quarta-feira, dezembro 26, 2007

Conversa (a) fiada numa tarde de Natal

Os leitores assíduos deste blog, já perceberam que paulatinamente ele vai se consolidando como um instrumeto de construção coletiva de muitos colaboradores. O blogueiro vibra com isso mais do que se o sucesso fosse individual e até maior. Um exemplo disso é o material que o blog recebeu hoje do Fabiano Seixas, o nosso Sepé (foto ao lado), ex-aluno e agora profissional do Cefet Campos. Deixo para você mesmo lere a matéria que ele fez, com um operário da obra de reforma da ponte Gal. Dutra. Junto mandou cerca de setenta fotos que por problemas de espaço o blog teve que selecionar para acompanhar o texto:

Prezado Roberto,

Ontem, resolvi me dar um presente de Natal, fui ver de perto as obras das pontes que estão sendo construídas em nossa Campos pelo Governo Federal e pela Prefeitura de Campos.
Foi uma tarde de aprendizado e percepção que o progresso vai chegando, mesmo que lentamente ou apenas criando vertentes para este tão proclamado e alardeado progresso passar por nossa cidade.
Pude interagir com um operário da empresa RL, construtora da nossa “NOVA DUTRA”, uma experiência enriquecedora.


Um homem sente-se realizado quando tem a certeza de que sua família está tendo comida e qualidade de vida mesmo tendo o homem da casa a três mil quilômetros de casa.”

Visando respeitar a política interna da empresa, não irei identificá-lo, darei o nome fictício de Raimundo. Raimundo, 45 anos, residente e natural do São Luiz, estado do Maranhão, rosto cansado e mãos calejadas, e olhar atento ao canteiro de obras da margem esquerda que está sob a tua responsabilidade.
Raimundo fala de sua vivência em construções de pontes nos estados de São Paulo, Mato Grosso e viadutos no Rio de Janeiro.

Estou gostando de Campos, uma cidade que me acolheu de braços abertos, fiz boas amizades aqui, espero um dia voltar”.


Segundo ele, o prazo real para entrega da Ponte será o mês de março, se o ritmo da obra for mantido. Relatou que 95% dos operários são oriundos dos estados do Nordeste: Bahia, Sergipe, Maranhão, Pará e Piauí, e que apenas 02 (dois) são naturais de Campos.
Fala da saudade que sente da família, filhos e esposa que deixou no Nordeste, que é lembrada ao avistar os displays com os nomes de sua cidade nos ônibus das empresas Itapemirim, Penha e São Geraldo em sentido Nordeste da BR-101.
Segundo, Raimundo, o primeiro grupo de operários já retornou para o Nordeste.
Frisou a política de implantação da segurança na execução dos trabalhos, que é supervisionada por 02 (dois) profissionais da Área de Segurança do Trabalho, que encontram resistência em alguns operários em trabalhar com os equipamentos de proteção individual e coletivo.

A gente vem do Nordeste em busca de emprego, porque lá as oportunidades são menores e a miséria é cruel, o salário pago é muito baixo, o que compensa são as horas extras. Tem semanas que trabalho todos os dias”.

Comentou com cautela a velocidade na execução da obra da ponte que a prefeitura está construindo pela prefeitura e questiona o padrão de qualidade, tendo em vista o porte da obra e seus pilares de sustentação. Sente-se orgulhoso de estar contribuindo para o crescimento da cidade e aguarda ansioso o término da obra para começar um novo desafio.

Que 2008 as pontes sejam utilizadas para unir laços de amizade, construir novos ideais e proporcionar o tão sonhando desenvolvimento da nossa cidade e região.
Atenciosamente,
Fabiano Seixas (Sepé)!

PS.: A última foto da Ponte Gal. Dutra feita do alto, na véspera do Natal, 24 de dezembro, às 16 horas é de outro colaborador, o professor, José Carlos Salomão.

Nenhum comentário: