segunda-feira, maio 28, 2012

Ainda sobre os serviços público mal executados

O blog recebeu do engenheiro José Ronaldo Saad, um aprofundamento das observações do arquiteto Renato Siqueira, sobre a qualidade dos serviços da empresa concessionária de água e esgoto no município de Campos dos Goytacazes:

"Caro Professor
Sempre por email, porque não consigo entender como se faz postagem em blogues, permito-me acrescentar um comentário ao artigo do lúcido urbanista Renato César Arêas Siqueira, sobre a inoperância dessa concessionária ÁGUAS DO PARAÍBA, que continua a fazer o que quer e a não fazer o que deve nessa nossa acovardada província. Naturalmente, que com a conivência indispensável dos Poderes Executivo e Legislativo, para não dizer que se trata de mais uma indisfarçada “formação de quadrilha” contra os interesses da cidadania.
A particularíssima característica topográfica da Planície Goitacá – o mais extenso território totalmente plano dentre todas as cidades brasileiras – exige forçosamente a intercalação de muitas estações elevatórias, o que foi implementado no início do século passado pelos competentes projetistas ingleses, em nossa extensa malha municipal de esgotos sanitários.
 Refiro-me ao cheiro insuportável que exala de todos os pontos da cidade onde operam essas estações, inclusive na E.T.E. de Guarús.
Rigorosamente, não há nenhum tratamento biológico para filtragem dessas exalações insalubres que empesteiam o ambiente urbano.
Acrescente-se ainda a contribuição perniciosa da rede de águas pluviais, que se acha totalmente contaminada pelas ligações clandestinas de particulares quando não de iniciativas oficiais, e que a concessionária (leia-se GRUPO QUEIRÓZ GALVÃO, que estende seus tentáculos amorais e gananciosos aos demais setores estratégicos de infra-estrutura, tal como o recolhimento de lixo e muitos outros) teria como coibir mediante controle com robot’s, que são equipamentos especificamente projetados  para inspecionar tubulações de água, rede fluvial, rede de esgoto, etc.. dotados de micro câmera para a precisa localização e filmagem dessas inclusões.
Simplesmente herdaram gratuitamente de anteriores governantes esse imenso e valiosíssimo patrimônio e nada mais fazem senão adicionar cloro à água captada do Rio Paraíba em troca de uma arrecadação mensal milionária sobre a distribuição do líquido e a coleta do esgoto que aliás é feita sem nenhuma interferência da concessionária. Com custo zero, portanto.
Saudações
Jose Ronaldo Saad."

2 comentários:

Anônimo disse...

Sem defender a concessionária, devo informar que o robot é uma boa solução mas que em virtude do estado de conservação de algumas tubulações o ele não tem sido totalmente eficaz.
Quanto ao cheiro próximo das elevatórias, é de incomodar até cachorro. A elevatória da esquina da Av. Pelinca com Cons. José Fernandes, mais precisamente sob a calçada do Banco Real (é Real ainda ou já mudou de nome?) emite um cheiro desagradável há muito tempo. A elevatória atrás do Walmart presenteia àqueles que transitam a pé entre a Av. Nilo Peçanha e a Av. Arthur Bernardes com um odor insuportável. E estamos no frio, onde os gases são menos intensos.
Tem coisa que dá para resolver e outras mais complicadas. Águas do Paraíba negligencia ambas.

Anônimo disse...

Já tive problemas graves, provocados pela empresa. Galerias velhas, entupiram a entrada da minha casa, por duas vezes. Por duas vezes, tive que quebrar dois banheiros! E a Empresa permanece dizendo que o problema está na minha casa! Interessante!