segunda-feira, junho 06, 2011

A linha do tempo dos indicadores de Sustentabilidade

A sistematização do quadro é de autoria é do Bernardo Eckhardt que atualmente é analista ambiental do Ibama a partir das análises e estudos do professor José Eli da Veiga. Vale sua conferida. Ela relembra de forma cronológica a evolução do conceito ao longo de um período de aproximadamente 60 anos, com registro dos seus marcos. Um excelente material para análise e uso didático, especialmente, por aqueles que atuam na docência, mas não exclusivamente. Para ver em tamanho maior, como convém, clique sobre a imagem. O autor do diagrama diz sobre sua elaboração: "Depois de ler o livro "Mundo em Transe: do aquecimento global ao ecodesenvolvimento" de José Eli da Veiga, tive a idéia de sistematizar uma "Linha do Tempo" que mostrasse a evolução dos Indicadores de Sustentabilidade no contexto histórico, político e econômico tão bem apresentados pelo autor. Este diagrama foi validado pelo próprio José Eli e tem a intenção de contribuir com a discussão na área ambiental, ajudando no processo de construção de indicadores ambientais e de desenvolvimento sustentável. E servindo de subsídio para o Relatório de Qualidade do Meio Ambiente."

8 comentários:

Maria da Graça disse...

Roberto, sou doutoranda em Administração e quero trabalhar com sustentabilidade. podes me enviar tua linha de tempo para que eu a utilize em meu trabalho? Uso bastante o José Eli Veiga. Meu e-mail é nogueiramg@ig.com.br. Obrigada, att.

Unknown disse...

Olá Roberto. Sou mestrando em desenvolvimento regional e também estou usando muito José Eli da Veiga no meu projeto, que trata dos Indicadores de sustentabilidade para a propaganda. Se possível encaminhar a Linha do tempo, agradeço. Meu e-mail: prof.elsonmota@gmail.com Obrigado.
Elson Mota

Roberto Moraes disse...

Caros Elson e Maria da Graça,

Enviei por e-mail o arquvo da Linha do Tempo da Sustentbilidade.

Sds.

Anônimo disse...

Caro Roberto,
Faço doutorado e trabalho com indicadores, é possível me encaminhar a linha por e-mail.
Agradeço,
Nilton (niltonadao@hotmail.com)

Viaje na Viagem disse...

Olá Roberto! Será que você pode me encaminhar a linha do tempo por e-mail?
Agradeço,
fernanda.ribsl@gmail.com

Roberto Moraes disse...

Cara Fernanda,

Já enviado por email.

Cláudia disse...

Prezado Roberto, solicito a gentileza de me enviar a linha do tempo por e-mail. Agradeço muitíssimo. Cláudia
(cbraga2009@gmail.com)

Roberto Moraes disse...

Cara Cláudia,

Já Enviada a LT.

Abs