domingo, setembro 09, 2018

Marcel Silvano, um deputado necessário na Alerj!

Na semana passada, eu publiquei aqui no blog, um apoio a José Maria Rangel a deputado federal como costumo fazer nas eleições gerais. Hoje uso espaço para, de forma similar, resumir as razões para o meu apoio ao jornalista e vereador Marcel Silvano na eleição para deputado estadual no ERJ. 

Marcel Silvano exerce um segundo e excelente mandato de vereador em Macaé. Silvano trata no dia-a-dia das questões da população, ouve muito e articula ações para os movimentos sociais, busca soluções para os problemas sempre de forma ponderada e propositiva, mas firme nos princípios.

Marcel Silvano tem consciência de que muitos dos problemas que vê e debate em seu mandato de vereador são estruturais como o empregos, a saúde e o transporte que demandam articulações supramunicipais, onde o trabalho do deputado estadual é indispensável.

Junto com Zé Maria Rangel Rangel na Câmara Federal, Marcel Silvano tem tudo para desempenhar um papel que necessitamos no plano estadual e regional.

A Assembleia Legislativa do ERJ vive uma crise sem precedentes de representação política junto à população. Assim, o parlamento fluminense necessitando ser urgentemente resgatado.

A Alerj carece de nomes e lideranças que têm sua gênese nos municípios, mas possuem visão e atuação regional e estadual, um das razões que sustentam o meu vigoroso e entusiasmado apoio ao Marcel Silvano.

Marcel Silvano conhece e tem combatido os desvios do governo Temer, em especial na questão do setor petróleo e relação ao entreguismo da Petrobras. Ao mesmo tempo Silvano tem questionado os equívocos de gestão dos bilhões dos recursos dos royalties do petróleo, por parte dos prefeitos dos municípios petrorrentistas que incluem Macaé e Campos dos Goytacazes entre outros.

Silvano tem também sustentado que o desenvolvimento não pode ser visto apenas com o viés econômico sem ser também integrado socialmente, considerando ainda os vários setores para além daqueles mais dinâmicos em termos de arrasto das atividades econômicas.

Assim, Marcel Silvano já vem atuando politicamente para que o ERJ seja pensado em termos integrado em suas várias regiões, indo para além do conhecido bairrismo, que é compreendido nos "espaços esquecidos" do território, mas sustenta que as saídas e alternativas regionais são as mais eficientes, diante de tantos desafios e de algumas boas potencialidades.

A nossa região assiste a um processo de metropolização com as cidades e suas populações vivendo com em fluxos constantes e crescentes. O fluxo de pessoas e materiais é hoje imensamente maior que antes, o que permite avaliar que se vive hoje tanto no estado quanto nos municípios.

Assim, com esta consciência, juventude e disposição Marcel Silvano já tem atuação política regional e sabe que a gestão pública estadual nas três esferas de poder precisa avançar diante de uma realidade em que nossa urbanização é menos local e mais regional e integrada de forma supramunicipal.

Entre muitas outras, estas são as razões básicas que sustentam e dão base para o meu empolgado e vigoroso apoio na disputa ao cargo de deputado estadual, para o Marcel Silvano (Nº 13.333).

Por tudo isso, Marcel Silvano é também uma candidatura natural e será um mandato mais que necessário à região e ao estado para nos representar na Alerj, neste momento em que toda a gestão estadual precisa ser repensada e redefinida a partir de 2019.

Nenhum comentário: