sexta-feira, agosto 30, 2013

Aumento nas despesas para concluir o terminal-1 (TX-1) do Porto do Açu

As agências que trabalham com avaliação da projeção de investimentos estão dizendo que os gastos para concluir o Terminal-1 (off-shore - o da ponte de dentro mar) do Porto do Açu ampliaram em R$ 766 milhões, num prazo de conclusão apenas em 2015, se nenhuma nova alteração acontecer. Quando do anúncio do "acordo" com o grupo EIG o valor necessário para a conclusão era de R$ 1 bilhão.

As intervenções no terminal-1 atualmente se dão na construção (na direção norte lado de Grussaí) dos pieres e quebra-mar que estão sendo feitos, pela empresa espanhola FCC, conforme vídeo que postamos aqui, em nota, no dia 22 de abril de 2013.

Como se vê o terminal-1 é em mar aberto e em águas agitadas. Ao sul, o terminal offshore é ladeado por um pequeno quebra-mar que também protegeria o acesso ao canal do terminal-2 (on-shore).

A maior interessada na conclusão do Terminal-1 é a empresa mineradora Anglo-American, que adquiriu, em 2008, o Projeto Minas-Rio da MMX pela bagatela de US$ 6 bilhões e por ali espera exportar o minério extraído na mina instalada no município mineiro de Conceição do Mato Dentro.

O interesse da Anglo é que no terminal-1, onde chega o mineroduto e estão instalados os filtros que fazem parte da unidade que secará a pasta de minério, transportada pelo mineroduto (retornando-o à minério em granel) e esteiras cheguem aos navios no terminal-1.

Enfim, há que vê o que ainda se sustenta com a enorme crise das empresas do grupo X.
PS.: Atualizado às 13:02 para corrigir parte do texto truncado e erros de português.

Acervo do Blog - Sobrevoo em 13-03-2013 - Vista aérea dos filtros do minério e correia transportadora até Terminal-1

Acervo do blog - Sobrevoo em 13-03-2013 - Filtros e correias transportadoras para o TX-1 do Porto do Açu

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