segunda-feira, julho 23, 2012

O que os R$ 7 bilhões da mobilidade urbana financiará


O PAC Mobilidade Urbana Médias Cidades do governo federal como o blog já comentou aqui, atenderá as cidades com população entre 250 mil a 700 mil habitantes com R$ 7 bilhões do FGTS. Os municípios como Campos terão que oferecer apenas 5% de contrapartida no valor dos empreendimentos propostos.

No lançamento a presidenta Dilma mostrou preocupação com a qualidade dos projetos a serem apresentados pela s prefeituras, “um dos principais entraves à execução dos projetos é a fragilidade dos mesmos”. 

Os recursos contemplarão a implantação e melhoria do transporte coletivo e a aquisição de equipamentos para a integração e modernização desses sistemas. O pacote não financiará a compra de ônibus, pavimentação, recapeamento de pistas e canalização de córregos. Poderá ser atendidos até dois projetos por município. As propostas poderão ser apresentadas até o fim de agosto.

Repito caberá às prefeituras apenas 5%, os demais 95% caberá ao governo federal. Podem ser apresentados até dois projetos. Como o prazo é pequeno e sempre foi assim, quem já vinha trabalhando seus projetos têm mais chances de ser atendido com projetos mais detalhados. É hora de ser ousado e ir para além da passagem a um real. Aqui cabe uma proposta de VLT (Veículos Leves sobre Trilhos) e estações de integração. A conferir!

3 comentários:

Anônimo disse...

Alguém espera que o governo da família Garotinho tenha algum projeto viário sério?
Esperem sentados, os únicos projetos que podem ter são de doação de casas, cestas básicas, passagens de ônibus, etc. a um real.
Cada povo tem o governo que merece.

Anônimo disse...

Depois do crusamento da Arthur Bernardes com 28 de Março ( sem o viaduto ), com certeza eles não tem nada de plano viario ou urbanistico.

Hélio Gomes disse...

Prezado Roberto,
Acho interessante fazer um estudo, talvez a nossa melhor solução, devido ao potencial de passageiros, seja o BRT (ônibus biarticulado, com canaleta exclusiva, estações de embarque etc.). Vale o debate, não podemos continuar desse jeito, achando que ta tudo normal. A mobilidade em Campos em 20 anos entra em colapso.
Abraços,
Hélio Gomes