sexta-feira, agosto 30, 2013

Gratificação dos guardas municipais de Campos

O blog recebeu e publica o desabafo de um servidor da Guarda Municipal de Campos:

"A verdade sobre a gratificação dos Guardas Municipais de Campos dos Goytacazes!"
"Escrevo para o seu blog pois sei que é um dos poucos espaços que ainda temos para nos expor livremente, sem as amarras e cabresto deste governo.

Esta semana finalmente foi proposto e votado na câmara a nossa "Gratificação". Coloquei em aspas pois é um absurdo esta gratificação. Isso mesmo, enquanto alguns comemoram os R$ 491,60 como algo maravilhoso eu acho uma aberração!

Quando foi proposto essa gratificação, era para corrigir a distorção salarial do cargo de nível médio da prefeitura até o ano que vem, quando seria incorporado esse valor ao salário, igualando assim os vencimentos de acordo com o que é pago aos concursados de nível médio.

Um pouco antes desta proposta, me lembro de uma entrevista concedida numa rádio pelo "prefeito" Garotinho que criticava as condições de trabalho e salário da Guarda do Rio, causando assim uma saia justa no governo de sua esposa. Pois o tratamento aqui é igual e até pior, visto nosso salário e condições de trabalho da nossa corporação em Campos dos Goytacazes. E na época dessa entrevista acontecia no Brasil as manifestações em diversas partes por corrupção, aumento de passagem e etc...

Então como já havia uma insatisfação isso ocasionou um choque de realidade em toda a corporação e os comentários diziam que era a hora e a oportunidade de nos manifestar. Visto os burburinhos então nos propuseram essa gratificação como meio de acalmar os ânimos, pois não teriam condição para esse ano de incorporar a defasagem salarial.
Começou então toda a negociação sobre valores, quando que iam votar e etc... Ao mesmo tempo foi acalmando as manifestações, então começaram a nos colocar em banho maria. O que era para junho foi para julho com isso houve o recesso da câmara e nos empurraram para agosto.

O recesso acabou e foi enviado pela procuradoria e secretaria de administração um projeto de lei na qual beneficiaria somente os guardas de trânsito e ambiental. Quando descobrimos fizemos um pequeno alvoroço na câmara e este projeto nem chegou a entrar na pauta naquela semana. Como poderia uma gratificação onde o real sentido era equiparação nos vencimentos de nível médio ser concedida para alguns guardas e não todos!

Nesta semana depois de uma reunião na câmara finalmente estava pronto o projeto de lei, ao ler este projeto de lei fiquei estarrecido com um artigo que julgo ser um modo de ESCRAVIDÃO, mas não fiquei surpreso pois estamos tratando de um casal que não gosta de servidor público...
abaixo o projeto de lei, atente-se ao artigo 3:

DOCUMENTO REDIGIDO PARA A VOTAÇÃO NA CÂMARA
(PROJETO DE LEI DE IMPLANTAÇÃO DA GRATIFICAÇÃO)

PROCESSO Nº 1930/2013/SEC/CMCG

PROJETO DE LEI Nº 0173/2013
  
                                                  Cria a Gratificação para o cargo de Guarda Civil 
                                                  Municipal 3ª Categoria e dá outras providências.

                                         A CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES
                                                                                                                          
                                                                                                                               RESOLVE:

                   Art. 1º - Fica criada a gratificação mensal para o cargo de carreira de Guarda Civil Municipal no valor de R$ de 491,60 (quatrocentos e noventa um reais e sessenta centavos).

                  Art. 2° - A gratificação será aplicada sobre remuneração dos cargos de carreira dos Guardas Civis Municipais 3ª Categoria.

                    Art. 3º - A gratificação será concedida aos servidores que tiverem assiduidade mensal integral.

                   Art. 4º - A regulamentação desta lei será feita por Decreto do Poder Executivo, no prazo de 90 (noventa) dias, após a sua publicação.

                     Art. 5º - A gratificação especial de que trata esta lei não será incorporada aos vencimentos do servidor para efeito de cálculo de aposentadoria.

                     Parágrafo único - A gratificação será suprimida automaticamente, sem que o beneficiário possa alegar vantagem de direito pessoal ou incorporação e qualquer título, se por qualquer razão deixar de existir o motivo único e excepcional de sua concessão.

                      Art. 6º - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, tendo vigência até a entrada em vigor do Plano de Cargos e Salários da Categoria a serem implementados pelo Executivo Municipal.

Então não pode o guarda ficar doente, nem seus filhos, ou outra peculiaridade que infringe a sua assiduidade mensal integral.

No dicionário temos que assiduidade como: Quem cumpre seus compromissos não só com freqüência e regularidade, mas com zelo, comprometimento e dedicação.

Então amigos se houver uma falta ou um atestado, essa gratificação que seria para compensar a injustiça salarial não nos será pago.

Vamos nos mobilizar e consertar esse erro enquanto ainda é tempo!!!
Não queremos migalhas e sim o que direito de todo servidor!

Equiparação justa e sem pegadinhas, plano de cargo e salário e melhores condições de trabalho!
Você de outra secretária dessa prefeitura, que se esforçou para entrar através de concurso, saiba que eles (prefeitos e vereadores) passam mais nós que realmente fazemos funcionar essa prefeitura.

Vamos acordar servidores e buscar o que é nosso por direito!!!

DESABAFO
Não somente de um Guarda Civil Municipal, como um servidor público desanimado, mas com vontade de lutar...

Peço para não publicar meu email por razões óbvias (evitar perseguição).
Obrigado!"

4 comentários:

Anônimo disse...

Realmente um absurdo, gratificar para que o servidor trabalhe, ou seja cumpra seu compromisso e contrato. Algo está errado...

Anônimo disse...

Esta gratificação não é nada de absurdo se comparada à produtividade de quase 6000,oo reai paga aos procuradores da assistência judiciária.
Que produtividade...?

Anônimo disse...

sinceramente, nem sei o motivo de existir guarda municipal em Campos. A maioria fica rodando atoa pela cidade, gastando combustivel e de conversa fiada. São implicantes e multam quando tem vontade, na maioria das vezes criam ilusões sobre determinadas situações pra passar a caneta no povo. Guardas, vcs são coniventes com isso. Então parem de chorar e corram atrás do direito de vcs. Muitos querem emprego, poucos querem trabalho!

Anônimo disse...

O fato é que a população campista atrelou a figura do guarda como agente repressor de uma cidade caótica como é Campos dos Goytacazes no trânsito e outros serviços, pois basta pequena pesquisa sobre trabalho dos GCMs Brasil a fora, principalmente região Sul e Grande São Paulo, aqui em Campos diversas áreas mais não interessam mais repercussão. Muitos fatos acontecem sem a população tomar conhecimento, meu último plantão, além de apoio aos serviços próprios municipais constatado pelo Jornal Terceira via postado quinta feira última; final da tarde coibimos mediante denúncia anônima (153), usuários de drogas na Praça da República, por derradeiro a noite ocorrência que atendemos foi local para abrigo de menor infrator que há GCM de plantão, aonde dois se enfrentaram um conseguiu um estoque para ferir o outro, saímos em apoio e chegamos primeiro que a PM, fato solucionado com Graça de Deus e presteza dos companheiros, não vou ficar elencando acontecimentos da minha práxis são muitos nos meus mais de 13 anos de serviço na instituição que trabalho com consciência. A Guarda Municipal é a única secretaria da PMCG que se auto fiscaliza é endossado pelo comandante com punições, fato publicizado no diário oficial, que é um erro deveria ser como na PM e Forças Armadas através de boletim interno. Até a presente não fui mencionado no diário oficial por falta de serviço ou conduta indisciplinar e espero assim continuar, apesar dos "gestores' e o serviço público em sí nos desanimar, não escrevo para auto promoção mais sim tirar a mascara de hipocrisia que muitos vestem e me despir como homem de bem e chefe de família. O colega com muita propriedade salientou a questão da gratificação como um benesse do executivo aclamado pelos edis da situação. Sobre a Guarda é uma instituição nova em constante transformação e assumindo novas atribuições conforme a necessidade da sociedade por serviços públicos que cada vez mais municipalizada. Minha indagação professor é: a quem interessa ou a que grupo se beneficia quando um serviço de utilidade pública não funcione devidamente com qualidade?