segunda-feira, setembro 10, 2012

Ciclovias e o Plano Diretor

Quem comenta o assunto é o universitário do 8º Período de Arquitetura da Fafic, Francisco Cruz:

“Professor estou lhe enviando um dos artigos com representação gráfica de nosso plano diretor atual com algumas das leis do uso e parcelamento do solo (7.975 iii) que trata de como deveria ser nossas arteriais, coletoras e vias de circulação. Como da pra perceber nem na arthur bernardes e a suposta duplicação até Goytacazes, a ciclovia e as caçadas tem a largura totalmente fora dos padrões da lei. E observe que em todas as situações de artérias e coletoras ha os acostamentos, o que proibiram na Arthur Bernardes, mas em vias de circulação normal pelo plano diretor não poderia haver estacionamento, o que não acontece, ex. Rua Ten. C. Cardoso, Goitacases, Ipiranga e muitas outras. Mas ai entra a falta de estacionamento; mas para que criaram leis que não conseguem cumprir? Sabemos que não cumprem por que não querem, falta atitude e vontade de criar um verdadeiro plano viário que reduza o sofrimento da população pois, ainda temos muito dinheiro para infraestrutura inclusive desapropriações, só não pode superfaturar por que ai nenhum orçamento bilionário vai dar jeito.

Sou estudante do curso de Arquitetura na Fafic no 8° periodo e neste semestre estamos estudando o plano diretor e suas diretrizes e infelizmente vemos que nem os grandes e pequenos construtores e o proprio poder público não o cumprem, pois se isto fosse feito teriamos melhores habitações e um plano viário bem melhor do que o caos que vivemos".


8 comentários:

Anônimo disse...

PROFESSOR ROBERTO, POR FAVOR TIRE O TAPA OLHO. SERÁ QUE O ATUAL GOVERNO DE CAMPOS NÃO FEZ NADA DE BOM PRA CIDADE?

Roberto Moraes disse...

Ser você lê o blog com frequência vai ver as referências sobre a gestão.

A discussão não está em saber quem com R$ 2,2 bilhões por ano ou quase R$ 10 bi num mandato fez alguma coisa.

Até Pluto e Pato Donald fariam.

Aliás, ela fez mais que os governos anteriores, apenas um pouco, mas, com muito mais dinheiro.

É exatamente este o desafio fazer a população compreender que com este dinheirão todo há mais por fazer do que feito.

Casas mal feitas e caras, embora com prioridade correta.

Transporte a R$ 1, mas, com poucos ônibus e estrutura de transporte sem grande alterações diante do que foi gasto e do que se necessita.

A melhoria anos bairros é a mesma coisa, medida correta, valores superfaturados.

A saúde com mais dinheiro e patinando.

A educação no último lugar do estado.

Assim o tapa olhos realmente precisa ser removido.

Abraços.

Anônimo disse...

Isto é um tapa no olho!

Anônimo disse...

Francisco: Tens razão. E é só, por hoje.

Anônimo disse...

É professor, parece que o campista se acomodou de tal forma que pode roubar mas faz, ou pra que cumprir o Plano Diretor? o transito esta maravilhoso temos transporte de qualidade nossas ruas e avenidas estão dentro da legislação enfim esta tudo uma maravilha. como diria meu saudoso pai perderam a vergonha na cara e não estão nem ai se seu semelhante esta se ferrando nesta torre de Babel onde o primeiro e segundo colocado estão inelegivel e os caras tapam os olhos mesmo sabendo da instabilidade juridica que os malucos vão causar, coisas de 22.Francisco

Anônimo disse...

Prezado Roberto. Seja quem for o próximo Prefeito, se não Incluir como Prioridade a Mobilidade Urbana, a cidade vai parar. Se não sabem como fazer, contratem especialistas no assunto. Não podemos esperar mais do que o caos que já está instalado na nossa cidade. Aguardo manifestação de quem de direito.

Anônimo disse...

Prezado Roberto. Seja quem for eleito, o proximo Prefeito, deveria priorizar o item Mobilidade Urbana, sob o risco, se não fizer, da cidade parar, literalmente. Hoje, já vemos e sentimos como está o transito em nossa cidade, imagine, quando em operação o Complexo Portuario do Açu e o do Farol. Com todo respeito. Se não sabem como fazê-lo, contratem um especialista no assunto. Não há como desconsiderar
a exclusão do Viaduto da Av. Arthur Bernardes sobre a Av. 28 de Março, por exemplo. Vamos pensar no amanhã, que já é hoje.

Leonardo EMA disse...

As pessoas deveriam ir a pé para o serviço se possivel ou voltando dele. Depois de quase uma década sedentário,e já eu com os meus 28 anos e ainda mais com um ganho de 23 kilos nos ultimos 4anos ( pesava 74 kilos antes , 1,75 de altura que tenho) mudei radicalmente minha alimentação e hábitos neste mês de setembro. Comecei a fazer alguns "teste de desempenho" . Indo para o serviço a pé e calculei quanto tempo levaria, deu 1:30 o tempo do percurso do Jockei 2(perto do galpão de TRIOeletrico ABERTURA) ate as proximidades do IFF onde é meu local de trabalho.De bike geralmente levo uns 40-45 minutos, mas andar a pé é 1000 vezez melhor do que o "camelinho" gerando uma série de melhorias em no sitema circuladorio e cardiaco e em todo o corpo em geral.

No local de trabalho quando disse aos meus colegas que eu vinha de bike e o tempo que eu levava no percurso eles ficaram meio que abismados rsrsrs falavam "oque?isso tudo? essa lonjura toda de bicicleta? como vc consegue meu Deus?" Fiquei muito mais chocado quando descobri que algum deles vinham de carro para o serviço e o detalhe é que moravam em bairros bem proximos do local de trabalho nao passando de 20 minutos da casa dos mesmo ate o local de serviço. Pensei um pouco comigo mesmo " MEU DEUS mas que máquina é esta que corrompem os corações dos homens ,estão todos hipnotizados pelo brilho colorido do metal recem polido que dilacera a carne quando mal conduzida,pelo cheiro sintético impregnado no couro arrancado do pobre animal que pastava os campos, pelo som das explosões poluentes como se fossem micro bombas atomicas envenenando nosso ar a cada instante. Estao todos virando uns verdadeiros escravos-Zumbis do petroleo".

Olho geralmente os carros quando estam parados no sinal e metades deles so tem uma pessoa dentro dele e nehum passageiro, se as mesmas largassem um pouco esta maquina e intercalassem caminhadas e indas de bicicleta aos seus respectivos locais de trabalho como a vida seria melhor para todos não é mesmo^^?.Deixem o carro para noites e finais de semana com a familia ou amigos e companheiros e quando necessario pessoal por favor!

É uma questão complicada esse nosso planejamento urbano, calçadas totalmente em desalinho umas com as outras nos bairros ou ate mesmo nos centros, falta de uma area verde específica nas calçadas e de vegetaçao adeguada que nao enfluencie negativamente na rede eletrica, falta de ciclovias adequadas e a "Dinastia do automovel que impera em abssoluto em nossas mentes.Exite tanta coisa a se fazer mais pouca gente interessada em nossas prefeituras.

EMA(ex-aluno de Meio Ambiente)