segunda-feira, outubro 10, 2011

Duplicação da BR-101

Há, atualmente, pelo menos cinco frentes de obra para duplicação do trecho entre Campos e Rio Bonito. Mais próximo a Campos o maior canteiro está logo depois do pedágio (sentido Campos-Rio), próximo à entrada de Quissamã. Uma frente estava sendo aberta, nesta segunda-feira, entre Caixeta e Serrinha.

Os problemas do licenciamento ambiental que foi dado pelo Ibama à concessionária Auto Pista Fluminense S.A. foram maiores no trecho entre Macaé e Rio Bonito, porque neste trecho a estrada corta três unidades de conservação ambiental, sendo duas reservas a da União e de Poço das Antas e a APA (Área de Proteção Ambiental) do Rio São João.

As medidas previstas para proteção da fauna serão a instalações de telas altas, nas laterais da rodovia, nos trechos em que corta estas unidades de conservação para impedir a passagem de animais, e ainda, a construção de dutos subterrâneos ligando os dois lados da rodovia.

Pelo que se pode vislumbrar ao passar pela rodovia, a obra caminha em ritmo acelerado. Certamente causará transtornos (já está causando) por conta da recomposição do asfalto, que exige o trânsito em apenas uma pista, e ainda, simultaneamente, a preparação da segunda pista de rolamento.

5 comentários:

Moacyr disse...

Com certeza, sendo uma obra sob o comando de uma empresa privada e séria, a A Auto Pista Fluminnense. Além do valor ser inferior em 200%, cada 1 KM, que a Dulpicação da Av. 28 de março até Goitacazes.

Garanto que tal obra(duplicação da BR-101) além de ser 9 vezes maior que a Duplicação até Goitacazes. Talvez termine antes que a nossa, que é uma obra que estaria superfaturada e que deverá ser concluída bem próximo das eleições municipais do ano que vem.

Isso é a coisa pública.Os governantes fazem o querem e quando querem.

Anônimo disse...

Espero que as obras continuem, sem interrupção.

Que mais frentes de trabalho se iniciem, pois é ima obra demorada.

Uma dúvida persiste: As pistas duplicadas serão separadas por guard rail/ muretas?

Pelo volume do tráfego, imagino que seja inconcebível as duas pistas sem muretas para separar as duas pistas.

Anônimo disse...

Tem como saber quantos quilômetros da duplicação são concluídos por mês?

denis disse...

É um mal que vem para o bem, essa tão sonhada obra já passou da hora de sair e com o Porto do Açu isso se torna cada vez mais necessário. Espero que adiantem o quanto puderem essa duplicação, para não só poupar tempo e vidas, mas para trazer o mínimo de segurança necessária. Espero que não parem por ai também, pois acredito que o trecho entre Rio e Vitória terá um aumento significativo nos próximos anos, os governos precisam melhorar muito as vias públicas e investirem bem mais em outros meios de transporte.

Anônimo disse...

Passei por lá: obras em ritmo de tartaruga e poucos funcionários. Pena o Brasil permitir que os presidiários permaneçam deitados eternamente em berço explêndido, ao invés de colocá-los pra ralar numa obra como esta. Bem... fazer o quê né ? Tem até auxílio reclusão do governito federal...
Bandido bom, é bandido gordo !