sábado, agosto 31, 2013

Mercado da TV por assinatura no Brasil

No Brasil são quase 17 milhões de assinantes de TV por assinatura. Ainda pequeno diante do número de domicílios, mas grande comparado a outros mercados, mesmo dos países ricos.

Como se vê no infográfico abaixo do Valor Online, a maioria usa tecnologia do satélite (62%) contra 38% por cabo. A Net/Embratel tem o maior mercado com 53% dos assinantes seguido da Sky com 30%.

A Anatel recentemente ampliou as exigências sobre a produção de audiovisual no país. Uma boa medida para tentar evitar a absorção dos lixos, assim como o aculturamento e a subordinação aos centros de produção cultural do mundo, ao mesmo tempo, em que estimula a economia criativa nacional e sulamericana. Bom recordar que a TV ainda é a mídia mais acessada pela maioria da população brasileira.


2 comentários:

Daniel Corrêa disse...

Roberto,
Atualizando informações sobre a GVT, uma equipe da empresa trabalhou durante esta semana na Rua Professor Manhães (no Turf) instalando tubulações subterrâneas. A equipe estava uniformizada e também um carro da GVT(com placa de Curitiba) estava presente.

Roberto Moraes disse...

A GVT é uma operadora de telefonia fixa, TV por assinatura e banda larga controlada pelo grupo francês Vivendi.

Está mais preocupada com o grande mercado que é SP. Como as demais.

Diz que tem investimentos previstos para este ano de R$ 2,5 bi e está informando que até o final do ano lançará um produto novo "Freedom", uma linha fixa que poderia ser acessada por dispositivo móvel. Com ele vc poderia ter o serviço de voz a partir de qq dispositivo, em cidades diferentes. Querem chegar a assinatura mensal para tudo como faz a Oi.

Resta saber se a concorrência vai gerar melhores preços e qualidade como o capitalismo divulga, ou, se a eterna montagem de carteis manterá os preços altos e a qualidade baixa como temos assistidos, numa luta pelos lucros e controle de mercado, enquanto o cidadão, chamado de cliente continua procurando Procons, Anatel, etc. com as suas eternas reclamações.