quinta-feira, outubro 15, 2015

Japonesa Toyota diz que até 2050 a maioria dos seus carros não será mais a gasolina/diesel

A Toyota a maior montadora do mundo em volume de vendas de carros informou ontem que prevê que até 2050, os veículos com motores diferentes de gasolina e diesel, movidos a gás, eletricidade,híbridos, células de combustível responderão pela maior parte de suas vendas.

Hoje, os carros a diesel e gasolina representam 85% das vendas globais da Toyota. Segundo a montadora japonesa o caso da fraude da VW sobre a emissão de poluentes contribuirá para este avanço extraordinário.

A produção de petróleo atende à geração de energia elétrica para além movimentação de veículos e com esta possível redução os demais usos (mais nobres e menos poluentes) do petróleo poderão avançar como no caso da petroquímica na produção de fertilizantes e plásticos.

Evidente que esta revolução é boa para a questão ambiental, restará avaliar os efeitos disso para o mercado do petróleo, num momento em que o barril está medianamente mais baixo.

Na hipótese de menor demanda do petróleo, a tendência será que os preços baixem ainda mais. Porém, neste caso, com combustível fóssil muito barato, estas inovações tenderão a ser menos competitivas comercialmente. A conferir!

PS.: Fonte da informação original The Wall Street Journal (WSJ).

Um comentário:

Anônimo disse...

Fica uma simples mensagem : Nada é eterno, nem o petróleo, nem a Petrobras, nem nada. Tudo é muito cíclico, as coisas evoluem, mudam,não se criam, mas, se transformam.