quarta-feira, outubro 28, 2015

Technip fecha novo contrato para o Pré-sal

Enquanto a alemã Schulz suspende suas atividades na unidade industrial em Campos dos Goytacazes que produzia tubos especiais para exploração de petróleo, a francesa Technip que possui base industrial junto ao Porto do Açu e outra em Vitória, ES, anuncia novo contrato para fornecimento de tubos flexíveis para exploração de petróleo no Pré-sal.

A Technip anunciou ontem que, fechou um novo contrato com o consórcio brasileiro Libra Oil & Gas para desenvolver o importante campo de petróleo de Libra, o segundo maior do Brasil. A empresa não citou o valor exato deste novo contrato, mas informou que se tratava de um "contrato importante" que pode ser de entre 100 e 250 milhões de euros.
Unidade industrial da Technip junto ao terminal T2 do Porto do Açu 

O contrato é mais um para fornecimento de cabos flexíveis para o campo, que fica na bacia de Santos, na camada do pré-sal, com a estimativa de um volume de óleo recuperável de entre 8 bilhões e 12 bilhões de barris. O consórcio Libra Oil & Gas, que explora o maior campo na camada pré-sal do país, é integrado pela Petrobras (40%), a anglo-holandesa Shell (20%), a francesa Total (20%), a China National Petroleum Corporation (10%) e a China National Offshore Oil Corporation (10%).

O centro operacional da Technip funciona na cidade do Rio de Janeiro vai administrar o projeto e os trabalhos de engenharia, mas a fabricação dos tubos flexíveis se dará nas instalações da Technip em Vitória e Açu, com entrega prevista para o segundo semestre de 2016, segundo comunicado da empresa.

PS.: Atualizado às 23:50: Os tubos flexíveis a serem fornecidos pela Technip serão para o Teste de Longa Duração (TLD) da área, previsto para 2017. Entre os itens contratados estão tubos de oito e seis polegadas. Será a primeira vez que tubos de oito polegadas serão utilizados no pré-sal.

Nenhum comentário: