domingo, setembro 28, 2014

O voto para o Senado no ERJ nesta eleição

O blogueiro foi provocado pelas redes sociais a comentar sobre a opção de voto na eleição desse ano para senado no estado do Rio de Janeiro. Pensando sobre o fato eu respondi à indagação e abaixo amplio um pouco o comentário

O voto par ao Senado federal na eleição deste ano em nosso estado, não será simples. Para o Senado federal elegemos um parlamentar para representar o estado por um mandato de oito anos.

A cada ano elegemos num pleito dois anos (aconteceu em 2010, com a eleição de Lindbergh e Crivella) e no outro (agora em 2014) apenas um único senador que assim completa a bancada de três senadores que todos os estados possuem.

É bom lembrar que por isto dizemos que a eleição para o Senado é também majoritária e, com um importante detalhe, não possui segundo turno. Portanto, assim como na eleição para governador ou presidente da República, não dá para para primeiro votar na melhor opção, deixando a escolha do menos pior para o segundo turno.

Pensando nisto, penso que dentre os que possuem mais condições para se eleger, Cesar Maia, a meu juízo, por uma série de motivos, e inclusive por opção ideológica dele, assou a ser o atraso a ser evitado.

Assim, a opção por pior que possa parecer deverá ser a de evitar que ele chegue ao Senado e amplie sua liderança, hoje quase restrita à capital e região metropolitana, para todo o estado, por esta representação fruto de um acordo em que depois de passar décadas atirando no PMDB construiu uma aliança de ocasião tentando chegar à casa legislativa nacional.

Hoje os candidatos ao Senado Federal no estado do Rio de Janeiro na última pesquisa de votos do Datafolha divulgada na sexta-feira indicou as seguintes intenções de votos:

1) Romário (PSB) 48%; 2) Cesar Maia (DEM) 23%; 3) Eduardo Serra (PCB) 4%; Carlos Lupi (PDT) 3%: Liliam Sá (Pros) 2%; Pedro Rosa (PSOL) 1%; Sebastião Neves (PRB) 1%. Heitor Fernandes (PSTU) não chegou pontuou. Votos em branco e nulo somam 11%, e indecisos, 6%.O Datafolha entrevistou 1.405 eleitores em 33 municípios do Rio, entre os dias 25 e 26 de setembro.

Infelizmente, pelos acordos partidários relacionados à eleição de governador, acabamos privados da boa opção de votar na Jandira Feghali do PCdoB que vinha bem nas pesquisas para o Senado e um ótima deputada e certamente seria também uma boa senadora.

Mas, observando a lista de candidatos eu daria o voto ao Eduardo Serra do PCB, mesmo que o conheça pouco. Porém, diante do risco de ajudar na eleição de César Maia, eu não titubearia em votar no Romário, como todos os senões possíveis. 

Porém, assim é a eleição majoritária e com um turno único é assim que funciona. Respeitando as opiniões contrárias, aliás como é tradição do blog. Digo votaria, porque infelizmente estarei ainda fora do país, e assim não poderei votar para o Senado Federal.
PS.: Atualização às 10:54: para incluir o comentário sobre a Jandira Feghali.

6 comentários:

Anônimo disse...

Votar no Romário é dar a chance de São Paulo ter três senadores. Como sabemos, cada Estado tem três senadores. O primeiro suplente de Romário é de São Paulo. É praticamente certo que Romário concorrerá à Prefeitura do Rio de Janeiro daqui a dois anos. Caso seja eleito senador e daqui a dois anos Prefeito, quem assumirá a sua vaga no Senado será um paulista. Ao votar em Romário pode-se estar "comprando gato por lebre". Fique esperto povo do Rio de Janeiro!!

Roberto Moraes disse...

Sim,

É bom sabermos quem são os suplentes, especialmente o primeiro. Ainda assim, se for um bom nome e com ideias, no limite, ainda assimm, seria muito melhor o Brasil ter um bom senador que o ERJ ter o atraso e o retrocesso com Cesar Maia. O estado perde, os trabalhadores perdem e o Brasil retroage.

Anônimo disse...

Não acho que o Estado perda com o César Maia. Muito menos os trabalhadores. Vejo o Casar Maia como um político independente e com muita experiência. Ele não é de esquerda, o que acho uma vantagem pois a esquerda está desgraçando as finanças do pais. Inclusive, quando prefeito do Rio de Janeiro, César Maia não aceitou taxar os aposentados , uma aberração feita pelo PT com a reforma da Previdência.
Romário é apenas um jogador de futebol famoso, uma celebridade. Inclusive tem uma ficha corrida na justiça, já foi até preso por não pagar pensão, brigas em condomínios. Vai ser um outro Roberto Dinamite, que se elege todo ano e nunca fez nada demais na Alerj, apenas diz sempre amém para o governador da hora.
lias, Romário começou na política acompanhando o Garotinho. Esteve em Campos na campanha da Rosinha para a Prefeitura. Seu primeiro suplente, além de ser paulista, é um militante do jurássico PC do B. Isso sim, um grande atraso. Ou o blogueiro concorda com a implantação do comunismo no Brasil?

Roberto Moraes disse...

Direito seu achar o que quiser.

Só não fale em coerência.

Veja que fala dos problemas da prefeitura e foi se aliar a Cabral a quem tanto condenava e junto com Roberto Dinamite do PSDB e FHC quem mais arrochou os aposentados e trabalhadores deste país e que quer voltar com o Armínio Fraga nas mãos de Aécio. Fala de Romário com Garotinho e quem esteve aliado ao ex-governador na última eleição de prefeito em dobradinha com a filha dele?

Veja a quantidade de incoerências em um rápido e curto texto.

Então, temos posições divergentes e assim, considero o Cesar Maia e sua turma um atraso para a capital, par ao estado e para o país.

Respeitando como é de praxe do blog o seu direito de ficar com o candidato aliado do Paulo Melo, do Picciani e do Eduardo Cunha e de sua turma do PFL que agora está no quase extinto DEM.

Sds.

Anônimo disse...

Também respeito sua opinião. A questão das alianças aberrantes na política brasileira realmente é um desastre. Praticamente nenhum político brasileiro escapa. Isso tem que mudar. Na verdade, o brasileiro acaba em ter que escolher seus candidatos sem considerar as alianças que já foram feitas, ou seja, votar no candidato por suas idéias. Se fosse para levar em consideração alianças passadas, você não votaria mais no PT, pois este se alia ao Renam Calheiros, ao Sarney, ao Maluf ....

Uma grande prova de que o César Maia é independente é a notória rejeição que o Sistema Globo tem por ele. O Globo, por exemplo detesta o César Maia há muito tempo, porque teve interesses particulares contrariados quando ele foi prefeito.

Agora, que a eleição de Romário para o senado vai ser um atestado de despolitizacao do povo fluminense, isso vai. Votar num cara só porque foi um jogador de futebol famoso? Uma grande besteira, lembra o caso da eleição do Tiririca. Rsrsrs

Roberto Moraes disse...

Melhor que o Cesar Maia e sua turma do PFL. Sem nenhuma dúvida, com todo o direito de discordância.

Isto é o motivo e a origem da postagem.