os 92 municípios fluminenses de qualidade de vida.

Na área de saneamento é terrível: dos 13.497 domicílios do município, 75% deles não têm acesso à rede de distribuição de água. 86% não têm rede de coleta de esgotos. 26% não têm coleta de lixo e 3% não têm banheiro.

O município que tem uma grande extensão com 1.111 km² de área (5º maior do estado), possui 3.866 domicílios não ocupados e 7.963 domicílios ocupados ocasionalmente, a maioria nas praias de seu imenso litoral, que somados totalizam 11.829 domicílios, que quase iguala os 13,4 mil ocupados.

Mesmo com o maior litoral entre todos os municípios fluminenses, SFI não recebe royalties como produtor, ficando espremido, pelas regras atuais de rateio entre São João da Barra e Presidente Kennedy no estado do Espírito Santo, dois produtores de petróleo.

Tem-se informação de alguns investimentos que estão sendo feitos no presente pelo governo estadual, mas, isto é muito pouco diante da precariedade de equipamentos públicos do município e das demandas de seus 41 mil moradores.

Pode ser legal, sob o ponto de vista jurídico, mas inadmissível, sob o ponto de vista político e de cidadania que seus vizinhos recebam milhões e bilhão em royalties, enquanto por lá, as necessidades são de toda a sorte.

Lamentável, que além do governo estadual (este e os anteriores), também, os gestores dos ricos municípios vizinhos ignorem o fato e não tenham pensado num projeto regional de desenvolvimento.

PS.: Atualizado às 15:18: Dos 10.075 domicílios sem acesso à rede de distribuição de água no município de SFI, 3.821 domicílios estão na área urbana e 6.254 na área rural, destes últimos, 5.860 domicílios usam água de poço e 394 não têm nem poço.

2 comentários:

Anônimo disse...

Além das questões tratadas, maus governos administrando nossso querido minicípio!

Marcos Paulo disse...

"CAMPANHA VAMOS EXPULSAR OS 7 MIL FANTASMAS DA PREFEITURA DE SFI!". Você já orou hoje para explusar "eles"? Se não Orou, ore! Você já rezou hoje para expulsar "eles"? Se não rezou, reze! Hoje é sexta-feira, dia de "tocar tambor", quem for pra algum "terreiro", não esquecer de colocar o nome da Prefeitura no despacho para esses "fantasmas" irem embora!!!!!!!! A corrente tem que ser forte!!!