quinta-feira, setembro 06, 2012

Caixa-preta nos carros

O Parlamento Europeu já deu sinal verde exigindo a caixa preta nos veículos produzidos nos 27 países da União Europeia, a partir de 2015. Segundo os alemães, desde que os carros da polícia de Berlim passaram a ter “caixa-preta”, em 2010, os acidentes envolvendo seus veículos caíram 38%.

A peça pode ser instalada no painel ou junto ao motor e sua tecnologia ajuda os investigadores a determinar causas avaliando velocidade, desaceleração, tempo de freada, etc. que serão gravadas nos segundos precedendo a colisão.

Os defensores da tecnologia dizem que ela poderá também servir para melhorar o ambiente, ao se ter melhor controle sobre eficácia energética, poluição e manutenção à distância dos carros.

Seu custo ainda não é divulgado, mas fala-se em “centenas de euros”. Os questionamentos são desde o preço até aos riscos das seguradoras usarem os dados para decidirem se indenizam ou não os motoristas envolvidos em acidentes.

Há quem fale sobre riscos de adulterações, segurança de dados e questões sobre responsabilidade pessoal e até sobre o uso das informações para a polícia responsabilizar criminalmente os condutores. As seguradoras só enxergam vantagens e por isto, já acenam com reduções de 15% para carros segurados com caixa-preta.
Fonte: Valor.

Comentário do blog: O big-brother sobre o cidadão com o barateamento da tecnologia tende a se ampliar cada vez mais. Como tudo na vida a iniciativa traz bônus e ônus. Vamos ver onde vamos parar.

6 comentários:

George AFG disse...

Roberto, vc não se posicionará sobre o aumento dos subsídios dos vereadores?? (Sim ou Não, é um direito seu adianto)

Roberto Moraes disse...

Caro George,

Não julgo que o assunto mereça a relevância que alguns oportunistas querem dar com outros interesses.

Também é verdade que pessoas de boa fé foram atraídas para a questão que é tratada num tom de despolitização e de generalização que vê a política como problema, quando ela é solução.

Sobre o assunto o Douglas tratou bem do assunto aqui:
http://planicielamacenta.blogspot.com.br/2012/09/faltam-pedras-sobram-genis.html

Já aqui juntos com outros comentei e discuti a questão:

http://www.blogger.com/comment.g?blogID=1020397547092110956&postID=4853948060542274468&page=1&token=1346980937195

Sds.

George AFG disse...

Li os textos (gosto de pontos e contrapontos), um abraço.

Anônimo disse...

George AFG:
Leia o post do Douglas e os comentários feitos. Fiz o meu. Faça o seu. Roberto fez o dele. O blog é bom.

Anônimo disse...

Sobre o big brother real: a privacidade simplesmente acabou. Há tempo. As tecnologias hoje já permitem saber mais do que nós sabemos sobre nós mesmos.
Os softwares de reconhecimento de face já são realidade. As grande empresas (fazendas) de armazenamento de dados, como a Acxiom e a BlueKai tambem. Leiam o livro indicado aqui mesmo neste blog "O Filtro Invisível, o que a internet está escondendo de você" Eli Pariser.

George AFG disse...

Já fiz anônimo, só não foi aprovado ainda (creio q o Douglas esteja aproveitando o feriado, NGM é de ferro).