quinta-feira, setembro 25, 2014

Entendendo a erosão da Praia do Açu

Uma análise mais recente sobre a erosão da faixa de areia e o avanço do mar no Açu está ganhando uma interpretação mais coerente e, aparentemente mais consistente. O argumento de que avanço do mar no balneário do Açu tem relação com a redução da vazão do Rio Paraíba do Sul, e na sua foz em Atafona não se sustenta.

Todos os estudos sobre correntes marinhas naquela faixa de litoral indicam que a deposição de sedimentos que o Paraíba do Sul carrega atinge no máximo a praia de Grussaí. Não mais. Uma confirmação disto é que se houvesse impacto para além disso, a própria costa onde os terminais 1 e 2 do Porto do Açu estão sendo construídos estariam sofrendo neste momento algum tipo de ação e não e apenas o Açu.

Técnicos das Câmaras do Ministério Público Federal no estado do Rio de Janeiro que ontem percorreram toda a faixa daquele litoral da Lagoa do Açu, perto da localidade de Maria Rosa até o limite com o quebra-mar do terminal 2 do Porto do Açu, confirmaram esta realidade.
Praia do Açu em Janeiro de 2013

Assim, aprofundando o que foi explicitado nos relatórios (já citados em nota aqui), a outras análises expostas na mesma nota, com o produtivo diálogo com pessoas da comunidade que mais de três décadas vivem a realidade do Açu, entre moradores e pescadores que convivem com as marés, luas e ventos que interferem na dinâmica natural daquela costa, parece que começa a se firmar um consenso que reafirma o que consta no EIA/Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) do terminal sul (T-2) do porto e também do DISJB (Distrito Industrial de São João da Barra) que previam consequências para este litoral.

A interpretação é que há uma movimentação de areia na direção norte, nesta época do ano, que depois retornava à origem quase na mesma proporção mantendo a grosso modo a faixa de areia ali. Depois da construção do canal do Terminal 2 e o espigão do Terminal 1 no meio desta movimentação, a areia que é arrastadas não tem como depois retornar. 
Praia do Açu agora no início de setembro de 2014 

As fotos acima (mostra a parte central da praia do Açu em janeiro de 2013). Já a foto ao lado (mostra a Praia do Açu agora em setembro de 2014) já postadas diversas vezes pelo blog, mostram a situação da faixa de areia no balneário de Barra do Açu, antes e depois da implantação destes terminais.

Assim, a erosão em determinada época do ano, existente em função das correntes costeiras que agiam de forma natural, não tem como retornar à condição anterior. Moradores, pescadores e técnicos começam a ter esta como a principal causa do problema. Isto vem ocorrendo deste agosto do ano passado, já que no último verão, quando normalmente a praia voltava a ser engordada não retornou à posição original. Isto posto e se confirmando, a tendência é que o problema se agrave, se nada for feito, com o mar avançando ainda mais nos dias de vento sul, maré alta e/ou ressacas.

Segundo os moradores, em determinadas épocas do ano a praia sempre sofreu com erosões, embora em proporção sempre menor do que vem ocorrendo agora e antes do início da construção do T2. Eram problemas pontuais no litoral, diferente do que ocorre agora, onde a erosão está desde a Maria da Rosa (Ponta do Cabo de São Thomé) até depois do ponto final (onde termina a Rua Principal da Localidade).

Os moradores afirmam que é importante lembrar, que mesmo com as erosões que ocorriam antes da construção do T2, em boa parte do ano a areia voltava com as correntes do Norte/Nordeste para o sul, nem sempre na mesma proporção, mas voltavam, isso agora também não ocorre mais. Com os problemas que passaram a ocorrer mais intensamente alguns pesquisadores também compartilham da mesma opinião. Assim, se conclui que o porto acaba por reter esta areia que depois é dragada para manter a profundidade do canal.

É ainda importante que se lembre ainda que a dragagem é feita 24 horas por dia por duas embarcações. Ou seja, na praia do Açu, a erosão cresceu em intensidade e a posterior recomposição natural acabou sendo comprometida. O problema maior é que com o avanço da construção do quebra mar do terminal 2 avança para dentro do mar aberto, maior tende a ser as consequências para o balneário de Barra do Açu.

Para facilitar a compreensão do que está sendo exposto veja abaixo uma ilustração gráfica do fenômeno a partir de imagens de satélite do Google Earth. (Se desejar ver a imagem em tamanho maior clique sobre ela):

Infográfico com uso da imagem do Google Earth explicando o fenômeno que ocorre no Açu





















É perceptível a diminuição ocorrida em toda a orla do Açu nos últimos dois anos. Diante desta realidade, a comunidade ,defende que sejam adotadas medidas o mais rápido possível para que se previna impactos maiores para adiante.

As medidas já deveriam estar sendo planejadas, como acontece em diversas praias próximas a instalações portuárias onde se tem a construção de grandes diques e quebra-mares. 

O blog continuará ouvindo a comunidade, técnicos e espera que a empresa responsável pela construção do Porto do Açu também se manifeste.

7 comentários:

Anônimo disse...

As correntes do Norte e do Sul não vêm andando por cima da areia como o desenho deixa a entender. Nem tão pouco vêm pelo raso perto da praia. Elas passam bem longe da costa e do canal. A sua teoria está furada.

Anônimo disse...

Professor o "riquinho" voltou. é tchurma de investidores que ficam criando factóides para ganhar dinheiro especulando.

Veja o que descobri, como um dos lugares onde discutem e reclamam do seu seu blog por falar a verdade. tem outros fóruns mas este é um deste infomoney:

http://forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=2&t=16754&start=2400

é a turma do mercado que especula com eleições e quer mais que a turma do açu exploda.

Os caras não sabem nada de nada. hi, o cara diz que só há corrente marinha em alto mar e ao mesmo tempo fica insistindo que é por causa da vazão rio que sai em São João da Barra que a água do mar está invadindo o Açu.

Quanto mais ele fala mais o MPF vê como irresponsável é esta turma.

Ali no infomoney eles dizem que estão com medo da Anglo desistir ou parar o o projeto por causa do baixo preço do minério. Estão com medo do Ibama por causa do problema da água em todo lugar não dar a licença para a mina. o jornal O Tempo aqui de MG disse que a água que vai para o Açu levando o minério do mineroduto e que depois de filtrada vai ser jogada fora daria para bastecer uma cidade de quase meio milhão de habitantes como Montes Claros.

Depois vou parssar para o senhor e seus leitores os endereços dos outros fóruns de "riquinhos" que não gostam de gente só de dinheiro.

Anônimo disse...

Professor o que acontece é que o seu blog é sério e traz informações do que acontece no Açu que não se vê em outro lugar. As informações são boas ou ruins pelo interesse das pessoas.

Esta praga de investidores eles se aproveitam disto para especular. Procuram argumentos para vender para comprar e querem que o resto se dane. Então divulgam notícias ruins para jogar o preço para baixo e comprar. Depois ficam dizendo que vai ser a maior maravilha que vai valorizar maior porto do mundo, maravilha

Veja o que estão dizendo que não sabem porque as ações da Prumo estão tão baixas mesmo com as licenças.

É por isto que ficam atirando para tudo em que é lado. Não querem saber de ninguém é por isto que as bolsas caem e sobem com as pesquisas de eleições querem candidato que agrade a eles.

Por favor continue seu trabalho. Mantenha sua paciência que admiramos e saiba que tem muita gente que te acompanha com a sua forma de pensar. Progresso é bom para todos ou não é progresso.

Roberto Moraes disse...

Agradeço pelas manifestações.

Sigamos em frente como sempre afirmo.

O que se deve começar e já, era para ontem é começar a agir para fazer a proteção e mitigar os impactos para a comunidade do balneário.

O MPF vai mover nova ACP com pedido de liminar por conta da agressão do mar. A Justiça Federal é bem provável que concederá determinando o planejamento desta ações, a divulgação pública do monitoramento com acompanhamento de técnicos. Ou, a suspensão do empreendimento.

Estes investidores minoritários deveriam estar pressionado a empresa para fazer o que estava previsto no EIA/Rima dos diversos empreendimentos, mas, ao contrário agem tentando embrulhar as questões.

Assim, o projeto do porto terá ainda mais problemas pela frente.

É interessante perceber que não se trata de Eike, X, ou Y é a lógica que traz os problemas.

Vê-se que aqui na Espanha, e na Europa de uma forma geral a reação a projetos assim desestruturados e que não planejam ações para redução dos impactos têm dificuldades de se instalarem.

A lógica capitalista e do lucro são iguais, porém, embute-se nos cálculos da viabilidade econômica do projeto as ações que a regulação exigirá.

A sociedade brasileira está não apenas se incluindo socialmente, mas, avançando no controle e nas exigências.

É realmente de impressionar o nível de irresponsabilidade dos investidores neste fórum.

Mesmo tendo tempo e cancha em acompanhar o movimento das corporações e oligopólios não acreditaria se me falassem o que vi em termos de diálogo nestes fóruns de acionistas.

Olhe que eu tinha até uma ideia diferente de alguns destes fundos dentro de uma concepção de fazer poupança captar recursos para com os excedentes de nossa economia (das diversas áreas) se pudesse pensar num capital nacional atuante, em projetos econômicos gerando renda, mantendo e crescendo as atividades econômicas, gerando renda.

Porém, se for tudo do jeito que neste InfoMoney mostra é difícil acreditar em algo que não seja especulativo e selvagem.

Sigamos em frente!

SOUZA disse...

Prezado Roberto Moraes, mais uma vez parabenizo pela sua seriedade e a de ALGUNS seguidores do seu blog.
Não é de se estranhar a fala daqueles que só visam o lucro mesmo ao custo de um progresso que causa destruição e agressão ao meio ambiente e á natureza humana. O momento é crítico em vários seguimentos e é preciso ações urgentes e eficazes.
A Presidente não assina o protocolo para zerar a derrubada das florestas; a seca que assola o país em diversos pontos; as nascentes do Rio São Francisco estão morrendo no entanto gasta-se milhões para a transposição de suas águas - vai transpor o que se o rio está secando?
Alguns estão ganhando muito ao custo de muita destruição.
Para a construção desse porto e do mineroduto, quanta destruição estão provocando.
Os poderes constituídos são coniventes, apoiam, acobertam, incentivam.
Não é esse o progresso que queremos.
É preciso dar um basta nesse rastro de destruição.
Existem dois pesos e duas medidas.
Para a construção de uma estrada foi descoberto a existência de uma espécie rara de sapo e projeto foi todo alterado visando a sua preservação.
Para atender a ganância do Sr X, foram praticadas as maiores devastações, não só ambiental como de natureza humana.
Não desmerecendo os sapos.
Percebe-se que os poderes constituídos são ausentes, inoperantes, omissos, coniventes.
Chega de destruição.
Chega de falso progresso.
A comunidade da Praia do Açu, ordeira, pacífica, trabalhadora, não merece passar por esta situação de insegurança e dúvidas. E o que é pior, não foi beneficiada em nada com a construção desse porto.
Que vergonha.

Anônimo disse...

E agora quem poderá nos defender? É professor enquanto você não conseguir fechar o porto, com certeza não vai descansar. O Eike você conseguiu tirar do trono, agora quero ver tirar a Prumo que sua companheira do PT Dilma é parceira. Apesar que você não descansou enquanto não tirou o Eike do companheiro Lula.

Parabéns professor quem sabe daqui à uns 100 anos o povo do Açu e juntamente com o Greenpeace e a WWF te reconheçam como Herói.

Roberto Moraes disse...

Veja o desespero deste grupo de investidores minoritários com os erros que andam cometendo na construção do Açu. Assim, eles enterram de vez o empreendimento.

Acabei de respondê-los em outra nota e vou repeti-la abaixo.

Porém, antes vou mostrar o tamanho do desespero e a importância que contraditoriamente dão a este blog. Vejam o que comentaram aqui:

"É professor enquanto você não conseguir fechar o porto, com certeza não vai descansar."

Veja a importância que dão ao blog que tentam desconsiderar:

"O Eike você conseguiu tirar do trono, agora quero ver tirar a Prumo que sua companheira do PT Dilma é parceira. Apesar que você não descansou enquanto não tirou o Eike do companheiro Lula."

Vejam só, rs: o blog tirou o Eike do trono, rs. Vejam só. O blog nunca se atribuiu este tamanho. Só o desespero mesmo para chegar a tanto.

Pior juntam o ódio que o mercado do qual participam têm aos governos que têm se mostrado, mesmo com equívocos, regulador do marcado. Por isto querem acabar com os moradores do Açu e também com Lula e Dilma. Assim, a gente entende melhor porque a gente vê todos os dias, porque quando a Dilma cresce nas pesquisas o mercado deles chora e as ações da bolsa abaixam e vice-versa.

Continuando vejam o que ainda disseram:

"Parabéns professor quem sabe daqui à uns 100 anos o povo do Açu e juntamente com o Greenpeace e a WWF te reconheçam como Herói."

O desespero é realmente é muito grande. Defendem Marina e qualquer um que não seja quem enfrenta o mercado, mas querem passar por cima dos pequenos.

E nós que pensávamos que o capitalismo poderia estar um pouco mais consciente, pensando na questão social e ambiental.

Que nada.

Acham que em troca do empreendimento vale tudo pelo emprego.

A sociedade avançou e é hoje um pouco mais complexa e não faz todas estas trocas que imagina.

Rs, eu esperar e querer reconhecimento de WWF Greenpeace, rs.

Inocente...

Enfim, chega de perder tempo com esta turma, chega de dar espaço a eles. O blog não será canal para propaganda de empreendimento e nem de investidores. Ponto.

Repito abaixo o comentário já feito em outra nota. Abs.

O acionista não se segura. Tenta de todo o jeito fazer propaganda. Quando o blog dá informações sobre o andamento as obras ele gosta e bate palma, quando mostra o que está errado e precisa ser modificado ele fica deste jeito que está aí.

A confiança que ele quer é que se bata palmas apenas.

Como faz a mídia comercial que em troca de qualquer dinheiro divulga o que a empresa quer.

Quem acompanha o blog sabe a postura que temos.

Foi bom que nossos colaboradores mostrassem o tipo de conversa que esta turma tem nos fóruns de investidores que querem lucro a qualquer preço.

Vejam novamente aqui o link que nos mandaram:

Lá como aqui eles usam pseudônimo (Riquinho, Maguila) ou são anônimos:

http://forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=2&t=16754&start=2400

O professor Eduardo Bulhões é um especialista que sabe do que fala. Deu parecer sobre os problemas de Barra do Furado e também do Açu, neste caso para o MPF.

Os acionistas sabem que a empresa terá que arcar com os impactos dos problemas gerados pelo quebra-mar e estão defendendo apenas o seu dinheiro, sem se importar com os dois mil moradores do Açu.

O blog tem posição, vem acompanhando todo o processo desde 2005 e manterá seu trabalho.

Seria descrédito para o blog e o blogueiro ser pessoa de confiança de gente que quer o lucro por cima das pessoas de menos posses e poder econômico.

O desenvolvimento é bem vindo, mas, não desta forma.

A gente sabe que o blog incomoda, porque não é a mídia comercial e não tem sua opinião à venda.

Continuamos seguindo em frente ouvindo as partes e defendendo o que considera correto, sem se preocupar com unanimidade. Ao inverso. Ser bem visto pro gente assim, mostraria equívocos, que a gente luta para evitar."

Sds.