terça-feira, julho 21, 2009

Porto do Açu começa a operar no 1º semestre de 2012

O blog pode estar enganado, mas em relação ao cronograma inicial, parece que a informação atual esticoo este prazo, pelo menos, em seis meses. O site da LLX agora diz que o Porto do Açu deverá começar a operar no primeiro semestre de 2012. O site diz ainda que o porto terá uma profundidade de 18,50 metros, o que permitirá a atracação de navios “capesize” com capacidade de até 220.000 toneladas, assim como a nova geração dos navios superconteineiros com capacidade de até 11,000 TEUs (contêiner padrão de 20 pés (6,0 m) de comprimento). O porto, ainda segundo o site da companhia, oferecerá 10 berços com profundidade de 18,5m em uma área total de 7.800 hectares, que abrigará um terminal de minério de ferro e plantas de pelotização, um complexo siderúrgico, usina termoelétricas, indústrias cimenteiras, um pólo metal-mecânico, unidades petroquímicas, montadora de automóveis, pátios de armazenagem inclusive para gás natural, cluster para processamento de rochas ornamentais, instalações para embarcações de apoio à atividade offshore. O que parece ter de novo nestas informações são “indústrias cimenteiras”, os pátios de armazenagem de gás natural e a confirmação de que haverá instalações para apoio às atividades offshore, provavelmente aquelas provenientes da exploração dos campos adquiridos em leilão da ANP pela OGX, braço petrolífero do grupo EBX. Até aqui o blog também não havia ouvido falar em indústria cimenteira. Acompanhemos o empreendimento.
PS.: Atualizado às 12:36: As fotos acima são de junho e estão disponibilizadas no site da empresa. Aqui nestas duas páginas você pode ver que ora se fala no segundo semestre de 2011, ora no primeiro semestre 2012.
Atualizado às 12:42: Clique aqui e eacompanhe o andamento das obras de novembro de 2007 até os dias atuais.

3 comentários:

Anônimo disse...

Valeu ROBERTO MORAES. O nosso norte fluminense está em crescimento e fico feliz. Aposentei após 24 anos
de serviços prestados a USIMINAS e estou no mercado como prestador de serviços na área da saúde. Em breve se Deus permitir estarei em Campos com a implantação do meu projeto que já é reconhecido em Minas Gerais. Um abraço e que Deus continue te abençoando.

Aladilson

luciano castilho disse...

oi tudo bm cara espero q esse porto traga empregos bm remunerados p/ q nos trabalhadores ofshore deije d embarca porq e muito perigoso e assim podemos viver perto de casa

Guilherme CASTRO disse...

fico feliz com a concentraçao de industrias que vira para o super porto do açu,porem as autoriades de Sao Joao da Barra e do Rio tem que tomar providencias para amenizar os impactos ambientais causados por essas empresas.O meio ambiente agradece,porem essas essas estao causando a sanalizaçao da agua, segundo a UENF,isso acarretara que agua sera impropria para o consumo.