sexta-feira, julho 31, 2009

Na briga pelos royalties do pré-sal

Veja o que diz a reportagem de O Globo desta sexta-feira: "Pré-sal: governo estuda compensação especial a estados e municípios produtores, como Rio e SP" "BRASÍLIA - Os estados e municípios que tiverem envolvimento direto com a exploração do petróleo do pré-sal poderão receber uma compensação especial. Como mostra reportagem de Gustavo Paul, publicada na edição do GLOBO desta sexta-feira, o tema está em estudo pela comissão interministerial que elabora o novo marco regulatório para as camadas ultraprofundas. A compensação iria beneficiar de cara os estados do Rio, São Paulo e Espírito Santo, além dos municípios costeiros que ficam defronte aos campos. "Os recursos viriam de uma parcela do que a União receberá no regime de partilha da produção, o que não implicaria a redução do que os demais estados da federação teriam direito a levar de um fundo que distribuirá os recursos proporcionalmente para todo o país".

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse país é uma piada...eles falam em mudanças constitucionais como se fosse apenas digitar uma nova lei e pronto.
E o nosso povo aceita passivamente.
Eu tenho mais de 40 anos e participei em Campos de atos públicos pró-royalties, agora falam em mudar e quase todos ficam apáticos, com exceção deste Blog.
Parabéns Roberto Moraes!

Renato.

Anônimo disse...

Falando em pré-sal e O Globo... Interessante o artigo da prefeita publicado ontem nesse jornal, sobre esse tema. Pelos movimentos recentes, parece que Rosinha vai estar liderar essa briga. Independente das críticas e restrições que tenho, é bom saber que a chefe do executivo municipal não está apática (como disse o Renato, com razão, da quase totalidade da sociedade).
Aliás, Roberto, você leu o artigo? O que achou?