segunda-feira, julho 06, 2009

TEUs, hub port e o Açu

Dando continuidade ao que o blog se propôs, de trazer para este espaço, mais informações sobre portos, a economia, a logística, a questão ambiental portuária, o blog trouxe hoje alguns dados que servem para ir nos acostumando a entender a questão. TEUs é a unidade correspondente a um contêiner de 20 pés. Ela é usada para identificar a capacidade de transporte navios ou a capacidade de um terminal portuário, normalmente informado em milhares de TEUs. O porto do Açu terá além de quatro berços de atracação para contêineres, seis braços de atracação para navios graneleiros, produtos siderúrgicos, carga geral e embarcações de apoio a atividades offshore. O Porto do Açu terá capacidade para receber navios de grande porte, gerando redução do custo do frete com importações e exportações, inclusive no caso do etanol. Em função do calado com profundidade de 18,5 metros, o complexo portuário do Açu permitirá a atracação de navios de grandes capacidades (capesize) com capacidade de até 230 mil toneladas e ainda dos chamados superconteineiros com capacidade de até 11 mil TEUs. Hoje são poucos portos no Brasil em condições de receber estes grandes navios com capacidades superiores a 7 mil TEUs. Os armadores que atuam no transporte marítimo nas rotas entre Ásia, Europa e América têm expectativas em trazer para o Brasil navios cada vez maiores. Para isso eles necessitam instalar por aqui o que chamam de “Hub ports” que são os portos concentradores de carga para posterior distribuição. De acordo com Hélio Flávio Vieira, doutor na área de Logística e Transporte, a exitência de hub ports não é apenas uma possibilidade, como uma grande saída para o problema da cabotagem no Brasil que tem desequilíbrio em transporte de idas e vindas na direção sul para o norte e vice-versa. Conceitualmente hub port ou porto de transbordo é um porto concentrador de cargas e de linhas de navegação. O termo decorre das estratégias de aumentar o tamanho dos navios, concentrar rotas e reduzir o número de escalas adotadas pelas principais companhias marítimas. Os navios de grande capacidade reduzem sensivelmente o preço dos fretes, que explicam como os chineses conseguem colocar, mundo afora, os seus produtos a preços altamente competitivos, não apenas pelos baixos custos de produção, mas também de transportes. Há expectativas de que o Complexo do Açu seja um Hub port, o que aumentaria ainda mais a sua importância econômica. Os portos em funcionamento atualmente no país estão, de forma agressiva, buscando recursos para dragagem de olho no aumento de seus calados para não perderem competitividade. Como a maioria dos portos são estatais, eles estão buscando e obtendo recursos do PAC do governo federal, que dependem ainda das respectivas licenças ambientais. Ainda assim, a concorrência não será fácil para eles, pois os novos portos como do Açu, têm custos mais baixos de manutenção, por não necessitarem destas dragagens. Além disso, no caso do Açu ele possui ainda mais flexibilidade e possibilidades devidos às suas grandes áreas de expansão.

9 comentários:

Alves disse...

Caro Roberto,

São essas matérias de aspecto pedagógico e instrutivo que a cidade está precisando. Viva o crescimento e o desenvolvimento econômico!!!

walnize carvalho disse...

Prezado Roberto,
Movida pelo comentário do seu leitor-Alves- no que endosso suas palavras, mandei-lhe um e mail.
Walnize Carvalho

Marcelo disse...

Professor, realmente a grande
vantagem do Açu é ter espaço para
crescer, coisa que outros portos como Rio, Vitória e Santos, por
exemplo, não tem. São milhares de
hectares de terra pouco habitados
e que até há pouco tempo tinha
pouco valor.

www.macrodrenagem.com disse...

Prezado Roberto, Olho e vejo um futuro promissor para o Estado do Rio com investimentos desta ordem, Empreendedorismo estratégico, mais preocupo-me com o impacto ao meio social e urbano; tenho trabalhado em planejamento estratégico, e sabemos que não se pode esquecer os momentos que vivemos com o Aquecimento Global e suas conseguências, causadoras de prejuízos imensuráveis.Estou trabalhando em soluções que vão ajudar a minimizar tais problemas, caso seja de seu interesse e de seus seguidores, disponibilizo informações no site: www.macrodrenagem.com, Grande Abraço,

Anônimo disse...

PROFESSOR ROBERTO, Quanto tempo, desde 1990, quando estava na 1 ª turma do Curso de Segurança do Trabalho na ETFC.É com muita honra ter nascido em Campos dos Goitacazes RJ.estou á 21 Anos em SÃO PAULO,e com muita vontade de voltar para minha terra. sou a Luzia Conceição de Oliveira,Engenheira Civil, e Diretora de uma empresa de engenharia,sinto-me realizada e muito orgulhosa da minha cidade.em breve, se Deus quizer voltarei, PARA CONTINUAR TRABALHANDO, nesta cidade linda um grande abraço. sua ex aluna.

Anônimo disse...

PROFESSOR ROBERTO, Quanto tempo, desde 1990, quando estava na 1 ª turma do Curso de Segurança do Trabalho na ETFC.É com muita honra ter nascido em Campos dos Goitacazes RJ.estou á 21 Anos em SÃO PAULO,e com muita vontade de voltar para minha terra. sou a Luzia Conceição de Oliveira,Engenheira Civil, e Diretora de uma empresa de engenharia,sinto-me realizada e muito orgulhosa da minha cidade.em breve, se Deus quizer voltarei, PARA CONTINUAR TRABALHANDO, nesta cidade linda um grande abraço. sua ex aluna.

Roberto Moraes disse...

Olá Luzia,

O prazer é meu relembrar a passagem daquela boa e pioneira turma.

Há mais de oito anos tenho este blog para debater assuntos desta nossa região.

De desejar utilize meu e-mail robertomoraespessanha@gmail.com

Quando estiver por aqui apareça. Seria interessante falar para os novos alunos.

Fico feliz ver o desenvolvimento dos alunos e alunas seguindo carreira exercendo a cidadania.

Quanta coisa mudou de lá para cá.

De uma época em que as informações da área eram restritas, para este novo mundo, em que a informação está disponível, mas é preciso saber acessá-las, filtrá-las e usá-las com critério e sabedoria.

Vejo vc depois de 20 anos por aqui e Clinio, agora ha pouco pelo Facebook, que foi de uma turma da década de 90, voltando do seu trabalho na Finlândia... êta mundão grande.

Abs.

Anônimo disse...

O PORTO DE SANTOS AINDA TEM ESPAÇO DISPONIVEL NA MARGEM NORTE.

Unknown disse...


Pecém deverá ser HUB PORT em breve, com a abertura do canal do Panamá ampliado.