segunda-feira, julho 16, 2012

Pavilhão, terminal urbano, VLT, eleições & inelegibilidades ...

Acompanhei sem emitir opinião os questionamentos sobre a derrubada do Pavilhão de Regatas na margem do Rio Paraíba do Sul, em frente à Praça das quatro Jornadas, bem, no centro antigo de Campos.

Li opiniões sobre preservação da memória, do patrimônio histórico, do pouco caso com o remo, esporte de tradição e glórias de nosso povo... concordei com boa parte destas opiniões, mesmo, sem ter muito clareza, do que seria ou não, patrimônio histórico e preservação da memória, antes e depois da construção daquele espaço, que, se não estou enganado, seria da década de 70.

Porém, no fundo mantive uma expectativa de como seria bela a orla do nosso Paraíba do Sul, na área central, sem este Pavilhão e principalmente, sem aquela fileira de ônibus do Terminal Urbano, que ninguém parece ter a coragem de buscar localização alternativa, diferente desta na orla, que estraga, talvez, uma das melhores imagens de Campos.

Pois, hoje, vendo, os entulhos tirados e o dique refeito naquele local, mesmo com neste dia chuvoso, eu tendi pela opinião de que, o melhor mesmo é a orla sem o Pavilhão de Regatas, que pode ser apoiada de diversas outras formas, mas, para isto, eu também quero aquela orla do Rio Paraíba livre daquelas dezenas de ônibus.

Qual seria o(a) candidato(a) com coragem para assumir a proposta de buscar uma alternativa para o Terminal Urbano, mesmo que dividido, em mais de um espaço. A (ou as) alternativa(s) não pode(m) ser para atender aqueles que querem apenas uma bela paisagem, não se importando com os meios e as formas de transporte público de nossa população.

Com esta ótica de preocupação, quem sabe, a alternativa, não poderia vir com um projeto que vinculasse um novo terminal que fosse também de conexão com VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), dentre os dois lados do próprio Rio Paraíba o Sul, com interligação entre as áreas mais populosas da área urbana do município: Guarus, Goitacases e Ururaí?

Ah, ilusão do blog, ando mesmo com a cabeça na lua, e assim, esqueci que a eleição em Campos, há muito, não tem servido para discutir estes assuntos ligados à vida do cidadão e sim, para acusações e disputas de inelegibilidades, processos judiciais e outras questões, de pura disputa de poder...

4 comentários:

evandro disse...

obrigado professor, este espaço é uma ilha de raciocínio no meio de um rio de "imbecilização" e manipulação do povo campista. Entre tantos assuntos que nada acrescentam ao progresso da sociedade que são discutidos nas mídias locais, vemos esse recanto de pensamento livre,que de tão vanguardista, parece até utópico para a condição atual. Como o sr mesmo diz, sigamos em frente.

Anônimo disse...

Bom dia Prof. Roberto.
Segue abaixo comentário feito à época no Blog do Claudio Andrade, sobre a demolição do pavilhão:

"Com todo respeito e consideração aos bons momentos da história que o cerca, gostaria de dizer : Já vai tarde pavilhão! ( a edificação) Não importando quais tenham sido as razões que conduziram a prefeitura a demolir o paredão que obstinada e delituosamente, como num crime permanente, obstruía a visão do velho Paraíba, o fato é que não se pode deixar de reconhecer o acerto da medida para pedir que jamais ali, NAQUELE LOCAL, seja construído um novo. Quanto à questão do tombamento, convenhamos: O direito ao acesso livre e desimpedido da imagem do Paraíba do Sul descendo sobranceiramente em direção a sua foz, capturada por quem está posicionado na Praça São Salvador É IMPRESCRITÍVEL, portanto, não passível de tombamento, em tempo algum ! Daí admitirmos o acerto da prefeitura, como dito acima, seja lá qual tenha sido a motivação de tal decisão. De qualquer forma, são como os atos nulos de pleno direito, que jamais se convalescem e que fatalmente se aplica ao caso de edificações não planejadas e construídas ao arrepio da opinião pública, a exemplo do pavilhão com o qual fomos obrigados a conviver por tantas décadas de abandono, como alguém que no melhor momento do espetáculo levanta-se a nossa frente. Sinta-se abraçado Paraíba do Sul, a sua vez chegou, ainda que por pouco tempo, não obstante a imbecilidade humana que o fareja.

21 de junho de 2012 09:24"

Unknown disse...

Era um monumento histórico fiquei muito sentido com a sua demolição.Mas para uma cidade que já demoliu um prédio como o do antigo Trianon um Pavilhão de Regatas Não deve significar nada mesmo.

Eduardo Braga disse...

Quanto a questão do terminal de ônibus, a minha opinião é que o Centro deveria ser apenas de passagem rápida dos coletivos para desembargar e pegar passageiros, sem terminal algum, só com abrigos comuns de ponto, com algumas linhas circulares feita por micro-ônibus e ônibus maiores vindo de um bairro e seguindo para outro. Os terminais deveriam ser construídos, diversos na minha opinião, nos bairros extremos da cidade tendo linhas de ligação uns com os outros passando pelas avenidas principais em diversas opções de ligações! Haveriam os terminais maiores de Goitacazes, Travessão e Ururaí e os terminais menores da Penha, Novo Joquei, Uenf, Parque Prazeres, Aeroporto, Fundão/Cidade Luz, Pecuária/Esplanada e Parque São Benedito.