terça-feira, setembro 11, 2012

2ª pergunta aos candidatos a prefeito em Campos

Aproveitando o release sobre a questão da AIC na nota abaixo, o nosso blog parte para uma segunda pergunta aos candidatos a prefeito de Campos:

Enquanto prefeito(a) eleito(a) o(a) senhor(a)está disposto(a) a informar quanto sua eventual gestão à frente do município de Campos dos Goytacazes pagará à mídia em Campos?

A atual gestão gastou mais de R$ 60 milhões em propaganda e publicidade. Como o dinheiro foi para a conta da agência contratada, ninguém ficou sabendo quanto cada empresa recebeu neste período do erário (orçamento público).

Duas televisões, dois jornais e cinco ou seis rádios dividiram o seu tal qual nas gestões anteriores. Pois bem, a pergunta é: informarão ou não o que a PMCG paga mensalmente a cada uma delas?

Se a primeira pergunta já não havia na mídia ninguém interessado em fazê-la imagine esta?


4 comentários:

Anônimo disse...

Era mensal os pagamentos?

Anônimo disse...

então é mensalão?????????????

aaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhh

é por isto???????? jabáaaaaaaa

Publicitario disse...

Contas dessa natureza são de difícil conclusao sem o edital em maos.

Primeiro, pq geralmente são feitos licitações anuais ou bienais dessa natureza. Assim sendo, nao é possivel saber se foram 30mi/ano ou 60 para um ano inteiro.

O montante citado num unico mes, nem querendo muito.

Em segundo lugar, as propostas de campanhas anuais sao apresentadas quando da licitação. O grosso deste valor é investido, claro, nas midias citadas. Mas é ilusório acreditar que só é empregada nisso.

Banners, galhardetes (como os que ostentam alguns postes da cidade), outdoors, mídia eletronica, convites e papelaria (cartoes, timbrados, folders, etc) - alem do custeio da produção dos audios, VT's comerciais e outros - geralmente saem deste valor total. E nao custam pouco.

O "normal" de grandes empresas (citando o caso das particulares) é investir de 2 até 10% do valor bruto de sua receita em publicidade.

Resumindo, é um valor alto olhando-se a "olho nu", mas não chega a 0,5% do montante anual do orçamento municipal.

Paulo Maciel disse...

Há um "porém" que o "portal transparente" tambem nao cita com precisao:

Alem do investimento em mídia (necessario em muitos casos, como campanhas de saude e turismo/negocios e escusamente utilizado para vangloriar conquistas que nao passam de mera obrigaçao), há uma "conta que nao fecha".

É sabido (mais por debaixo dos panos que por cima) que os Clubes da cidade recebem um "incentivo" mensal da Prefeitura. Sejam eles de qual natureza for e, pior, em qual estado que estejam, cada um tem sua "mensalidade" de acordo com sua "importancia".

Em troca de tal "beneficio" (??), os clubes oferecem atividades a crianças carentes e da rede municipal de ensino, dentre outras coisas que, nem lendo muita página de esportes dos jornais locais, vi algum dia acontecer mesmo.

Lembro-me de ter ouvido dizer que, um clube da cidade, que mal dispunha de um campo de futebol mal-acabado, recebia 12 mil - isso na epoca do fim do governo de 2000/2004.

Ja diria Galvao Bueno: "pode isso, Arnaldo?"