sexta-feira, agosto 02, 2013

Nova nota de apoio aos desapropriados do Açu

A nota é do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA):

Nota de solidariedade aos camponeses de São João da Barra
              
           O Estado do Rio Janeiro vive um intenso processo de desagriculturalização e de desrespeito aos direitos fundamentais daqueles que produzem alimentos. Em São João da Barra, na região do Norte Fluminense, a construção do Complexo Portuário do Açu, obra financiada com recursos públicos do BNDES, está realizando a  expulsão de 1500 famílias camponesas para a instalação do "Distrito Industrial de São João da Barra". 90% das terras agricultáveis da região onde será instalado o empreendimento foram desapropriadas pelo Decreto 41.915/RJ do Governador Sérgio Cabral.
            As atrocidades provocadas pela Companhia de Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro (CODIN) e pela LLX, na expulsão dos camponeses de suas terras, estão deflagrando processos depressivos tanto aos que efetivamente perdem suas terras ou estão sob ameaça de perdê-las. Até o momento, tivemos conhecimento de três mortes de camponeses relacionadas às ações terroristas do Estado e da LLX.
            Hoje, dia 01 de agosto, recebemos a noticia do falecimento Sr. José Irineu Toledo, camponês que nasceu na Comunidade de Água Preta, em São João da Barra, onde trabalhou ao longo de toda sua vida em sua pequena propriedade, por meio da qual sustentava sua família por meio da produção de alimentos. Não por trágica coincidência, nos momentos em que amigos e parentes velavam seu corpo, a CODIN, amparada pela Policia Militar, realizava a desapropriação da pequena propriedade de terra do Sr. José Irineu Toledo, mostrando a verdadeira cara do Estado e do Porto do Açu que destroem a vida dos camponeses que produzem alimentos.
            Neste sentido, o Movimento dos Pequenos Agricultores vem a público expressar sua solidariedade à família de Sr. José Irineu Toledo e a todos os camponeses, ameaçados pela CODIN e pela LLX, e reafirmar nossa disposição de lutar juntos a eles em defesa da vida e de seus direitos.

Movimento dos Pequenos Agricultores

Rio Janeiro, 01 de agosto de 2013

2 comentários:

josimarvit disse...

Eu trabalho no Porto do Açu, mas fico imensamente revoltado com o desrespeito e desumanidade com relação as apropriações das terras das pessoas humildes e que dependem de sua terrinha e de seus animais pra sobreviverem. Mas ironico ainda é quererem jogar essas pessoas numa outra área onde já se encontra degrada em razão de salinização da agua e so solo. Isso é o Brasil minha gente. Vamos nome do progresso obrigar as pessoas a se retirarem de suas terras e acabar de matá-las de infarto e etc,etc?

Anônimo disse...

Concordo com a opinião acima, também trabalho no Porto e vejo determinadas situações que jamais poderiam existir, talvez por isso que a empresa se encontra nesta situação.
Precisaríamos de alguma lei para botar um ponto final nisso.