quinta-feira, setembro 11, 2014

Uma das maiores manifestações da história da Europa: Diada 2014 em Barcelona!

Os assuntos de disputas regionais são de interesses específicos de seus povos. Não é simples querer opinar sobre estes regionalismos. Se por um lado há um enorme e importante processo histórico, como no caso específico da Cataluña de 300 anos (1714-2014 completados hoje), de outro, há também os questionamentos sobre o que chamam de balcanismo e fragmentação, onde os povos vão se dividindo, sem compartilhar diferenças, tolerâncias e solidariedade.

Se há o interesse legítimo de autonomia de um povo com língua própria de quase um milênio, bandeira, hino, cultura, etc. de outro há o lado da integração entre os povos.

É perceptível, o enorme sentimento de mudança que perpassa no ar, da necessidade de se sentir representado e de ter governos que olhem para além dos interesses econômicos. É evidente que a crise que atinge a maioria e a possibilidade das mudanças mexe com o imaginário, afinal, a política é a possibilidade da mediação destes interesses.

Assim, com o sentimento de observação fomos (eu e minha esposa) à manifestação da Diada, neste 11 de setembro aqui no centro de Barcelona, em que se comemorava o tricentenário da resistência catalã.

Nesta data histórica se luta da forma mais forte que se teve desde há 300 anos, para a realização, no próximo dia 9 de novembro, de um plebiscito que consulte a população sobre esta possibilidade.

A presidência da província da Catalunya é a favor. O governo da Espanha é contra e alega que não cabe a uma região decidir sozinha por se separar de todo um país. O povo catalão que ter o direito de peticionar e se posicionar em novembro. A falta de um acordo remeterá a questão para sua judicialização na Corte Suprema. Nada pior do que a falta de acordo político deixando a decisão para a justiça. Isto parece ser cada vez mais comum no mundo.

Porém, o que interessa aqui é dar o nosso depoimento sobre esta extraordinária manifestação deste 11 de setembro de 2014. A tranqüilidade, a organização e a disposição das pessoas de mostrarem suas posições e marcarem não apenas historicamente seus desejos foi marcante.

A partir do início da tarde as pessoas se dirigiam para as duas grandes avenidas Diagonal e Gran Via, que se encontram na Praça das Grandes Glórias Catalães, formando um “V” da Via, Vontade, Votar e Vitória.

Foram 11 quilômetros de pessoas concentradas e mobilizadas nestas duas avenidas e seus arredores. Percorremos uma boa parte de todo o trecho. Certamente mais de 90% com as camisas do evento nas cores vermelho e amarelo da bandeira catalã. A organização dispunha de grupos já pré-determinados para ficar em cada parte dos quarteirões. Jovens, idosos, crianças de colo ou em carrinhos todos rigorosamente vestidos com roupas específicas do DIADAS 2014. O bonito dia de sol de um final de verão, quase outono com temperatura de 26 graus. Bandeiras de todos os tamanhos, alegria, cantos catalães diziam “ARA ÉS L´HORA – Units per um país nou” que em catalão diz que “Agora é a hora – Unidos por um país nosso”.

A mídia local e nacional da Espanha confirmou depois do evento a participação de 1,8 milhão de pessoas, uma das maiores de toda a história da Europa. Particularmente a maior que já participei depois das “Diretas Já” em 1983 no Brasil. Creio ser uma das maiores num único dia e local da história mundial. Um momento histórico. Não sei dizer o que resultará deste processo. A Escócia daqui a uma semana dirá em plebiscito se permanecerá junto no Reino Unido, ou como um estado independente. Os demais estados estão preocupados. Os mercados e o poder econômico se apavoram e fazem ameaças através de seus líderes contra a saída da Escócia.

A crise da Europa não é apenas econômica e do sistema capitalista, mas, eminentemente política. O que há é uma reação ao estado capturado para poucos e que retira pouco a pouco o bem-estar-social da maioria da população, conquistado após a 2ª Guerra Mundial.

Assim, as crises regionais iniciadas na região da Sérvia e Iugoslávia parece se ampliar. O problema de Israel e a Palestina, parece ter potencial para também mexer com a região. No seu leste, a Europa, vive o debate sobre o poder da Rússia, a crise da Ucrânia, com a interferência direta dos EUA com apoio da Alemanha.

Todo este quadro não parece simples e nem questões isoladas. De outro, ver quase 2 milhões de pessoas nas ruas, de forma pacífica e alegre defendendo e disputando posições, não pode e não deve ser desconsiderado pelos que devem representar a população. Enfim, acompanhemos os desdobramentos.

Abaixo alguns registros fotográficos, embora, o mais significativo são aqueles mostrados do alto dos helicópteros (a primeira imagem é do El País) que cobriram o evento e mostram a grande maré de gente vermelha e amarela.

Fico a pensar sobre a relação de tudo isto com o nosso Brasil. Temos um país integrado, com língua única e um sentimento nacional próprio e cada vez mais integrado com a América Latina, porém, temos ainda muito chão pela frente em termos de inclusão social e a busca por um nação menos desigual, próximo de um estado de bem-estar-social para todos.




























Um comentário:

Anônimo disse...

A independencia é um caminho para resolver um grande problema com uma ação passada de moda (BAUMAN). A exacerbação dos nacionalismos é bastante normal em nosso época pos moderna.

Há muita, muita manipulação por detrás disso. Eu vivo aqui faz meia década e percebo claramente. O partido nacionalista catalão CiU utiliza o movimento da independencia como cortina de fumaça enquanto vende os hospitais e deteriora o sistema de educação.

Sem contar que há um projeto de Estado tão megalômano e doente como as idéias fascistas que um dia o Estado Espanhol aplicou a eles. Veja bem, você sabia que aqui se fala de los “paísos catalanes”, algo que nunca existiu y que además incluye territórios como los de Andorra y de la Franja, que es una región aragonesas que NUNCA pertenceram a Catalunya??

Pois bem. Vá à uma livraria infantil e compre um livro de historia da catalunya. Verás que há uma manipulação histórica tremenda… aqui se fala sobre os Reis de Catalunya…. sendo que esta região sempre foi um condado do Reino de Aragão. Aqui se fala que Catalunya conquistou Mallorca, Sardeña… etc etc. Mentira! Quem conquistou foi o Reino de Aragão. Como todo bom mito fundador, aqui tentam criar uma historia da terra do nunca para enganar os inocentes.

Nacionalismo e patriotismo são os refúgios dos canalhas e dos que são míopes. Eu conheço muito bem essa gente e… sabe? O que eles buscam no fundo é compensar seus problemas de auto estima com um passaporte catalão.

O presidente Artur Más atua como um Messias, o Salvador del pueblo, o Jesus Cristo made em catalunya.

Sempre falam de Franco… Franco nos fez isso, nos fez aquilo! Mas eles se esquecem que Franco foi um câncer para toda Espanha, que destruiu cidades e regiões inteiras trazendo imigrantes para compor a catalunya atual! Catalunya é cheia de industrias e com grande desenvolvimento porque em um passado recente o algoz que eles tanto aponta como o destruidor da cultura catalana, fez com essa região se desenvolvesse.

O referendum não será possível, pois é inconstitucional. Mesmo que se reformassem a constituição teria que ser feito em toda Espanha e não só em Catalunya. Históricamente Catalunya não é como Escócia… Catalunya vem atrelada ao Reino de Aragão.

Para apagar de vez com esse fogo nacionalista basta criar um Estado Federal onde aqui se terá autonomia para gerir melhor as questões linguisticas e econômicas.

Estou de acordo que Espanha tem culpa nisso tudo por gerir mal as diferenças. Fazem um jogo de morde e assopra tremendo… e aproveitando isso, gente da classe de Artur Más faz sua política suja baseada em uma batia alienação, criando cortinas de fumaça enquanto o desemprego cresce, a educação vai pro buraco e a saúde se vende. Busque no google sobre CiU que é o partido Nacionalista Catalão e verás que SEMPRE estiveram pactados com o PP (partido nacionalista Espanhol)!!!!! E agora querem dar lição de ufanismo barato, patriotismo de pacotilla a todos!

Sou brasileiro, parlo catalán, hablo castellano. Sou apaixonado por Barcelona. Sou contra os ataques do Ministro da Educação à língua catalana. Sou contra os separatismos, pois vendem uma mentira... vendem um futuro idílico e irreal. A independencia não será a panaceia para todos os males. Como dicen aqui: "de que vale cambiar el collar pero no el perro?"

Saludos