sábado, setembro 15, 2012

14º Maior orçamento entre as 5,5 mil cidades brasileiras

Alguns candidatos que formulam, corretamente, críticas comparando o nosso generoso orçamento e o que ele produz, em termos de resultados das políticas pública,s têm se equivocado ao dizer o município de Campos dos Goytacazes tem o 5º maior orçamento do país.

A informação está incorreta como você pode ver baixo no rankinng elaborado em estudo da Frente Nacional de Prefeitos, com dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), e publicado no Anuário MultiCidades.

O município que é o quinto em receitas do orçamento é Porto Alegre com R$ 3,5 bilhões quase o dobro do município de Campos dos Goytacazes que está em 14º lugar no ranking.

O equívoco não altera a validade do questionamento, já que o problema é efetivamente muito grande, especialmente, porque, entre as quatorze maiores receitas, o município de Campos do Goytacazes é o que tem, disparado, a menor população.

Nesta lista, o outro que tem população mais próxima é o do município industrializado de São Bernardo do Campos, em São Paulo com, quase o dobro da população de Campos, com 765 mil habitantes.

No ranking que usa os últimos dados oficiais disponíveis dos orçamentos de 201o, pode-se ver ainda que só quatro municípios não são capitais, e destas, três são do rico estado de São Paulo (Campinas, Guarulhos e São Bernardo) e a outra é Campos dos Goytacazes.

É certo que é mais fácil em termos de comunicação passar uma informação de quinto do que de décimo quarto, mas, acima de tudo, a informação correta mostra respeito ao eleitor. Veja abaixo o ranking:


PS.: Atualizado às 18:54: Para incluir o comentário do engenheiro José Ronaldo Saad:

"Prezado Professor Moraes
Sua postagem sobre Orçamentos Municipais ficaria melhor complementada com o acréscimo da tabela abaixo que mostra com clareza a REAL POSIÇÃO no ranking nacional dos orçamentos - levando em conta o tamanho da população "beneficiada".

Nossa infelicitada cidade é, disparado, a primeiríssima em todo o país !

E é isso que se vê aí.
Saudações
J Ronaldo."


PS.: Atualizado às 19:20: José Ronaldo Saad calculou o orçamento per capita entre as 14 maiores receitas citadas na tabela do ranking acima. Porém, se usássemos todo o universo dos 5,5 mil municípios brasileiros, os vinte maiores orçamentos per capita são os da tabela abaixo, constante da mesma publicação, Anuário 2011, da Frente Nacional de Prefeitos:


3 comentários:

Anônimo disse...

E São joão da Barra, quanto tem de per capita? Uma cidade pequena que recebe milhões e não evoluiu quase nada nesses ultimos anos a não ser pela questão de empregos na construção civil graças o porto, mas os comércios não contrataram, pra onde vai o dinheiro dessa cidade?

Anônimo disse...

Caro Roberto, aceito sua observação qto. ao 5o. colocado e o respeito à verdade mas, será que em 2012 esse resultado hoje já não seria a realidade colocado como figurativa ??
JOSEGERALDO44

Roberto Moraes disse...

Impossível.

Em 2014, pode ter avançado uma ou duas posições. Nunca ir até a quarta posição.

Sds.