terça-feira, setembro 09, 2014

Eco aumenta área alugada no Porto do Açu e possivelmente atenderá Petrobras


A Prumo Logística Global S.A. (ex-LLX) em comunicado informou hoje que a empresa americana Edison Chouest Offshore (ECO), assinou ontem, um termo aditivo ao contrato original ampliando a área de aluguel junto ao Terminal 2 do Porto de Açu. De 255,2 mil metros quadrados a área alugada à Prumo passou para 284,2 mil metros quadrados.

A Edison Chouest Offshore (ECO) pretende participar de licitação da Petrobras para oferecer movimentação de cargas e pretende oferecer estes serviços a partir do Porto do Açu. Assim, a ampliação da área e também do cais, originalmente de 440 metros para 490 metros, significa o aumento das possibilidades da estatal passar a operar indiretamente do Porto do Açu entre o final deste ano e início de 2015.

A ECO informa que além de transporte marítimo offshore, irá instalar uma base de apoio logístico e estaleiro de reparos navais para suas próprias embarcações no Porto do Açu.
Área a ser usada pela Eco junto ao Terminal 2 do Porto do Açu
(A área correta prevista para a ECO está no mapa abaixo
 também no terminal T2)

Segundo a Eco, caso todas as opções previstas no contrato sejam exercidas, a ECO terá uma área total de 574.200 metros quadrados, com 990 metros de cais.

De acordo com o comunicado, as empresas também decidiram estudar em conjunto, em acordo não vinculante, a possibilidade de implementação de um estaleiro de reparo naval a ser localizado ao longo do quebra-mar sul do Terminal 2 do porto.

Por este comunicado se pode intuir que esta nova área poderia ser aquela em que a OSX construía as instalações para seu estaleiro, (Unidade de Construção Naval) obras interrompidas desde a crise das empregas do grupo EBX, no ano passado. A OSX alugava da LLX (atual Prumo) a área que ocupava junto ao Terminal 2.

Ainda segundo o diretor da Edison Chouest Ricardo Chagas, "com mais 50 metros de cais prontos será possível, para a empresa americana, acelerar a construção de sua base e antecipar a entrada em operação, no porto. Já estamos investindo para atender a demanda atual dos nossos clientes internacionais e para as novas licitações do setor, e nossa unidade no Porto do Açu é essencial para isso”. As obras de responsabilidade da ECO já começaram e a previsão de início das operações é para o primeiro semestre de 2015, segundo a Prumo.
PS.: Fonte comunicado da Prumo e Valor Online.

PS.: Atualizado às 08:24 de 11/09/2014: O blog recebeu do Michael Gryzagoridis o comentário de que o blog havia trocado o local indicado para as instalações da Eco no Porto do Açu. O Michael está correto. O local indicado na foto acima é das instalações do Multiterminais. O local certo da localização da Edison Chouest Offshore (ECO) é do lado da NOV e da Intermoor como mostra a imagem abaixo. É como eu sempre repito, o blog é cada vez mais feito por muitas mãos e cabeças. Isto permite que avancemos e que possamos corrigir, em curto espaço de tempo, informações equivocadas e/ou truncadas. Sigamos em frente!


2 comentários:

Anônimo disse...

Será que alguém acredita que o estaleiro não vai para frente?????

Anônimo disse...

Tomara que a GE confirme sua vinda, só assim vou para de embarcar.

Vou pedir transferência para trabalhar em terra.