segunda-feira, outubro 31, 2011

Ainda os comentários da doença de Lula

Apesar de discordar politicamente do Cesar Maia e da maioria das suas posições, o fato não me impede de continuar a conhecê-la e, vez, por outra, identificar alguma concordância. Assim, vi mais um exemplo no seu ex-blog, agora enviado por e-mail, na manifestação que fez sobre a doença de Lula, que resolvi trazer para este espaço.

Além do posicionamento sobre a questão política, merece reflexão, sua posição sobre o trabalho dos líderes políticos e a consequência sobre a saúde deles. Confira o texto abaixo:

“A absurda discussão sobre os efeitos políticos da doença de Lula!” “1. Os humanistas -que tem a pessoa humana como razão e centro dos objetivos políticos- devem se negar a participar de especulações sobre o futuro político em função da doença de Lula. O que cabe é a solidariedade pessoal, a energia de uns e a oração de outros, para que Lula se reestabeleça rápida e plenamente. E nada mais. 2. Até porque os efeitos sobre o imaginário popular -em curto e médio prazos- são imprevisíveis entre os latinos. Vide Argentina recentemente. Vide Brasil de Tancredo. Sendo assim, nem é cristã essa especulação, e ainda é inócua. As energias devem se voltar para a recuperação pronta de forma a que o debate político se dê em seu campo próprio com Lula na plenitude de suas forças. E aí sim as ideias devem ser confrontadas. 3. Mas a coincidência do mesmo mal em líderes em função de governo como Chávez, Lula, Lugo e Dilma, deveria levar a uma reflexão sobre a relação entre o estresse político e a alteração do equilíbrio celular. No caso de Kirchner isso ficou patente, embora não tenha falecido por ocorrência de tumor. Os líderes nos EUA e na Europa cuidam de suas jornadas de trabalho e dos períodos de férias e relaxamento. Aqui, os líderes se jactam por dar publicidade a serem workaholic - trabalhadores compulsivos.”

2 comentários:

AngelMira disse...

Bastante sensato. Penso dessa forma também.

Salvador costa disse...

Lula eu sou um torcedor seu sempre estive com você não me conhece pessoalmente mais acredite eu peço a Deus que você se recupere e volte a su total felicidade com o sorriso nos lábios e estamos te esperando de novo sei que Dilma está está dando continuidade ao seu trabalho, é o tempo de você fazer um checape na saúde descansar E voltar . a presidência é o seu lugar. Abraço