terça-feira, janeiro 31, 2012

A contrução do canal no Porto do Açu pelo release da LLX

O blog recebeu e publica o release com texto e fotos de imagens recentes da construção do canal do estaleiro no Comlexo do Açu enviados pela Assessoria de Imprensa da LLX:

"Construção de canal no Superporto do Açu avança em ritmo acelerado

A construção do canal do Superporto do Açu segue a todo vapor. Com obra iniciada em agosto do ano passado, o canal já conta com 1.400 metros de extensão, 8 metros de profundidade e mais de 200 metros de largura. Desenvolvido pela LLX, empresa de logística do Grupo EBX, a obra integra o TX2, terminal onshore do empreendimento em construção em São João da Barra (RJ).

O entorno do canal que integrará o TX2 terá 13 km de cais, 300 metros de largura e profundidade entre 10,5 e 14,5 metros. Nele estarão instalados a Unidade de Construção Naval da OSX (empresa do setor de equipamentos e serviços para a indústria naval offshore de petróleo do Grupo EBX) e o Terminal Multiuso da LLX, além de uma série de empresas para apoio à indústria offshore. A previsão é que a construção do canal seja concluída em 2013.

O TX2 também contará com profundidade de 18,5 metros no acesso ao canal, na altura do quebra-mar. Neste local serão movimentados carvão e supply boat.

Dragagem

A primeira fase da dragagem do canal está sendo realizada pela draga Cyrus II, da empresa holandesa Boskalis. O equipamento, de corte e sucção, retira a areia do local. O material é levado, por tubulação, para um aterro.

Esta foi a primeira vez no mundo que uma draga iniciou a construção de um canal em mar aberto, sem a construção prévia de um quebra-mar.

Outras duas dragas ainda serão usadas durante a construção do canal. Na segunda fase da obra, prevista para fevereiro, será utilizada a draga holandesa Sea Way. Ela realizará o aprofundamento do canal dos atuais 8 metros para 14,5 metros de profundidade. A Sea Way estava sendo utilizada no México e possui 171 metros de comprimento, 22 metros de largura e capacidade de sucção de mais de 30 mil m³ por hora.

Já no mês de abril, ainda para trabalhar na dragagem do canal, chega ao Brasil a terceira draga holandesa Cornelus Zahnen.

TX2

Com uma área total de 8 milhões de m2, o TX2 possui 2 milhões de m2 para a instalação de indústrias de apoio offshore e se consolida como um importante pólo de apoio para a indústria de petróleo e gás, capaz de movimentar ainda carvão, produtos siderúrgicos e granéis sólidos e líquidos.

Entre as empresas que já assinaram contrato para instalação de unidade no TX2 estão a InterMoor, de apoio logístico e serviços especializados à indústria de óleo e gás e as empresas de produção de tubos flexíveis para a indústria offshore, NKTF e Technip Brasil.

Com localização privilegiada na região Sudeste, o TX2 está no ponto mais próximo da costa com relação à Bacia de Campos, em frente a 85% da produção brasileira de petróleo.

Com mais de 30 berços para atracação de navios e profundidade entre 10,5 e 18,5 metros, o desenvolvimento do canal permitirá a movimentação de escória, granito, produtos siderúrgicos, granéis sólidos e líquidos e atividades de apoio à indústria offshore."

7 comentários:

Vitor disse...

E os impactos, professor?

Anônimo disse...

Gigantesco esse empreendimento.

Bilionário, Eike Batista, é um homem de muita visão e de muita coragem coragem, além de ser abençoado por Deus.

Se Eike é dono de várias empresas que paga impostos, remumera dignamente os funcionários, respeita os clients e não agride o meio ambiente, cumprindo as leis ambientais, então merece todo nosso respeit; Ao contrário da classe política, que ficam ricos com dinheiro público, da corrupação, esses sim, deveriam se envergonhar, porém, nunca vai acontecer isso.

Desejo sucesso aos empreendores. Quanto mais eles prosperarem, melhor para o país.

Anônimo disse...

E você acha que Eike não tem comprometimento com político corrupto? Você acha que uma pessoa passa anos morando na Alemanha e volta de cara comprando uma mina de ouro no lugar certo no meio do nada no Brasil sem informação privilegiada. Eike é um supersticioso pela-saco de comunista. Ele é o tipo do capitalista que o comunismo fala mal mas é ao mesmo tempo anjo da guarda.

Anônimo disse...

Ele(Eike), não é daqui, mas tá trazendo desenvolvimento e riqueza para a região. Tá investindo aqui.

Ao contrário dos políticos milionários de nossa região, que ganham o dinheiro daqui e aplicam ou escondem o dinheiro dessa corrupção em paraisos fiscais(outros países),ou até em outros estados brasileiros. Por isso nossa região não cresce como deveria crescer,porque esse dinheiro vai para outros lugares e não serve para desenvolver o nosso município.

denis disse...

Muito honesto o Eike Batista, pena que nem todos os Brasileiros têm informações privilegiadas e empréstimos magníficos do BNDS.
Em relação a essa matéria é inevitável um comentário, a empresa a qualquer custo tenta por para a imprensa local que o empreendimento anda a todo o vapor, mas o tempo que gasta com isso poderia gastar no escritório dos políticos para fazerem melhorias ao menos nas vias que chegam ao empreendimento. São mais de 4 anos e os governos não fizeram 1 km de asfalto na área no entorno do empreendimento e agora com o início da construção do estaleiro as estradas de terra além de ficarem deterioradas no tempo seco é só poeira, o calçamento onde os caminhões estão passando já dá sinais de problemas. Alô prefeitura, alô governador, vamos investir um pouco, só cartões não dá, esse tipo de política é insustentável, vamos capacitar os jovens desde o ensino fundamental ao médio, como o município é pequeno e ainda tem um número de estudantes relativamente baixo, temos que investir nessa juventude. Quando teremos uma visita do governador para anunciar um bom centro de Educação, de esporte, afinal as olimpíadas serão onde? Enfim, o empreendimento está ai e pode caminhar melhor se o governo fazer a parte dele, agora se como empreendedores se eximirem de suas responsabilidades e empurrarem apenas para uma conta que tem que se pagar em conjunto não dá.

Anônimo disse...

Não agride o meio ambiente?
kkkkkkkk!!!!!!!
Sao João absorveu projeto REJEITADO por Santa Catarina.
Impactos mil, mas é santo e generoso.
Um verdadeiro MIDAS.Para ele.

Anônimo disse...

Só quem mora proximo a esse empreendimento sabe o quanto ele agride o meio ambiente. Veio bastante oportunidades de emprego, beleza,mas dinheiro nenhum paga o desrespeito e a forma que somos tratados. Não se pode trocar vidas humanas por poder financeiro. Isso tudo um dia passa ,nada disso valera à pena...o que parece ser bom hoje,amanha só Deus sabe. É como saborear um belo churrasco farto de gordura,e depois morrer infartado.nao se pode jamais brincar de Deus,pois Ele é único e pode intervir.. A areia e maresia ja começa a afetar nossa localidade que fica + ou-uns 25 min do complexo, por conta do vento forte de nossa regiao trazendo essa poeira para nossas casas. A nossa agua ja foi afetada pelo sal que é despejado no nosso solo e vai direto para o lençol freatico.