segunda-feira, outubro 31, 2011

Folha de São Paulo questiona qualidade do uso nas cidades dependentes dos royalties

Em matéria veiculada hoje, o jornal paulista, em matéria aqui, questiona a qualidade do investimento dos recursos dos royalties nas cidades chamadas de dependentes dos royalties usando índices de educação e saneamento: Bonança do petróleo não melhora cidades

“Com os cofres inchados pela arrecadação de royalties do petróleo, municípios brasileiros não conseguem melhorar seus indicadores sociais, mas gastam dinheiro público até em obras faraônicas, informa reportagem de Sílvia Freire e Matheus Magenta, publicada na Folha desta segunda-feira (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Levantamento feito pela Folha nas 20 cidades mais dependentes dos royalties em relação a suas receitas encontrou investigações por suspeita de irregularidades ou mau uso desses recursos.

No último dia 19, o Senado aprovou um novo modelo de distribuição das receitas do petróleo. Isolados, os Estados e municípios produtores, Rio e Espírito Santo principalmente, foram derrotados e vão perder no total cerca de R$ 3,6 bilhões no próximo ano.

A proposta, no entanto, ainda precisa ser analisada pela Câmara.”

7 comentários:

Anônimo disse...

Estão vendo só porque querem tirar os royalties?

Gestão administrativa ruim gera baixos índices em educação, fisiologismo com terceirizados para manter eleitores cativos, licitações e obras de qualidade questionável e preços acima de mercado, ruas em péssimo estado.

Política de assistencialismo de 1 Real, onde se deveria ensinar a pegar o peixe, no entanto as ruas estão cheias de mendigos dormindo nas sarjetas, falta de remédios e o poder público municipal nada faz para melhorar isso.

Nossa cidade está mal cuidada, sem estruturação para um crescimento ordenado.

O slogan Campos Meu Amor é irreal, na verdade parecem que odeiam a nossa cidade!

Bruno disse...

Sou contra perdemos o Royalties pq bem no fundo tenho esperança q vai aparecer alguém descente para governar esta cidade, mas por outro lado, os vários péssimos exemplos q nossos governantes dão, com inúmeros processos e cassações, é questão de muito pouco tempo perdermos esse benefício, oq também não vai mudar em nada as cidades q passarão a receber, pq os políticos de lá tem o mesmo sangue e ambição dos políticos daqui, portanto, os Royalties passaram a ser mal administrados também em outras cidades do Brasil.....

O problema do Brasil vem desde o descobrimento, nossos "Brilhantes" colonizadores em momento algum quiseram construir aqui uma nação, eles viram aqui uma mina de ouro que enquanto puderam levar vantagem o fizeram, e essa mentalidade está impregnada em nossa grande maioria, infelizmente essa é a realidade....

Anônimo disse...

Gostaria que também houvesse um levantamento do que foi feito e o que deixou de ser com o dinheiro (bilhões) do ICMS do petróleo que vai para São Paulo, sendo este o único produto nacional que este imposto não é pago no local da origem, ou seja, no presente caso da produção!!!

At,

Ex-Preocupado

Anônimo disse...

Esta demorando pra acabar com essa galinha dos ovos de ouro, isso aqui não existe..ô cidade maltratada, governada por incompetentes e gananciosos!

Anônimo disse...

Concordo com o comentário do Bruno... e acrescento:
um país formado em sua maioria pelo europeu DE PORTUGAL, africano e índio não tem como dar certo.
Não é preconceito em relação às raças/etnias, me refiro à mentalidade e cultura dessas. É só uma questão cultural e histórica mesmo.

Anônimo disse...

Mas, tem exceções. No gráfico aparecem cidades com índices excelentes na educação básica e no saneamento.

Antonio Carlos disse...

Desculpe Roberto, inadvertidamente postei incorretamente um comentário sobre qualidade do uso nas cidades dependentes dos Royalties na postagem sobre "Desrespeito grave à Justiça e ao MPE"

Então solicito que o mesmo seja movido para o lugar correto.

Grato

Antonio Carlos