segunda-feira, junho 16, 2014

Um relato sobre a dificuldade para obtenção de insulina na Prefeitura de Campos

No sábado publicamos aqui uma reclamação da Cláudia Oliveira sobre a dificuldade em obter insulina para sua irmão diabética, Ediane.Hoje, o blog recebe um relato completo da própria Ediane mostrando a sua via- crúcis. O blog expõe seu relato na íntegra na expectativa que o problema simples possa ser resolvido. A Ediane já percorreu todos os trâmites burocráticos como detalha. Por isto resolveu fazer um apelo. O blog espera que haja solução e não retaliação por quem luta por seu direito à vida:

“Bom dia!

Sou Ediane Viana de Oliveira Vieira, irmã da Claudia Oliveira. Não pude escrever antes, pois estava com problemas na internet.

Ela falou pra eu escrever, relatando ao senhor tudo que vem acontecendo comigo. Então, segue o relato:

Sou diabética há 21 anos e desde 2006 precisei entrar com processo judicial para receber minhas insulinas que são mais caras. As insulinas comuns não atendem mais às minhas necessidades.

Tive muitos problemas em receber as insulinas nos 2 primeiros anos de processo, mas depois do governo da rosinha este problema tinha sido resolvido e estava recebendo tudo sem problemas. Mas do ano passado para cá (não sei precisar bem o mês, mas deve ter 1 ano) as coisas foram piorando e passei a ter que ir à secretaria toda semana para pegar 1 refil de cada vez (uso 6 refis de levemir e 3 de humalog por mês) e isso pra mim é bem difícil, pois não moro na cidade e sim no 18º distrito (santa maria de campos - há 70 km da cidade), trabalho, meu marido também e não temos esta disponibilidade de horário (pois tinha dias de chegar às 10h da manhã e só conseguir sair da secretaria às 18h - isso várias vezes e todos os funcionários do setor daf viam isto), mas estava recebendo os medicamentos e era melhor ficar assim do que ficar sem, pois não tenho condição de manter meu tratamento (cada refil de levemir custa cerca de R$ 80,00 e de humalog R$ 40,00).

Outro detalhe: minhas receitas deveriam ser protocoladas (ter um carimbo de "recebido"); eu fui inocente e nunca pedi que fizessem esse protocolo, mas eles também (farmácia de processos judiciais - é onde sou atendida) que atendem somente a processos judiciais nunca falaram em fazer isso e pediam que eu entregasse uma receita a cada três meses. E assim sempre foi feito.

Enfim, no dia 19/05/2014, quando fui pegar mais uma insulina, a responsável pelo setor informou que não tinha (nenhuma das 2 insulinas) e que não tinha previsão do dia que poderia me atender. Me devolveu a receita original e escreveu atrás da mesma: "informamos que não dispomos dos medicamentos em nossos estoques.".

Fui para o fórum na defensoria pública e me pediram para providenciar vários papéis para dar entrada num pedido de "busca e apreensão do valor para comprar os medicamentos para 3 meses"(não sei se usei os termos corretos).

Fiz tudo e no dia 20/05/2014 dei entrada neste pedido.

Só no dia 30/05/2014 recebi mais insulina (2 refis de levemir e 1 de humalog - medicamento para 10 dias) 11 dias depois do dia 19/05 e a decisão do juiz ainda não havia saído.

No dia 02/06 a decisão do juiz foi publicada mandando que eu comprovasse os protocolo da receita, conforme sentença do meu processo. Como comprovar se não era protocolado?

Consegui uma declaração na secretaria de saúde dizendo que "protocolo" receitas a cada três meses e dei entrada novamente no fórum, mas o advogado acredita que isso será insuficiente. Estou aguardando a nova decisão do juiz.

No dia 09/06/2014 retornei à secretaria para ver se tinha medicamento, pois a que eu havia recebido acabava naquele dia e novamente não tem a Levemir que é a mais cara; consegui só a Humalog e não há previsão de chegada da Levemir e eles "não tem dinheiro para comprar".

Eu é que tenho que ter? Se quiser continuar viva, a resposta é: sim. Tenho que dar "meu jeito". Isto é justo?

Hoje, 16/05/2014, estou esperando dar 10h para ligar para a secretaria de saúde para saber se chegou a Levemir. Se não, tenho que sair daqui e ir aí a cidade comprar mais um refil e aguardar a boa vontade deles e a decisão do juiz que ainda não saiu depois do novo pedido.

Protocolei uma nova receita no dia 11/06/2014 e fui muito mal atendida no setor de protocolo, pois o funcionário não queria carimbar a receita, pois já tinha carimbado o papel que acompanhava a mesma. Dá pra ter ideia de tudo que tenho passado? É falta de respeito atrás de falta de respeito.

Com esse protocolo, segundo a sentença do processo eles tem 15 dias para me entregar o medicamento, mais 48 horas para me dar o dinheiro pra comprar e depois corre multa. Vamos ver no que vai dar agora, se o juiz indeferir esse pedido. Agora terei "protocolo". Mas haja dinheiro para me manter durante todo este tempo que está por vir.

Não sei se isso vai adiantar alguma coisa, mas a história verídica está aí. Se puder me orientar em algo que acredite que possa me ajudar. Já mandei mensagem para Rosinha, e-mai no "fale conosco" do site da prefeitura, mas resposta que é bom nada. Se tiver algum outro lugar confiável na mídia aceito, pois pelos meios da conversa e diplomacia não está adiantando. Estou "desesperada".

Se conseguir me ajudar será muito bom e agradeço, desde já, mesmo que seja somente a sua atenção.

Obrigada!
Att,".

Um comentário:

Anônimo disse...

O MAIS DURO DE TUDO E A QUANTIDADE DE MEDICAMENTOS E MATERIAIS VENCIDOS TODO MES E NINGUEM FAZ NADA. INCLUSIVE INSULINA.