sexta-feira, julho 20, 2012

Ternium pode participar da compra da CSA em Itaguaí

Está cada dia mais distante a possibilidade da Ternium (grupo Techint) retomar o projeto de construção de uma siderúrgica no Açu. Primeiro com os R$ 5 bi que estava previsto para construir a unidade em SJB, o grupo decidiu comprar cerca de 20% da Usiminas, em Ipatinga, MG.

A decisão do negócio com a Usiminas teve a intenção de suprir o déficit de 3 milhões de toneladas de placas de aço, para as laminações do grupo, no México e sul dos EUA. 

O negócio com a CSA do grupo alemão Thyssen, além de também contribuir com esta demanda das laminadoras, também possibilitaria usar o terminal portuário privativo, na Baía de Sepetiba, para exportar minério e importar carvão.

As negociações podem envolver a Usiminas e também a Nippon que também tem ociosidade em suas laminações.

Interessante observar como as cadeias produtivas foram perdendo densidade e se fragmentando em etapas que podem ser produzidas em diferentes locais e países.

Embora as negociações estejam em fase inicial está ficando cada vez mais provável a desistência da instalação da Ternium no Complexo do Açu, onde, o grupo, também não tinha garantido fornecimento de gás como energia para o funcionamento da siderúrgica. A conferir!

Nenhum comentário: