quinta-feira, agosto 22, 2013

Unicamp adota pôquer como disciplina

A disciplina tem o nome de "Fundamentos do Pôquer" e tem enchido as salas de aula tanto em Campinas, quanto no campus avançado da universidade em Limeiras.

Os proponentes da disciplina dizem que os principais objetivos da disciplina é o treinamento em um jogo mental que pode ajudar aos alunos a liderar projetos e equipes.

O jogo ajudaria aos futuros profissionais a tomarem decisões, baseadas num conjunto de informações que elas controlam, entre outros que não seriam controláveis, como no jogo de pôquer, onde o jogador conhece suas cartas, mas, não dos adversários, assim cálculos probabilísticos, baseados na análise do padrão de comportamento dos oponentes, ajudariam, hipoteticamente, os alunos trabalharem em cenários de incertezas.

A experiência parece interessante, mas, fico a pensar que, mesmo que a vida real seja dura e concorrida em nossa sociedade cada vez mais competitiva, as pessoas com quem convivemos não deveriam ser vistas como oponentes, como acontece no jogo e sim como parceiros nesta experiência civilizatória que é a vida.

Tempos cada vez mais estranhos estes, heim?

3 comentários:

Gustavo Alejandro disse...

Finalmente uma disciplina universitária com saída laboral!

Aristóbulo disse...

Isso é matéria de estudo:
pôquer;
pô quer;
poquer;
po quer.

Isso faz um embaralhamento nos poquer da gente que a gente erra a valiação e perde o concurso por cauza do poquer.

sileno disse...

Se meu pai fosse vivo, seria professor da Unicamp.