segunda-feira, julho 16, 2012

Porto do Açu: daqui a um ano?

O início das atividades do Porto do Açu já esteve previsto para o 2º semestre de 2010. Depois 2011, 2012, e agora está previsto para o segundo semestre de 2013. Os anúncios eram de que no dia 1º de julho de 2013, já estivesse sendo embarcado, pela Anglo American, o primeiro carregamento de minério de ferro.

Quem atua nas obras informa que pelos problemas nos pilares da ponte do Terminal TX-1, na construção do quebra-mar - nem metade das pedras para o mesmo foram levadas para o Açu - entre outros deve adiar novamente para 2014 o início da operação do porto.  

Se a Anglo e a LLX tem interesse no cumprimento deste prazo, a PMSJB, já com um novo prefeito, também estará  tocendo pelo início dos embarques, já que 2,5% do faturamento, ficará para a prefeitura como Imposto Sobre Serviços (ISS).

Restará saber quando será anunciado um novo cronograma, já que a pressão sobre Eike e a EBX aumentaram e muito, depois dos problemas na bolsa em junho passado, quando as ações das empresas do grupo perderam metade do seu valor de mercado.

Ao contrário do porto, as obras do estaleiro da OSX estão em ritmo acelerado e pelo que se informa dentro do cronograma. A conferir!

Um comentário:

Marco disse...

Olá Roberto! Poderia comentar um pouco mais sobre o problema com os pilares?