terça-feira, agosto 27, 2013

"A culpa dos jornalistas nesse show de horrores sobre os médicos cubanos"

O texto abaixo pé do jornalista e cientista político Leonardo Sakamoto que tem um blog hospedado aqui no portal da UOL:

"A culpa dos jornalistas nesse show de horrores sobre os médicos cubanos"
"Parte dos jornalistas passou dias dizendo o que quis sobre a vinda dos médicos cubanos, sem se preocupar em checar informações ou as consequências de suas ações.

São escravos, vêm em aviões negreiros, são incompetentes, indolentes e teve até quem disse que as médicas pareciam “empregadas domésticas” (o fantástico é que a tosca em questão achou que estava ofendendo as doutoras mas, no fundo, rasgava preconceito contra uma suposta aparência de trabalhadoras domésticas).

Muito jornalista também deu voz de forma passiva e servil ao corporativismo médico desmiolado, ou seja, ouviu e transmitiu aberrações sem questionar. Que é a função primordial dele.

Isso alimentou um bando de filhos das classes média e alta, com formação política zero, conhecimento histórico inexistente, pouco senso crítico e zero de autocrítica. Que depois de bem “fundamentados”, levaram seus jalecos brancos para a porta de aeroportos a fim de repetirem o que ouviram.

Em suma, todo e toda jornalista que ajudou a inflar o monstro da xenofobia e do preconceito neste caso ou ao longo dos anos ou se omitiu diante disso tem uma parcela de culpa nesse show de horrores e de vergonha alheia.

Não somos nós que vamos a público tentar agredir estrangeiros. Da mesma forma que não é a mão de pastores ou deputados que seguram a faca, o revólver ou a lâmpada fluorescente que atacam homossexuais. Mas somos nós que, muitas vezes, na busca por audiência ou para encaixar um fato em nossa visão de mundo, tornamos a agressão banal, quase uma necessidade para restabelecer a ordem das coisas.

Parabéns colegas, a gente é o máximo."

3 comentários:

Anônimo disse...

Sakamoto rules!!!!!!

Márcio Soares disse...

Uma observação sobre esta questão.
Mão de obra especializada e carente no Brasil, que vem nos servir sem que tenhamos gastado um centavo na sua formação. Sejam bem vindos!

Anônimo disse...

É fácil criticar o governo, duro e ser "paciente" em muitas cidades do Brasil principalmente no interior onde os médicos são escassos... Imprensa golpista e covarde... Saúde não é como o jornalismo que se compram noticias, médicos, Medicoooosss salvam vidas!
Vida não é sinonimo de dinheiro!

Alexandre Ribeiro