quinta-feira, dezembro 06, 2007

Mais outdoors?

Sempre às vésperas das eleições municipais, a cidade sofre um inchaço com a instalação de novos outdoors, distribuídos em pontos indiscriminados da área urbana. Este tipo de mídia é hoje considerado, comparativamente às demais, uma das mais nefastas para o cidadão, em termos de poluição visual.

Fora isso, há que considerar que este tipo de serviço tem que ser regulado e controlado pelo poder público, pois, trata-se de uma concessão. Na cidade de São Paulo o prefeito Gilberto Kassab comprou uma boa briga, ao proibir sua instalação em locais que enfeiavam a cidade.

Em Campos, uma nova empresa surgiu. Antes duas operavam o setor, a Outside Propaganda e a De A a Z. Agora chegou a Adver que é do Rio de Janeiro e já está instalando uma série de painéis divulgando seus contatos na cidade (veja aqui sua página na internet) como este da foto que está localizado, na avenida 28 de março.

O Plano Diretor, que segundo dizem, foi desfigurado na Câmara Municipal, deveria prever o controle e a limitação deste tipo de propaganda. Além de proibir sua inatalação, nas áreas mais centrais e de contemplação do munícipe, a permissão para exploração do setor tem a obrigação, de ser licitada com a ou as concessionárias escolhidas pagando por isso.

Do jeito que está sendo feito é possível qualquer um desconfiar, que alguém pode estar levando vantagem. Bom que o Ministério Público aja. Enquanto isso, o observador pode ficar atento para o que vai ser ali anunciado. Não duvidem que nos próximos dias apareçam mensagens natalinas de "personalidades"interessadas em mías individuais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Roberto,

Nessa cidade pode tudo. Pode bar e restaurante ocuparem as calçadas, pode lotada, pode construir e destruir sem permissão ou autorização, pode governar sem prestar contas a ninguém...
No caso das empresas de painéis, tipo "outdoor" vale lembrar que o relacionamento com os mais diversos grupos políticos é sempre, convenientemente, estreito, para dizer o mínimo. O sr pastor Edvaldo (proprietário da OUTSIDE/INSIDE) e o sr Paulo César Martins(futuro prefeito do Jardim Carioca)respondiam a inquérito na 134DP, há cerca de 3 anos atrás, por invasão de propriedade, dano, e outras irregulariades mais. O Inquérito têm mais folhas que a Enciclopédia Barsa. Resta saber se não virou Inquérito Au-Au (no jargão policial). Ao Delegado, ao Ministério público, Ao Delegado, Ao Ministério Público...

Meus respeitos.


Capitão Xacal. torturador e massagista.

Anônimo disse...

Sr Moraes,

Por que a PMCG não aproveita tanta oferta de espaço para divulgação, e tanta fartura de recursos públicos para comprá-la e divulga o balanço mensal, simplificado, das contas municipais?

Abraços,

Mariel Mariscot e Scuderie Le Coq.