quarta-feira, junho 04, 2014

MPF deflagra ação criminal contra Águas do Paraíba

A CPI na Câmara de Vereadores de Campos foi abortada. Porém, um dos motivos de sua origem inquietou o Ministério Público Federal (MPF) em Campos. O blog não sabe se a operação tem nome, mas, pelas informações poderia ser: "Sujou!". Abaixo informação do jornal online Ururau sobre o assunto:

"Diretor da Águas do Paraíba e mais três presos em operação do MPF"
"O Ministério Público Federal (MPF) de Campos com o apoio da Polícia Militar deflagrou nesta quarta-feira (04/06) uma operação contra poluição, lançamento de esgoto in natura, dejetos químicos e industriais no Rio Paraíba do Sul.

Foram detidos um dos diretores da concessionária Águas do Paraíba do Sul e outras três pessoas. Os nomes não foram divulgados para não atrapalhar a ação, que ainda visa à prisão de outras pessoas. Todos os presos foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal, no Centro, para auto de prisão em flagrante."


PS.: Atualizado às 22:12: Informação enviada ao blog em comentário desta nota:

"Coletiva para a imprensa na sede do MPF, amanhã, 5 de junho, às 11 horas."

7 comentários:

Anônimo disse...

Coletiva a imprensa na sede do MPF em 5 de junho, às 11 horas

Anônimo disse...

Há uns 3 anos, um amigo foi acusado pela mesma Procuradoria daqui de Campos de praticar escravidão em sua Fazenda. Mas, após devidamente esclarecidos e comprovados os fatos, não havia uma única consistência na Denúncia formulada. Em que pese o nome do meu amigo tenha parado na mídia como "dono de escravos, etc", além disso não ser verdade, existe até um depoimento dado em Juízo pelo trabalhador da época considerado "menor", que, na verdade, ele nunca tinha trabalhado para o denunciado, e, que teria ido à sua fazenda naquele dia porque lhe avisaram que haveria uma espécie de "distribuição de dinheiro". Com relação a Águas do Paraíba, acredito com segurança que haverá o mesmo caminho, ou seja, ainda que trabalhe com afinco 365 dias do ano, realmente envolvida com o adequado saneamento básico local, além de ser uma das menos de 10 concessionárias que trata 100% do esgoto que coleta em todo o País, mas, mesmo assim terá a sua imagem maculada pela irresponsabilidade!!!

Roberto Moraes disse...

O comentarista está acusando quem de irresponsabilidade?

Alguém sabe o que está sendo apurado?

Muitos questionamentos vêem sendo feito há anos sobre o contrato e sua execução.

Saberemos do que se trata. O MPF pode ser questionado em suas ações, mas, é preciso saber do que se trata.

Duvidar assim gratuitamente e sem ter coragem de se identificar parece coisa de quem interesses a defender.

Anônimo disse...

Algumas perguntas e afirmações com objetivo de responder o Ilustre dono deste respeitável blog: quais são os Municípios que margeiam o rio Paraíba do Sul, - não do nosso Estado, - mas desde o seu nascedouro em São Paulo, que tratam mais de 50% do esgoto produzido? Apenas dois, Resende, que diga-se de passagem também compõe o Grupo Águas do Brasil, e, a nossa Concessionária Águas do Paraíba, única que trata 100% do esgoto coletado e tem 06 estações de tratamento! Outra pergunta: em seus muitos anos de atuação, o que fez o valente e destemido Procurador contra quaisquer dessas dezenas de municípios que, aí sim, efetiva e inadvertidamente despejam 100% do esgoto coletado no rio Paraíba do Sul, inclusive os contíguos ao nosso e os deles contíguos até a Capital do Estado? Ele nunca fez nada, ainda que público e notório, além de sabido e consabido!!!!!!!! Com efeito, se desestabilizar a única Concessionária que realmente trata o esgoto conforme acima descrito não é efetiva e incontroversa irresponsabilidade, o que seria então???????? Abraço grande a você que sempre defendeu com denodo as causas realmente justas.

Roberto Moraes disse...

O blog é democrático e assim abre espaço para o comentário que volta a questionar a ação do procurador do MPF-RJ. Pelo teor do comentário, agora, ninguém tem dúvida que seu autor faz defesa da empresa. Seria então mais elegante então assinar a nota e expor a opinião, do que fazer desta forma.

A Procuradoria tem suas razões e pode ser for caso responder às questões levantadas, para além do que já informou.

Como as questões referentes à execução do contrato são mais amplas que estas aqui suscitadas seria interessante que tivéssemos a manifestação de quem então foi contra A Comissão de Inquérito da Câmara.

Anônimo disse...

O que temos no canal Campos/Macaé, na Beira Valão? E o cheiro que exala dos bueiros das galerias de águas pluviais da Pelinca? 100% de esgoto tratado, só se for na França. A diferença é que as outras empresas não tem a mesma cara de pau para mentir descaradamente. Você é muito cara de pau, tá de brincadeira com a cara da gente, não é?
Quanto a empresa fornece de água, em metros cúbicos? Quanto trata de esgoto, em metros cúbicos. 100% é papo pra boi dormir.

douglas da mata disse...

Roberto, perdendo tempo de novo(olha as pérolas e os porcos).

Condução da ação e dos legitimados (polo ativo, o MPF, polo passivo a concessionária) se debate nos autos, no processo.

O que o "ilustre" comentarista está querendo é turbar o debate, contrabandear teses.

Ele quer dizer-nos que o MPF, ou qualquer outro órgão com atribuição para tanto não pode, ou ao menos não deve, investigar "certos entes e pessoas", que estariam "acima da lei".

Quanto ao comportamento da imprensa de divulgar aquilo que não foi apurado, este crime (ou suposto crime e dano moral) não pode ser atribuído ao procurador, ao Parquet ou a polícia(quando for o caso) salvo se algum servidor vazar informação sigilosa (o que é crime e deve ser apurado).

Se a mídia vaza o que não tem certeza, problema da mídia e do "inocente fazendeiro".

Com relação a concessionária é bom lembrar: os blogs vêm há, no mínimo três ou quatro anos, alertando para o despejo de dejetos no Rio, principalmente com a situação do canal Campos - Macaé.

A mentira sobre o 100% de tratamento é de doer a vista.

Ele diz que trata 100%, mas não informa que não se coleta 100% do esgoto produzido pelos domicílios (justamente o que é coletado e vai in natura para o Rio), e assim querem nos convencer com manobras estatísticas de que a realidade é só uma miragem.



Este pessoal é de lascar...não perca seu tempo, Roberto...

Quanto às atribuições do Procurador Eduardo Oliveira, eu DESCONFIO que há delimitações de atribuição em relação a matéria e/ou ao local do fato para cada integrante do MPF (princípio do promotor/juiz natural) ou seja, em Resende haverá que se cobrar do integrante do MPF vinculado ao tribunal com competência naquela região ou comarca.

Arf.