terça-feira, maio 15, 2012

"Hoje também é um dia de tristeza - Sérgio Diniz saudade..." por Hélio Coelho

O blog recebeu do professor Hélio Coelho o texto de homenagem a Sérgio Diniz que endossa e publica abaixo:


"HOJE TAMBÉM É UM DIA DE TRISTEZA: daqui a pouco, as 12horas, no Campo da Paz, estaremos sepultando o corpo do PROFESSOR SÉRGIO DINIZ, que desde ontem é SAUDADE. Na verdade, não estaremos enterrando um corpo: estaremos, sim, plantando uma frondosa árvore no solo da planície goitacá, adubada por esta chuvinha plantadeira outonal. Por sua dignidade, honradez, inteligência para o Bem e amor cristão com que viveu entre nós, com certeza já está desfrutando em espírito da Paz Celestial.

SÉRGIO foi um exemplo de cidadania vivida pelo exemplo: a Ética Cívica, cidadã, solidária, opondo-se o tempo todo à ética cínica, individualista, predatória. Tanto na vida pública como na vida particular, com os amigos e com a família. Um grande Campista!

Lembro-me bem: numa das inesquecíveis SEMANAS UNIVERSITÁRIAS que promovíamos em fins dos anos 60 e ao longo dos 70,quando o tema era EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR EM CAMPOS (éramos Direito, Filosofia, Serviço Social e Medicina), num pronunciamento apaixonado ele jurou solenemente que faria tudo, lutaria com todas as suas forças para trazer os Cursos de Economia, Administração e Ciências Contábeis da CANDIDO MENDES PARA CAMPOS! E cumpriu o juramento: com entusiasmo anunciou a instalação da CANDIDO MENDES em nossa terra em 1976, que desde então cumpre relevante papel na infra-estrutura do desenvolvimento regional. 

Honrou-me com o convite para ser professor-fundador dessa grande instituição universitária, que prontamente aceitei e disso tenho orgulho! A CANDIDO MENDES DE CAMPOS mantém-se pela ação, vontade de servir e trabalho árduo de muitos! Mas ninguém apagará esta verdade: foi o PROFESSOR SÉRGIO DINIZ o grande responsável por este feito. 

Assim, na Política com P maiúsculo, no Magistério e na vida comunitária, na defesa intransigente da Democracia, na construção histórica e heróica do Ensino Superior de qualidade em Campos,no exemplo de dignidade e grandeza moral, que para sempre seja lembrado e gravado no bronze da História o nome do PROFESSOR SÉRGIO DINIZ! Adeus, Amigo.Em meu nome e da Família Coelho dos Santos!"

5 comentários:

Anônimo disse...

Caríssimo Professor Hélio,

Que homenagem linda! É bom demais ler estas linhas! Sabe o porquê?
Respondo: Só um homem justo, digno e honesto poderia contemplar e traduzir, com tanta sensibilidade, o que representa para nós a trajetória de outro homem também justo, digno e honesto como o Professor Sérgio Diniz! Quanta honra por ter tido 2 professores assim!

Campistas, vocês têm sim exemplos a seguir! Por favor, abram os olhos!!! Pessoas como o Professor Sérgio e o Professor Hélio estão na terra para nos ajudar a evoluir!

Obrigada, Professor Hélio!

Anônimo disse...

Lindo texto!

Barreto disse...

Endoço a manifestação in totum do Professor Helio Coelho, a respeito do Professor Sergio Diniz, com quem nos momentos que conversamos, encantava pela lucidez, honestidade, bom senso e sobretudo compromisso com o bem comum. Perde Campos, perdemos todos. No limiar de sete décadas, foram muito poucos, com quem tive convivio, que deteêm estas virtudes, em prática.

Felipe Diniz disse...

Caro Helio,

Obrigado pelas carinhosas palavras!

Gratos,
Familia Diniz Nogueira

Obs: A vc Roberto Moraes, nosso agradecimento por publicá-las.

Abs

Anônimo disse...

Caro Helio,

Obrigado pelas carinhosas palavras!

Gratos,
Familia Diniz Nogueira

Obs: A vc Roberto Moraes, nosso agradecimento por publicá-las.

Abs