quarta-feira, agosto 21, 2013

Movimento em julho no aeroporto de Campos

Do site Aeroporto de Campos sempre atento às notícias mais recentes do objeto do seu blog, está informado que, em julho de 2013 aconteceram 1.643 vôos com 11.728 passageiros embarcados/desembarcados. No acumulado do ano, já são 10.895 vôos com 72.898. Para efeito de comparação, identifica-se que em todo o ano de 2012, o movimento foi de 13.103 aeronaves e 77.225 passageiros.

Como já comentamos aqui o fato se deve basicamente à base de operações de transporte de passageiros por helicópteros para a Bacia de Campos, pela empresa Líder Táxi Aéreo que montou base de operações no Aeroporto Bartolomeu Lysandro.

Ainda comparando, o Aeroporto de Macaé teve nestes primeiros sete meses do ano, um movimento de 38.992 aeronaves (pousos/decolagens) e 241.427 passageiros (embarque/desembarque), ou seja, um pouco mais que o triplo do movimento do aeroporto de Campos. O Aeroporto de Macaé é hoje o oitavo em movimentação de aeronaves do país.

Projeto da Petrobras para o aeroporto do Farol de São Tomé
É possível que juntando a movimentação de aeronaves e passageiros do aeroporto de Campos e do heliporto do Farol de São Tomé que é administrado pela Petrobras, e de onde não se tem os números, ele se aproxime da movimentação do Aeroporto de Macaé. Até onde se sabe, desde 2007, o Heliporto do Farol de São Tomé trabalha próximo ao seu limite de operações que é de 20 mil passageiros por mês.

Se a construção do aeroporto da Petrobras no Farol, como projetado se efetivasse é possível que os números viesse a superar a movimentação de Macaé em curto espaço de tempo. 

O blog não possui notícias novas a respeito do projeto do Farol que enfrentou problemas não contornáveis no licenciamento ambiental, depois a demanda foi aliviada pelo uso do aeroporto de Cabo Frio e mais recentemente pelo Aeroporto Bartolomeu Lysandro de Campos.
PS.: Atualizado às 13:14 com correções de texto.

Nenhum comentário: