segunda-feira, agosto 26, 2013

Brasil tem 30 milhões de multitelas

Multitela é a denominação que se passou a usar para os internautas que fazem uso que fazem uso de três ou mais equipamentos (tv, computador, celular/smarphone e tablet) para acessar a internet ao longo do dia.

Segundo pesquisa encomendada pelo Google e feita pela Ipsos Media CT, esse público não entra na internet, ele nunca sai, porque estão conectados o tempo todo, pelos diferentes equipamentos. Alguns detalhes da mesma foi publicada pelo Valor Online.

Esses multitelas usam também de forma interativa estes equipamentos: 68% fazem interações na web enquanto assistem à televisão.

No Brasil os multitelas seriam cerca de 30 milhões. Em números absolutos, quase que a soma dos multitelas do Reino Unido (16 milhões) e França (19 milhões).

Além disso, é um público de maior poder de compra. No caso do Brasil a renda média mensal seria três vezes da média per capita do país que é de quase R$ 800. Usam mais a compra online 27% do que os demais, 3%.

O Google se interessou pelo assunto e fez a pesquisa porque pretende desenvolver também no Brasil campanhas publicitárias multitelas, com anúncios na web, sites para celulares e outros serviços.

O interessante é que o uso dos diferentes equipamentos se dá sobre os mesmos conteúdos, que cada vez mais estão hospedados em nuvens e servidores de terceiros, que não as suas próprias máquinas.

O fato confirma o risco da violação dos dados e arquivos dos multitela que o Google sabe quem são, o que procuram, o que gostam e pesquisam, facilitando as tais "campanhas publicitárias", com a confirmação já feita pela empresa do acesso aos conteúdos do Gmail entre outros aplicativos. Tudo isto sem falar na pesquisa dos tais "meta-dados" da agência de inteligência americana.

Conclusão: multitela é também sinônimo de multiexposição com todos os ônus (difícil visualizar bônus) que isto acarreta.

Nenhum comentário: