quarta-feira, setembro 19, 2018

Produção nacional de óleo baterá recorde em 2018: 1 bilhão de barris, 25% já são de fora da Petrobras

Além do gás natural há expectativas que em 2018, se tenha também um recorde na produção nacional de petróleo que pode chegar a 1 bilhão de barris.

Na soma da produção de gás natural e petróleo em barris equivalentes (boe), como concessionário a Petrobras hoje detém apenas 74,6% contra 25,4% das petroleiras estrangeiras e das pequenas e médias empresas nacionais. Até pouco tempo esse percentual estava na faixa dos 90%.

Hoje essas outras petroleiras para além da Petrobras produziram no 1º semestre de 2018, uma média de 840 milhões de barris de óleo equivalentes por dia (boed), cerca de metade deste volume da Shell.

Isto tende a aumentar com a entrega que a diretoria da Petrobras pós-golpe fez dos campos (ativos) de Carcará e outros campos maduros da Bacia de Campos.

Porém, pior de tudo é o fato da estatal ainda estar exportando muito óleo cru e importando derivados com as suas refinarias trabalhando abaixo de suas capacidades instaladas. Neste caso, vale lembrar que os 254 milhões de barris dos 25,4% da produção de outras petroleiras são por direito delas, que assim dão o destino que quiserem em seus barris de petróleo.

Nenhum comentário: