quarta-feira, junho 04, 2014

"Minério de ferro, viagem sem retorno: da Amazônia Brasileira às montadoras alemãs"

Do portal Brasil de Fato:

"Minério de ferro, viagem sem retorno: da Amazônia Brasileira às montadoras alemãs" é uma produção da Misereor, Organização dos Bispos Católicos Alemães que há 50 anos trabalha no combate à pobreza em países da África, Ásia e América Latina.

A produção conta em 28 minutos o cotidiano de comunidades que são impactadas pelo Programa Grande Carajás, no estado do Maranhão e Pará. A organização responsável pela produção é apoiadora de projetos desenvolvidos pela Rede Justiça nos Trilhos. Através do documentário, ela também mostra como é o trabalho dessa rede na defesa dos povos impactados por grandes projetos de desenvolvimento.

A produção reflete sobre o processo de exploração e exportação do minério de ferro, da Serra de Carajás – PA. Para que seja feita a extração e o transporte do minério, desde as minas até os países para onde são exportados, centenas de comunidades sofrem diversos impactos, como remanejamentos, poluição, interferências da Estrada de Ferro Carajás, dentre outros.

O documentário alerta ainda os consumidores sobre a origem dos produtos que são adquiridos. Você sabe de onde vem a matéria-prima para construir esse carro? Perguntas simples que se respondidas acabam denunciando a atuação da empresa Vale. S.A, maior mineradora brasileira.

“Viagem sem retorno” também faz referência aos lucros que são obtidos com a mineração, mas que não retornam às comunidades que são afetadas."


2 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente, são se pode fazer um omelete sem quebrar os ovos.

País subdesenvolvido é assim mesmo. E o PT está há mais de dez anos no Governo perpetuando esse subdesenvolvimento. Nada mudou!

Todo povo tem, realmente, o governo que MERECE!!

Unknown disse...

Ótimo documentário. "Vale" a reflexão, sobre o país subdesenvolvido que ainda somos e, o que realmente queremos para nossos filhos, etc.