sexta-feira, setembro 07, 2012

Dilma interrompe a Avenida Brasil

O anúncio ontem, no intervalo da atraente novela Avenida Brasil, sobre a redução histórica das tarifas de energia elétrica em aproximadamente 15%, para os consumidores residenciais e 28% para as indústrias foi muito significativa e simbólica.

Esta decisão que reduz o chamado e criticado “Custo Brasil”, junto do anúncio de um grande plano nacional de logística, aliado ainda ao programa “Universidade Sem Fronteiras” com apoio para milhares de jovens estudar no exterior (o projeto prevê apoio a 100 mil universitários), criam condições excepcionais e estratégicos para o desenvolvimento (e não apenas o crescimento econômico) e inserção do Brasil numa nova posição no cenário continental e internacional.

É possível que muitos que assistiram este anúncio ontem, não tenham noção da importância de tudo isto sobre o desenvolvimento do nosso país e sobre as nossas vidas.

As palavras complicadas como de competitividade, logística, e mesmo desenvolvimento pode parecer vazias, mas, a histórica redução da tarifa de energia elétrica para o cidadão não. 

O apoio à educação nos diversos níveis, apoiado e financiado com a potencialidade que as reservas de petróleo e do pré-sal trouxeram ao nosso país condições que viabilizam novos cenários.

Está correta a presidenta em politizar e informar a população sobre estas questões. Acompanhemos os desdobramentos destes projetos.

4 comentários:

Leonardo EMA disse...

Notícia boa esta, mais ao meu ver atrasada levando-se em conta que o custo de produção de Itaipu repassado ao consumidor( 20% sobre a conta de luz) deveria ter acabado em 1995, mais por processos obscuros e estranhos de nossos represetantes, foi prorrogado as presas por mais 20 anos apartir daquela dada.Ainda continuamos a pagar os 20% e vem a senhora Dilma falando palavras bonitas no 7 de setembro rsrsr. Eu quero saber se ela vai devolver esses 20% cobrados desde 1995?

Leo disse...

Olha Roberto, as pessoas tem comentado na internet a respeito dessa queda na tarifa da conta de energia elétrica e estão ligando esse fato à cobrança abusiva que sofremos nos últimos anos. Veja mais em http://www.implicante.org/blog/sabe-a-reducao-da-conta-de-luz-a-dilma-te-fez-de-trouxa/

Roberto Moraes disse...

Olá Leonardo,

Ela é abusiva desde do apagão da época de FHC.

Porém, só agora, aproveitando uma conjunção de fatores ela está sendo reduzida com enorme impacto em toda as cadeia produtivas causando um fatos positivo e um ciclo virtuoso.

Isto é o importante.

O resto é blá-blá-blá.

28% a menos na indústria é uma redução muito mais importante do que a da tarifa residencial porque ela arrastas um conjunto de outras decisões.

Sds.

Leonardo disse...

Roberto,

Você acha então que além desta redução de tarifa, o governo terá que devolver o valor indevidamente cobrado por erro de cálculo da última década?

Se sim eu me darei por satisfeito.